Compartilhe esse conteúdo:

Para qual finalidade são utilizadas as câmaras climáticas  ou  as câmaras de estabilidade?

As câmaras climáticas  reproduzem um mini ambiente para testar os efeitos de tensões como temperatura extrema, umidade, luz, corrosão e vibração em uma amostra ou produto.

Qual a função das Câmaras Climáticas?

A Câmara Climática possui a função de simular condições adversas de um produto, as informações obtidas permitem a identificação e correção de quaisquer problemas potenciais, garantindo que o produto final  terá o desempenho pretendido sob  essas condições adversas.

 

Onde são utilizadas as Câmara climática 

Uma câmara climática é usada para uma variedade de aplicações.

  • Teste climático, teste de temperatura, teste ambiental
  • Teste de estabilidade de acordo com ICH Q1A, OMS, GMP, GLP, EMA, ASEAN
  • Envelhecimento, condicionamento
  • Armazenamento de plásticos, peças metálicas, materiais compostos e componentes eletrônicos para condicionamento, envelhecimento, testes de corrosão, etc.
  • Armazenamento climatizado de plásticos, peças metálicas, revestimentos, materiais de construção, materiais compostos e componentes eletrônicos para condicionamento, envelhecimento, testes de corrosão, etc.
  • Teste de fotoestabilidade de plásticos, couro, embalagens e materiais compósitos
  • Armazenamento de aparelhos e componentes elétricos, tintas, revestimentos, materiais compósitos, plásticos e metais em climas alternados
  • Criação de insetos e peixe-zebra, criação de ratos
  • Cultivo de plantas
  • Teste de fotoestabilidade de alimentos contendo corantes e vitaminas

Exemplo de teste usando a Câmara Climática

Como as empresas de eletrônicos sabem que seus equipamentos sobreviverão a uma queda no oceano ou permanecerão operacionais à medida que as temperaturas caem para zero?

Como um fabricante de automóveis constrói suas garantias? Como você sabe que a bateria do seu telefone não vai superaquecer e queimar quando deixada no sol?

 

Como laboratórios farmâceuticos utilizam uma Câmara Climática

 

A Câmara climática é ideal para estabilidade acelerada de medicamentos, testes de envelhecimento precoce em alimentos, plantas, sementes, enlatados, pesquisas em comportamento de insetos, teste de durabilidade de circuitos integrados e outros na indústria e laboratório..

 

Testes ambientais

Empresas de todos os setores, mas especialmente aquelas que produzem eletrônicos, dispositivos médicos, automóveis e qualquer coisa que opere com uma bateria de íons de lítio ,submetem seus produtos e componentes que compõem esses produtos a rigorosos testes ambientais em Câmaras Climáticas .

Esses diagnósticos simulam condições para identificar pontos fracos em projetos e definir expectativas (daí essas garantias) para os clientes.  Isso é realizado com o uso de câmaras climáticas .

Por que usar uma Câmara Climática

Retorno sobre o investimento e conveniência são os principais fatores que entram em jogo ao decidir comprar uma  câmara climática para teste de estabilidade para dentro em vez de depender de instalações de teste externas, benefícios que, surpreendentemente, se estendem a empresas menores e maiores.

 

Como escolho uma câmara climática / câmara de estabilidade?

 

Os muitos tipos e tamanhos de câmaras climática  / câmaras de estabilidade disponíveis enfatizam a importância de fazer sua pesquisa antes de comprar. Reserve um tempo para definir os recursos necessários para o seu procedimento de teste ou necessidades de armazenamento:

  • Para aplicações de alta temperatura, as câmaras climáticas  podem atingir bem mais de 60 ° C, dependendo do material de construção.
  • Lembre-se do tempo de redução e aceleração da unidade, uma vez que muitas variáveis ​​afetam esses números, incluindo tamanho, faixa de temperatura e potência do sistema de aquecimento ou refrigeração.
  • Verifique  a faixa de umidade relativa 

 

Como uma Câmara Climática pode ser útil?

 

 

Uma Câmara Climática pode realizar diversos testes, o prazo de validade é o período de tempo durante o qual o alimento mantém sua segurança e/ou qualidade sob condições razoavelmente previsíveis de distribuição, armazenamento e uso. O prazo de validade começa a partir do momento em que o alimento é produzido e/ou embalado.

Validar o prazo de validade do produto é obter e documentar qualquer evidência que comprove que o prazo de validade de um alimento é preciso e que o produto manterá sua segurança e/ou qualidade até o final desse prazo de validade.

É uma grande vantagem se as condições de armazenamento da ‘vida real’ puderem ser imitadas durante o período de teste para fornecer um resultado de vida útil preciso e reprodutível.

 

 

Ficou alguma dúvida sobre Câmara Climática? Solicite orientação a nossa equipe.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])