Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Banho Maria de Laboratório? O que torna esse equipamento importante?

Você sabe como usar corretamente o banho maria de laboratório? Seja para aquecer, descongelar ou manter a temperatura de amostras e reagentes, essa técnica é fundamental em diversos processos. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para garantir resultados precisos e evitar acidentes. Pensando nisso, preparamos 7 dicas essenciais para você utilizar o banho maria da maneira correta e segura. Confira agora mesmo!

O banho maria é um equipamento utilizado para aquecer líquidos a temperaturas controladas. É composto por um recipiente maior (tanque) em que se coloca o líquido a ser aquecido e um menor (béquer) contendo o líquido que irá fornecer o calor.

A principal vantagem do banho maria no laboratório é sua grande versatilidade, pois ele pode ser usado para aquecer qualquer tipo de líquido, desde água até soluções químicas. Além disso, esse equipamento é muito fácil de ser operado e possui um custo-benefício excelente.

Qual a função de um Banho Maria no Laboratório?

Esse equipamento é muito utilizado em laboratórios de química, biologia e farmácia, pois permite o controle preciso da temperatura do líquido aquecido. É importante lembrar que o banho maria de laboratório não pode ser usado para esterilização, pois a temperatura não é suficiente para isso.

Os banhos maria de laboratório são divididos em 2 grandes grupos; banhos de uso geral e banhos  com circulação,  e cada um deles pode apenas aquecer o fluido ou ter a opção de resfriá-los a certas temperaturas. Eles vêm em vários volumes e faixas de temperatura para atender a cada necessidade.

Banho Maria para Laboratório uso Geral

Um banho maria de laboratório de uso geral é um equipamento essencial para qualquer procedimento. Basicamente é um equipamento que permite conter água e ajustar sua temperatura em uma determinada faixa.

Ele tem muitos usos, como incubar amostras por um longo tempo, aquecer reagentes, derreter substratos, incubar culturas de células ou criar reações químicas em altas temperaturas. O equipamento garante uma temperatura uniforme, proporcionando um ambiente consistente para diversos testes e ensaios.O tipo de água pode variar dependendo da análise realizada e a faixa de temperatura é geralmente de 0 ° C a 200 ° C.

 

 

 

Tipos de Banho Maria de Laboratório

Existem dois tipos principais de banhos maria de laboratório: o banho-maria de aquecimento e o banho-maria de resfriamento. O primeiro é usado para aumentar a temperatura de um líquido, enquanto o segundo é usado para manter um líquido em uma temperatura constante.
Banho-maria de aquecimento: usado para aquecer gradualmente reagentes químicos, solventes e outros materiais a temperaturas específicas.

Banho-maria de resfriamento: usado para manter temperaturas constantes durante longos períodos de tempo, como no processamento de amostras biológicas ou testes em que precisam ser mantidas as condições ideais.

Os banhos Maria ultratermostático de água são úteis quando uma temperatura constante e confiável é necessária, eles movem os líquidos enquanto fornecem a temperatura definida. Por exemplo, na pesquisa microbiológica, a agitação contínua permitirá que as culturas de células que crescem no líquido se misturem com o ar.

Eles também são usados ​​para serem usados ​​em conjunto com outros equipamentos de laboratório. Por exemplo, para manter a temperatura de uma camisa de água, ou para Rotavapores. Dependendo da necessidade, podem apenas aquecer ou resfriar a água e sua faixa de temperatura vai de -40 a 200 ° C.

7 Dicas para Usar o Banho Maria no Laboratório

  1. Para evitar reações químicas perigosas, não use banho maria de laboratório com aplicações que tenham propriedades explosivas ou sensíveis à umidade. E nunca aqueça um fluido de banho-maria acima do ponto de inflamação. É essencial evitar o risco de ferimentos pessoais e danos ao espaço de trabalho.
  2. É importante verificar regularmente o nível de água em um banho maria para laboratório . Certifique-se de usar apenas água destilada para que nenhum sal se acumule no elemento de aquecimento. Com o tempo, isso pode corroer e danificar o banho de água.
  3. O uso regular de desinfetantes ajudará a inibir o crescimento de organismos no banho maria de  laboratorio . A descontaminação regular evita que os resultados dos experimentos de pesquisa sejam descartados por organismos indesejados.
  4. Traga a temperatura do banho maria para pelo menos 90 graus Celsius por 30 minutos pelo menos uma vez por semana para ajudar a descontaminar o banho maria também.

Conclusão

Os cientistas precisam de um banho maria de laboratório para aquecer o seu material de trabalho a uma temperatura específica. O banho maria de laboratório é um recipiente que é colocado dentro de outro recipiente maior, contendo água quente. Isso permite que os cientistas controlem melhor a temperatura do seu material, mantendo-a constante e evitando que ela flutue para baixo ou para cima, o que poderia causar problemas com os experimentos.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])