Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Swab? Função e Procedimentos na Coprocultura

 

 

Quando falamos em exames clínicos e diagnósticos, muitos procedimentos e ferramentas são utilizados para garantir resultados precisos e confiáveis. Entre essas ferramentas, o swab é uma das mais importantes. Mas, afinal, o que é um swab e qual sua relação com a coprocultura? Continue lendo e descubra tudo sobre esse instrumento essencial no mundo da saúde.

O que é um Swab?

Um swab é uma pequena ferramenta semelhante a um cotonete, composta por uma haste flexível e uma extremidade com material absorvente, geralmente de algodão, rayon ou poliéster. Esta ferramenta é amplamente utilizada em medicina para coletar amostras biológicas de várias partes do corpo humano, como nariz, garganta, ouvidos e outras áreas.

A Função do Swab na Medicina

O swab tem como principal função coletar e transportar amostras clínicas de um local para outro, preservando a integridade da amostra para análises laboratoriais. Por exemplo, em testes para identificar infecções bacterianas, virais ou fúngicas, um swab pode ser usado para coletar uma amostra da área afetada, permitindo aos profissionais de saúde identificar o agente causador e, assim, prescrever o tratamento adequado.

 

 

 

O que é Coprocultura?

Coprocultura é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em caso de gastroenterite adulta. A classificação das bactérias que podem provocar diarreia é a seguinte: bactérias invasoras e bactérias toxigênicas Após a colheita e utilização de um swab é realizado o plantio do material em um meio de enriquecimento ou um meio seletivo.

 

Procedimentos na Coprocultura

A coprocultura é um exame laboratorial que analisa amostras de fezes com o objetivo de identificar a presença de bactérias patogênicas que podem causar doenças gastrointestinais. O procedimento começa com a coleta adequada das fezes, evitando contaminação. E aqui entra a importância do swab.

Na coprocultura, um swab pode ser utilizado para coletar pequenas amostras de fezes, especialmente quando a amostra é líquida ou quando se deseja isolar um agente específico. Após a coleta, o swab é colocado em um meio de transporte adequado e enviado ao laboratório para análise.

 

Orientações sobre a Coleta de Fezes

1- Coletar a amostra durante a fase aguda da diarreia, preferencialmente antes da antibioticoterapia;

2-O frasco coletor de fezes  deve ser identificado corretamente, o coletador deve conferir os dados do paciente ao receber a amostra e anotar na etiqueta o horário da coleta;

3-Não utilizar papel higiênico para coletar as fezes, pois ele pode ser impregnado com sais de bário, que são inibidores de patógenos fecais

4-Em caso de crianças, admite-se a coleta sobre fralda descartável nova, do lado contrário, recolhendo-se as fezes logo após a evacuação, pois as fraldas podem ser impregnadas com sais de bário, que são inibidores de patógenos fecais

5-Evite a contaminação da amostra fecal com urina ou água do vaso sanitário.

Como utilizar um Swab na Coprocultura?

  • Utilizar SEMPRE o swab com  meio de transporte Carry Blair.
  • Coletar as fezes em um recipiente limpo e seco, fornecido pelo laboratório.
  • Retirar o swab da embalagem, passar o lado que contém o algodão nas fezes (de preferência nas partes da amostra contendo muco, sangue ou pus, quando presentes).
  • Abrir o swab com meio de transporte;
  • Colocar a parte de algodão impregnada de fezes dentro do meio de transporte (parte gelatinosa do tubo)
  • Identificar o  swab, de forma legível, com nome do paciente, dia e a hora da coleta;
  • Transferir para o coletor de fezes com tampa fornecido pelo laboratório uma porção da amostra de aproximadamente 5 ml de fezes diarreicas, ou 5g de fezes formadas (porção do tamanho de uma nóz), fechar bem o frasco coletor de fezes. Identificar, de forma legível, com nome do paciente, dia e a hora da coleta
  • Encaminhar o tubo com o swab e o frasco imediatamente ao laboratório ou refrigerar por no máximo 24hs
  • Passar a ponta de um swab estéril aproximadamente 1 cm além do esfíncter anal.
  • Cuidadosamente rodar o swab para coletar amostra das criptas anais, retirar o swab. Certifique-se de que existe coloração fecal no algodão. Colocar o swab no meio de transporte carry blair e enviar ao laboratório.

Para facilitar a coleta o swab pode ser umedecido em salina ou água destilada estéril.

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

  • Após a coleta, anotar na etiqueta o horário da coleta.
  • Fezes em  swab com meio de transporte devem ser refrigeradas (4ºC) e transportadas ao laboratório dentro de até 24h para melhor recuperação dos patógenos.
  • Na coleta de fezes sem meio de transporte, a amostra deve ser transportadas ao laboratório de microbiologia e processadas dentro de 1 hora.

Conclusão

O swab é uma ferramenta vital na medicina diagnóstica. Seja na detecção de infecções respiratórias ou no estudo de problemas gastrointestinais através da coprocultura, seu papel é essencial para garantir resultados confiáveis e precisos. A próxima vez que você ouvir falar em swab, lembre-se de sua importância e de como ele contribui para o diagnóstico e tratamento adequado de diversas condições de saúde.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é um swab e sua função na coprocultura. Continue nos acompanhando para mais informações sobre saúde e medicina!

 

 

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])