Compartilhe esse conteúdo:

O que é um  Kitassato? Qual a sua função? Em que tipo de análises é recomendado?

 

 

 

Se você é estudante ou profissional de química, com certeza já deve ter ouvido falar do Kitassato. Essa ferramenta é um item essencial em qualquer laboratório que trabalhe com destilação e filtração. Se você ainda não sabe o que é um Kitassato e como ele funciona, continue lendo este artigo para descobrir tudo sobre essa peça fundamental na rotina de quem trabalha com produtos químicos!

O frasco Kitasato é um desses materiais de laboratório sobre o qual muito pouco se fala, e neste post vamos, entrar no laboratório e descobrir quais são os usos que podem ser dados ao frasco Kitasato.

O Kitassato, também conhecido como balão de destilação com saída lateral, é um equipamento utilizado em laboratórios que trabalham com química para realizar processos de filtração e destilação. Ele consiste em três partes principais: o balão (que armazena a solução a ser filtrada ou destilada), o condensador (que resfria os vapores produzidos durante a destilação) e a saída lateral (por onde os líquidos são retirados).

 

 

História do Frasco Kitassato

A invenção deste frasco remonta a mais de cem anos no passado, período durante o qual o bacteriologista Shibasaburo Kitasato colaborou com muitos grandes nomes da época na descoberta de agentes infecciosos e sua posterior erradicação.

Suas descobertas são conhecidas em pesquisas sobre peste bubônica, que foi a primeira a encontrar com sucesso o agente infeccioso, em disenteria, difteria, entre outros.

Para que serve um Frasco Kitassato?

O Kitassato é uma vidraria para laboratório amplamente utilizada em  para realizar diversas atividades, como filtração e destilação. O seu formato cilíndrico com uma haste lateral facilita o manuseio durante a utilização.

No processo de filtração, o Kitasato é utilizado juntamente com um funil buchner e papel filtro para separar sólidos dos líquidos. Já na destilação, ele pode ser usado como recipiente para aquecer os líquidos e coletar os vapores liberados no processo.

Um dos principais benefícios do uso do Kitassato é a sua capacidade de suportar altas temperaturas sem sofrer danos ou rachaduras. Além disso, sua transparência permite que se possa observar facilmente as mudanças ocorridas durante o experimento.

O kitassato é utilizado no sistema de filtração a vácuo. Com este método, o que se busca é separar as misturas que são constituídas tanto de elementos líquidos quanto de sólidos.O que você procura é filtrá-los usando uma bomba de vácuo juntamente com um funil de Buchner, ao qual deve ser colocado um filtro. Este funil estará localizado no topo do frasco Kitasato.

Dúvidas sobre vidraria de laboratório e Kitasato ? Confira Aqui

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])