Compartilhe esse conteúdo:

Por que não aprender cada vez mais sobre determinado equipamento para laboratório na qual já se possui ou que se deseja adquirir? Hoje, nossa equipe aborda algumas das perguntas mais frequentes envolvendo processadores ultrassônicos, ou também denominados sonicadores. A nível de revisão, processadores ultrassônicos agem sobre a conformação da célula – resumidamente, com a ação de ondas ultra-sônicas, força de cisalhamento e também alta pressão a membrana celular é quebrada. Através dos parâmetros selecionados para o processo, as células podem sofrer ações destrutivas ou construtivas.

Função do Sonicador:

  • Ruptura Celular
  • Dispersão de nanopartículas
  • Criando Emulsões
  • Corte de DNA
  • Ensaio ChIP
  • Homogeneização

1) Qual a relação entre o volume de amostra e o tamanho da sonda?

A etapa de seleção do tamanho ideal da sonda é extremamente importante. Cada sonda possui uma faixa de volume de amostra recomendada – para que assim os experimentos sejam todos realizados com sucesso. Em adição, dependendo o formato e volume do recipiente onde a amostra será depositada, a sonda selecionada pode ter dificuldades na etapa de processamento. Amostras de baixo volume exigem sondas com ponteiras pequenas para que assim a mesma caiba dentro dos tubos com amostras.

2) Qual a diferença entre sondas com ponteira substituível e sondas com ponteira sólida?

Sondas com ponteira substituível são usadas para amostras aquosas. As mesmas possuem terminações rosqueáveis e quando a ponteira está desgastada, ela pode ser desaparafusada e substituída.
Se o usuário sonicar uma solução que contém solventes orgânicos, álcoois ou qualquer liquido de tensão superficial baixa, o liquido irá penetrar no interior desta ponteira rosqueada (independentemente do quão apertada esta conexão esteja anexada). Uma vez que o liquido penetra na ponteira, irá provocar uma sobrecarga no sonicador. Portanto, ao processar amostras contendo solventes orgânicos ou líquidos com tensão superficial baixa, deve-se utilizar sondas com ponteira sólida. Sondas com ponteira sólida podem ser utilizadas em qualquer tipo de amostra.

3) Qual a profundidade ideal da ponteira na amostra e como posso resolver problemas envolvendo formação de espuma?

As sondas e suas respectivas ponteiras devem ser submergidas corretamente. Se a ponteira não estiver submersa suficientemente, haverá formação de espuma ou bolhas na amostra. Se a ponteira estiver muito profunda, não haverá circulação da amostra eficientemente. Ambas condições proporcionarão resultados imprecisos.
O fenômeno de formação de espuma geralmente ocorre com volumes de amostras abaixo de 1 mL, ou também pode ser causado quando a configuração de amplitude está alta.
Na imagem abaixo, a figura A terá formação de espuma e não ocorrerá processamento da amostra. Na figura B não haverá circulação do liquido eficientemente e devido a isso, a amostra também não será processada. A figura C indica a correta conformação ocasionando resultados satisfatórios nos experimentos.

Muitos clientes posicionam os tubos em gelo (para controlar a temperatura) ocasionando dificuldade para se visualizar a ponteira. Recomenda-se que preencha um tubo com água para combinar com o volume de amostra desejado.
Ao encontrar o ponto ideal de profundidade da sonda com ponteira, desenhe uma linha horizontal (como demonstrado na imagem abaixo) com um marcador permanente para indicar onde parar de inserir a ponteira. Utilizando essa técnica é possível garantir a profundidade correta todas as vezes que o tubo estiver submerso em gelo.

4) Em uma das questões anteriores, houve a menção que o formato e volume do recipiente onde a amostra será depositada, a sonda selecionada pode ter dificuldades na etapa de processamento. Poderia explicar melhor essa informação?

Um recipiente com diâmetro estreito é preferível a um recipiente com diâmetro amplo. A energia ultrassônica é gerada na ponteira e direcionada para baixo. Assim que a amostra é processada, o liquido é empurrado para baixo e para longe em todas as direções. Se o recipiente possuir diâmetro amplo, a amostra não se misturará eficientemente, podendo ocorrer casos onde porções desta amostra fiquem sem processamento pelo fato de estarem localizadas na periferia do frasco. Recomenda-se que o volume do recipiente seja o dobro do volume de amostra – não mais que isso. Em adição, a sonda e ponteira nunca devem tocar as laterais ou o fundo do recipiente.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.