Compartilhe esse conteúdo:

O que você sabe o Funil de Buchner?

Um funil de Buchner é uma vidraria de laboratório usado na filtração. Tradicionalmente é feita de porcelana, mas também estão disponíveis funis de plástico e vidro.

Qual a importância do funil de buchner no laboratório?

O funil de buchner juntamente com o kitassato e uma bomba de vácuo para laboratório fazem um conjunto denominado sistema de filtração á vácuo. A vantagem do sistema de filtração a vácuo é a maior agilidade do processo.

Na filtração a vácuo, o Funil de Buchner é comercializado sob diversos tamanhos e, além disso, pode conter ou não uma placa porosa. Para os modelos que possuem essa placa, há uma numeração (1 a 4) dentre a linha oferecida pela SPLABOR, e que hoje nosso post explicará melhor.

Como Montar a Estrutura de Filtração usando um Funil de Buchner?

Em um funil de Buchner típico, há um frasco de Buchner feito de vidro que é colocado sobre uma mesa plana. Na parte superior do frasco há outro recipiente com um modesto orifício no fundo.

Este recipiente secundário é colocado no topo do frasco suavemente. O furo perfurado está voltado para baixo.

Nesta configuração elementar do aparelho, o aspecto mais importante é o pedaço de papel filtro. É colocado no funil, para que os sólidos sejam segregados do fluido. No orifício lateral há outro componente de vácuo que suga o ar presente no frasco.

Processo : Quando uma mistura é despejada no recipiente superior, devido ao papel de filtro colocado ali, todas as partículas sólidas aderem ao papel de filtro, e o líquido flui livremente pelo papel de filtro para o frasco colocado abaixo.

A diferença entre esses números da placa porosa é justamente o tamanho dos poros que cada uma possui – expressado em micras – como segue abaixo:

1 – Grossa Média – 100 a 160 micras;

2 – Média – 40 a 100 micras;

3 – Média Fina – 16 a 40 micras;

4 – Fina – 10 a 16 micras;

Conclusão Usos de um funil de Buchner

Vital no campo da química orgânica, este funil  de buchner é usado principalmente para coletar os compostos recristalizados em todo o processo.

A sucção a vácuo seca os compostos de cristal úmidos, de modo que os secos são deixados para trás. Além disso, seu uso é frequentemente combinado com selos de sinterização, um anel de Buchner e um frasco. Todos esses componentes são essenciais durante o processo de filtração.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.