Compartilhe esse conteúdo:

O que é Tornassol? Entendendo a função do Papel Tornassol

 

Você já ouviu falar em papel tornassol ? Esse é um item que pode ser encontrado facilmente em laboratórios e farmácias, mas muitas pessoas ainda não sabem para que ele serve e como funciona. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o papel tornassol: desde a sua composição até as suas aplicações práticas. Se você quer entender mais sobre esse produto tão importante para diversas áreas, continue lendo!

O papel tornassol é um indicador de pH que reage à acidez ou à alcalinidade de uma solução. Ele é geralmente feito de celulose ou outro material semelhante e tem dois núcleos, uma para cada extremo do espectro ácido-base. Quando o papel tornassol é mergulhado em uma solução, ele muda de cor para indicar se a solução é ácida, alcalina ou neutra. O termo “pH” vem da expressão química “potência hidrogeniônica” e representa a concentração de íons H+ na solução.

 

Como funciona o papel de tornassol

O papel  tornassol vermelho contém um ácido diprótico fraco. Após a exposição a uma base, os íons de hidrogênio do ácido reagem com a base, produzindo uma mudança de cor para azul. 

O papel tornassol azul, por outro lado, já contém a base conjugada azul. Ele reage com um ácido para mudar para vermelho.

Papel de tornassol ou tiras de teste vermelhas e azuis podem dizer se uma solução é ácida ou básica, mas não podem dizer o quão forte é a solução. Cada número na escala de pH é representado por uma cor diferente no papel indicador universal ou alcalino. O papel fica verde quando são usadas soluções neutras.

Ao decidir se uma solução é ácida ou básica, o papel tornassol  é usado. O papel de tornassol não possui detalhes corretos sobre a potência do ácido ou da base. O papel de tornassol é um papel de filtro que foi tratado com um corante solúvel em água natural derivado de líquen. O papel de tornassol, como resultado do processo, pode ser utilizado como indicador de pH. 

Procedimento Usando um Papel Tornassol  

  • Para medir pelo menos nove substâncias, rasgue cada pedaço de papel tornassol  em três partes menores.
  • Pegue um pequeno pedaço de papel tornassol vermelho e dobre-o ao meio. Deve ser mergulhado em uma das substâncias que serão verificadas. Usando um pequeno pedaço de papel tornassol azul, repita o procedimento.

Se o papel tornassol azul ficar vermelho e o papel tornassol vermelho permanecer intacto, o material é ácido. Se o papel tornassol vermelho ficar azul e o papel tornassol azul permanecer intacto, o material é alcalino. O material é neutro se nem o papel vermelho nem o azul mudam de cor.

Dicas para usar um papel tornassol

Para usar um papel tornassol  de forma correta, é importante seguir algumas dicas simples que podem garantir a precisão e eficácia do teste. Primeiro, certifique-se de que as mãos estão limpas e secas antes de manusear o papel. Além disso, evite tocar na área sensível do papel com os dedos.

Ao testar substâncias líquidas ou soluções aquosas com pH desconhecido usando um papel tornassol, é recomendável mergulhar uma pequena quantidade da amostra no papel em vez de colocar o papel tornassol diretamente na solução. Isso ajuda a evitar contaminação cruzada entre diferentes amostras.

Também é importante lembrar que a leitura do resultado deve ser feita imediatamente após o contato da amostra com o papel. Deixar o teste por muito tempo pode afetar a precisão dos resultados.

 

Perguntas Frequentes sobre Papel Tornassol

Como o papel de tornassol é usado na identificação de um produto químico?

O papel de tornassol é um método para avaliar se um material é ácido ou básico. Quando um material é dissolvido em água, o papel de tornassol muda de cor como resultado da solução resultante. A concentração de íons de hidrogênio, ou força de hidrogênio, expressa como um valor de pH, determina a acidez ou alcalinidade de uma solução.

O que está no papel de tornassol?

Celulose de madeira, líquens e compostos adjuntos são as principais matérias-primas usadas para fazer papel de tornassol. O papel de tornassol é feito principalmente de papel, como o nome sugere. O papel de tornassol deve estar livre de poluentes que possam influenciar o pH do sistema que está sendo testado.

Para que serve o papel tornassol amarelo?

O papel de tornassol é comumente usado para determinar se algo é ácido ou básico. O papel tornassol vermelho  é o tipo mais comum, e fica vermelho quando algo é ácido e azul quando é básico. Em termos de acidez e basicidade, no entanto, a água salgada é neutra.

Por que o tornassol é roxo em soluções neutras?

Um papel de tornassol roxo ou neutro muda de cor de violeta para vermelho quando exposto a um ácido e fica azul quando exposto a um ambiente alcalino (ou básico). Eles podem detectar a presença de ácidos e bases mudando de cor para azul ou vermelho, dependendo se a substância é uma base ou um ácido.

Qual é a diferença entre papel de pH e papel de tornassol?

O papel de tornassol ou as tiras de pH são usados ​​para determinar a acidez ou alcalinidade de uma substância. O papel de tornassol mostra apenas se um material é ácido ou básico, enquanto as tiras de pH especificam o valor do pH (alcalino).

 

Conclusão

Em suma, o papel tornassol  é um material simples e eficiente para medir os níveis de pH em soluções líquidas. Ele pode ser encontrado facilmente em lojas especializadas e até mesmo em farmácias.

Ao usar o papel tornassol , é importante lembrar de armazená-lo corretamente para garantir sua precisão na medição. Além disso, seguir as instruções do fabricante também é fundamental para obter resultados confiáveis.

Precisa de papel tornassol?

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])