Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Pipeta Volumétrica? Qual a função da Pipeta Volumétrica

 

 

 

Uma pipeta volumétrica é uma ferramenta de precisão usada para transferir volumes exatos de líquidos. É um instrumento muito importante em laboratórios e é normalmente feita de vidro ou plástico. As pipetas volumétricas têm um tubo longo e estreito com uma marcação na extremidade que indica o volume que ela pode suportar. A marcação da graduação é baseada em intervalos de 0,1 ml.

É uma vidraria de laboratório comumente usada para medição de volumes exatos de líquidos. Uma pipeta volumétrica funciona através da aplicação de um volume conhecido de líquido em um frasco ou outro tipo de recipiente, utilizando-se da graduação na parte inferior do instrumento para determinar o volume aproximado do líquido no interior.

Usos da Pipeta Volumétrica

A pipeta volumétrica é um instrumento usado para medir o volume de líquidos com precisão. É composta por um tubo de vidro com uma ponta estreita e um êmbolo que se move dentro do tubo.

Atitude Correta Usando Uma Pipeta Volumétrica

Para se usar uma pipeta volumétrica, o operador primeiro seleciona o tamanho do instrumento (normalmente expressada em mililitros) de acordo com o volume a ser medido. Em seguida, ele coloca a ponta da pipeta na substância líquida e aspira cuidadosamente até que o nível do líquido alcance a marca indicada na parte inferior do instrumento.

Isso fornecerá a quantidade exata de líquido necessária para a medida. O operador, então, girará o bico da pipeta volumétrica para limpar qualquer líquido pendente de volta no copo. Em seguida, ele pressionará cuidadosamente a alavanca na parte superior da pipeta para liberar o líquido medido em outro recipiente com precisão.

 

Diferenças Entre a Pipeta Volumétrica e Sorológica

Ao contrário das pipetas graduadas, que possuem uma escalabilidade finita (geralmente até 5 mL), as pipetas volumétricas são capazes de medir volumes muito mais precisos, chegando a valores próximos a 0,1 mL.

Por serem tão precisas, as pipetas volumétricas  são ideais para realizar análises químicas e outros experimentos científicos em que os resultados possam ser comprometidos por erros na quantificação do volume dos líquidos envolvidos.

 

Calibração em Pipeta Volumétrica

 

ISO 17025: A ISO/IEC 17025 é a norma internacional para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Ela estabelece requisitos para a calibração e verificação de equipamentos, incluindo pipetas volumétricas.

Conclusão

A pipeta volumétrica é uma vidraria de laboratório de medição muito importante no laboratório, pois permite uma análise química precisa e confiável. É essencial que você entenda como usar corretamente a pipeta volumétrica para garantir a precisão dos resultados. Espero que este artigo tenha esclarecido qualquer dúvida sobre o uso da pipeta volumétrica e lhe dado informações úteis para suas próximas experiências em laboratório.

 

Solicite seu orçamento em pipetas volumétricas 

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])