Compartilhe esse conteúdo:

 

Precisa Comprar  Vidrarias para o  Laboratório?

 

Já abordamos diversas vezes aqui no blog o tema vidrarias para laboratório, porém é um tema de muita dúvida dos iniciantes nesse segmento.

Se você estiver trabalhando em um laboratório ou tendo uma aula de laboratório, encontrará muitos tipos diferentes de vidraria para laboratório, cada um dos quais com recursos que os tornam especialmente adequados para certas aplicações.

A vidraria de laboratório que você quase com certeza encontrará inclui frascos para laboratório, béqueres, pipetas e provetas.

A maioria serve como ferramenta para medir quantidades de líquidos; alguns são aproximadamente precisos, outros têm grande precisão. 

Saber as diferenças entre os tipos de vidraria disponíveis o ajudará a projetar e realizar experimentos com mais eficiência.

Seja para educação ou como hobby, a química é uma área interessante da ciência que envolve muitas ferramentas especializadas.

As vidrarias de laboratório  são ferramentas muito importantes que vêm em muitas formas, tamanhos e precisões de medição. 

Cada frasco de laboratório tem uma finalidade específica, por isso é importante saber sobre cada um dos tipos básicos de frasco de laboratório.

A maioria das vidrarias para  laboratório  é feita de vidro especial que sobrevive bem quando aquecido e não absorve minerais ou produtos químicos na solução armazenada.

Quais as vidrarias de laboratório mais utilizadas?

 

Os frascos Erlenmeyer têm um gargalo estreito sobre uma base cônica, enquanto os copos são basicamente grandes potes de vidro com a boca aberta e um bico e bico para servir.

Provetas  são cilindros altos com um bico para despejar líquidos; eles têm marcas  na lateral para medir o volume de seu conteúdo.

Os balões  volumétricos têm fundo plano e um gargalo longo e estreito com uma marca ao longo do lado para indicar o ponto em que o frasco está cheio.

Buretas são cilindros longos e altos, geralmente muito mais estreitos e altos do que os cilindros graduados – com marcas para medir o volume e uma torneira na parte inferior; a torneira pode ser girada para permitir que o conteúdo escorra. 

Pipetas são tubos de vidro longos e estreitos com um bulbo no centro, uma marca para indicar quando estão cheios e uma ponta estreita.

A vidraria de laboratório é necessária para praticamente todos os tipos de análises químicas e biológicas. 

O vidro borossilicato, que é feito de sílica e óxido de boro, é o material mais comum para vidraria de laboratório, devido à sua resistência a altas temperaturas e materiais corrosivos. 

Embora existam inúmeras variedades de vidraria de laboratório, algumas das quais têm aplicações altamente específicas, alguns tipos básicos aparecem em quase todos os laboratórios.

 

Informações importantes sobre as vidrarias de laboratório

 

O vidro borosilicato é o mais utilizado devido a alta resistência química. O vidro borosilicato é resistente ao ataque de água, ácidos, halogênios e solventes orgânicos.

Possui resistência moderada a soluções alcalinas e não é resistente ao ácido fluorídrico, concentrado a quente ácido fosfórico nem soluções alcalinas fortes.

 

Manuseio seguro da vidraria para laboratório

 

Use roupas de proteção, como luvas resistentes a cortes, proteção para os olhos, aventais, jalecos ao manipular e trabalhando com vidraria de laboratório.

Não use vidros lascados ou quebrados, pois você pode se cortar. Essa vidraria também quebra mais facilmente.

Use escudos de segurança, redes ou revestimentos para evitar que vidros quebrados atinjam você.

Verifique se todos os utensílios de vidro do laboratório,  se estiverem  danificados,  mesmo pequenas rachaduras, lascas ou arranhões afetam a resistência do artigos de vidro.

Nunca aqueça  vidraria de laboratório danificada, pois a resistência ao calor está igualmente comprometida.  .

Use tela de arame  ao aquecer com uma chama aberta ou use apenas até um calor médio ao usar uma chapa aquecedora.

Aqueça e resfrie os utensílios de vidro o mais lentamente possível, mesmo ao usar vidro de borosilicato quetem um coeficiente de expansão muito baixo.

A temperatura máxima de trabalho para vidro borosilicato é 500 ° C no entanto, devem ser tomadas precauções especiais mesmo ao trabalhar acima de 150 ° C.

Não aqueça vidros muito espessos. Esta vidraria de laboratório é ideal para trabalhar sob vácuo quando mais alta resistência mecânica é necessária, mas este vidro é menos resistente ao calor.

Não submeta a vidraria de laboratório comum de parede fina a pressão ou vácuo. Levante os copos pelo corpo e não pelas bordas ou braços laterais mais frágeis.

Ao aquecer frascos de vidro, desaperte as tampas. Sempre use luvas de proteção.

Nunca pipete com a boca. Você pode se intoxicar, queimar a boca ou cortar o lábio.

Não use força excessiva e use luvas de proteção ao tentar soltar vidros com juntas presas.

Usar apenas batendo ou balançando suavemente os dois lados das juntas. O uso de juntas de segurança roscadas impede articulações de ficarem presas.

Não deixe pipetas ou bastões de vidro para fora de becker, erlenmeyer  ou kitassato.

Não aqueça as vidrarias de laboratório a mais de 420 °C.  Isso causará tensões na vidraria que acabará por causar para quebrar.

 

Como descartar corretamente as vidrarias de laboratório quebradas?

Vidraria de laboratório quebrada representa um risco de segurança e deve ser limpa imediatamente. cada laboratório deve ter uma pá de lixo e uma escova pequena para limpar vidro quebrado.

Pinças  podem ser usadas para pegar pequenos pedaços. Alerte todos os ocupantes do laboratório sobre o perigo para evitar ferimentos.

Para evitar lesões ao laboratório ou a outro pessoal, os seguintes procedimentos devem ser observados  ao descartar vidraria quebrada ou inutilizável.

As vidrarias para laboratório descartadas devem ser colocados em caixa de papelão à prova de furos, com revestimento duplo ou outro recipiente especificamente projetado para descarte de vidro, ou coletor perfuro cortante

As vidrarias descartadas não devem estar contaminadas com resíduos infecciosos ou radioativos. isótopos. Se a vidraria estiver contaminada com qualquer um desses itens, não a coloque no recipiente de descarte. 

Vidraria descartada não deve conter nenhum produto químico perigoso.

É permitido o descarte vidraria que tenha sido esvaziada de líquidos ou sólidos, e preferencialmente lavada, com  enxágue descartado no recipiente de resíduos perigosos líquidos.

Não descarte líquidos em o recipiente de vidro.

Nunca use o recipiente de vidro descartado para descartar outros objetos cortantes. 

 

Precisa de vidrarias para laboratório? Entre em contato com uma equipe especializada.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])