Compartilhe esse conteúdo:

 Não é novidade o fato de indústrias ou qualquer outra empresa – seja qual for o segmento – ter que fazer o controle de qualidade em seus produtos no final da linha de produção. Mas o que a temperatura e a umidade têm a ver com isso? A Maioria dos clientes procuram a SPLABOR para saber mais detalhes da Câmara Climática para Laboratório, o que esse equipamento pode ajudar no controle de qualidade.

A Câmara Climática com controle de umidade relativa e temperatura  pode simular situações na qual o objetivo seja demonstrar o comportamento de tal produto frente a diversas variações de umidade e temperatura.

A resposta é que essas duas propriedades exercem total influência, visto que podem afetar as condições de armazenamento, conservação, além de aspectos físicos e químicos do produto, e não existe uma fórmula mágica capaz de contemplar todas as variações. Todo fabricante deve considerar informações relevantes relacionadas à estabilidade do produto nas condições propostas de armazenamento, comercialização e consumo.

                                    CÂMARA CLIMÁTICA COM CONTROLE DE UMIDADE E TEMPERATURA

Frequentemente – quando necessário – as empresas devem apresentar testes de estabilidade, cujo objetivo é demonstrar que não houveram alterações significativas no produto, que possam comprometer a segurança, finalidade ou qualidade do mesmo. Em adição, destacáveis interações entre os componentes presentes no produto, durante o seu processamento ou armazenamento, podem ser essenciais em alguns casos.

O teste de estabilidade em alimentos, farmácos e afins visa submeter o produto em um ambiente cujos níveis de temperatura e umidade sejam conhecidos e controlados, proporcionando ao analista, a possibilidade de avaliar aspectos sobre como determinada amostra irá reagir sob as condições pré-estabelecidas – isso vale tanto para a indústria alimentícia, quanto para qualquer outro segmento que necessite desta simulação. Em escala industrial, por exemplo, é desafiador determinar a vida de prateleira de um alimento (famoso shelflife– período de tempo decorrido entre a produção e o consumo, no qual este tempo se caracteriza pelo nível satisfatório de qualidade avaliado pelo valor nutritivo, sabor, odor, textura e aparência), considerando que o mesmo pode ser armazenado sob várias temperaturas e condições de umidade. As alterações são analisadas com base nos parâmetros cinéticos das reações extrapolando-se os resultados com alguma segurança, ou seja, os testes são acelerados (principalmente para alimentos que possuem uma vida de prateleira de meses ou até anos), e a amostra é armazenada em temperatura e/ou umidade relativa superiores às usuais, para acelerar as reações físico-químicas responsáveis pelo envelhecimento do produto.

É claro que há autores que detalham um pouco mais como deve ser este teste, especificando a quantidade, divisão das amostras e condições de temperatura e umidade, além da frequência de avaliações em um período de tempo, mas isto é totalmente variável com base no perfil de cliente que deseja realizar este procedimento. O ideal é consultar a literatura que você, leitor, adota como referência, para que um procedimento coeso seja seguido e os resultados sejam condizentes com a realidade.

Informações devidamente documentadas da avaliação da segurança do produto por autoridades e órgãos internacionalmente conhecidos podem fornecer subsídios adicionais para a identificação dos perigos de determinado produto. No entanto, é válido lembrar que esses dados servem para orientar e complementar as informações necessárias para a análise, não podendo substituí-las.

Em que áreas a Câmara Climática pode ser utilizada: estabilidade de medicamentos, envelhecimento precoce em alimentos, enlatados, plantas, sementes, para pesquisas comportamentais de insetos, para testes de durabilidade de circuitos integrados, indústria eletrônica, indústria cosmética, indústria de bebidas e afins.

A SPLABOR sugere a utilização do equipamento para laboratório denominado Câmara Climática com Controle de Temperatura e Umidade”  para realização do teste de estabilidade. Equipamento robusto que proporciona condições ideais de temperatura e umidade em cada experimento.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.