Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Câmara Climática?

As câmaras climáticas criam as condições necessárias para o teste de estabilidade de vários materiais. Uma câmara climática pode ser usada para simular várias condições de temperatura e umidade. Assim podemos dizer que a câmara climática é uma estufa que simula condições de temperatura e umidade critícas.

Qual a função de uma Câmara Climática?

Empresas de todos os setores ,mas especialmente aquelas que produzem eletrônicos, dispositivos médicos, automóveis, alimentos submetem seus produtos e componentes que compõem esses produtos a rigorosos testes ambientais. Esses diagnósticos simulam condições para identificar pontos fracos em projetos e definir expectativas (daí essas garantias) para os clientes. É exatamente esse o papel da câmara climática.

Como funciona uma Câmara Climática ?

As câmaras climáticas para laboratório são sistemas que permitem aos usuários manipular as condições ambientais de um espaço fechado para executar testes controlados em um assunto. Pesquisadores, engenheiros, cientistas e fabricantes utilizam essas condições para impulsionar a inovação e garantir que quaisquer produtos que produzam sejam seguros para uso.

Principal Aplicação de uma Câmara Climática

As câmaras climáticas para laboratório, também chamadas de câmaras de ensaios climáticos, atendem às condições definidas para o controle de estabilidade de diferentes materiais.

Em uma câmara climática para laboratório  é possível simular diferentes valores de temperatura e umidade. A simulação de luz também pode ser relevante em certos testes.

Onde são utilizadas as Câmaras Climáticas?

As câmaras climáticas para laboratório  são utilizadas  amplamente no teste de vários tipos de materiais quanto às suas tolerâncias de calor, frio, seco e umidade.

É aplicável para inspeção de qualidade para todos os tipos de produtos eletrônicos, aparelhos elétricos e produtos de comunicação, instrução, automóveis, plásticos, metais, alimentos, produtos químicos, materiais de construção, médicos e indústrias aeroespaciais.

Características das Câmaras Climáticas

A Grosso modo, as câmaras climáticas para laboratório podem ser divididas em câmaras climáticas constantes e câmaras climáticas variáveis. As câmaras climáticas  constante são normalmente usadas para testes de estabilidade de longo prazo e mantêm a temperatura e a umidade em um nível definido.

Em câmaras climáticas certos programas podem ser realizados, nos quais a temperatura e a umidade mudam automaticamente em intervalos definidos.

As Câmaras climáticas são equipamentos utilizados em laboratórios, concebido para simular condições controladas de temperatura e umidade relativa no interior e levadas a cabo estudos ou ensaios que verificam o comportamento, durabilidade e qualidade dos produtos e materiais expostos a estas condições climáticas .

Aplicações em diferentes setores de Controle de Qualidade

O teste de estabilidade de produtos farmacêuticos é um conjunto complexo de procedimentos envolvendo custo, consumo de tempo e perícia científica consideráveis ​​para construir qualidade, eficácia e segurança em uma formulação de medicamento.

As diferentes condições nas câmaras climáticas são geradas por diversos sistemas instalados no equipamento, controlados por um regulador (método analógico), tela ou touch PC (método digital) com software que permite a programação e controle das funções, visualização dos dados registrados, alerta alarmes, etc.

Periodicamente recomenda-se que nas câmaras climáticas seja feito um mapeamento térmico ou calibração para certificar que a temperatura e umidade relativa indicadas pela tela ou regulador é realmente a que está sendo simulada em seu interior.

Também chamadas simplesmente de câmaras de estabilidade , são equipamentos que mantêm uma condição climática para realizar  estudos de estabilidade ou temperar uma amostra como parte de um processo de produção ou regulatório.

Tomando como exemplo o setor farmacêutico, no qual os estudos de estabilidade de fármacos são muito rigorosos e de longa duração sob condições climáticas e desvios (estabilidade e uniformidade) estabelecidos por regulamentos, tanto as câmaras climáticas quanto seus softwares devem ser corretamente validados de acordo com os procedimentos definidos pelo ICH e pelo FDA .

Um dos estudos de estabilidade é feito armazenando o produto por 12 meses em condições de 25ºC +/- 2ºC de temperatura e 60% +/- 5% de Umidade Relativa.

Às vezes, essas câmara climática para estudo de estabilidade  podem ser combinadas com outras variáveis, como fotoperíodo para realizar estudos de plantas, vegetais, insetos, etc. ou fotoestabilidade para estudos farmacêuticos ou cosméticos.

Uma câmara climática para laboratório é usada para uma variedade de aplicações.

  • Teste de clima, teste de temperatura, teste ambiental
  • Envelhecimento, condicionamento
  • Armazenamento de plásticos, peças de metal, materiais compostos e componentes eletrônicos para condicionamento, envelhecimento, testes de corrosão, etc.
  • Armazenamento com ar condicionado de plásticos, peças de metal, revestimento, materiais de construção, materiais compostos e componentes eletrônicos para condicionamento, envelhecimento, testes de corrosão, etc.
  • Teste de fotoestabilidade de plásticos, couro, embalagens e materiais compostos
  • Armazenamento de aparelhos e componentes elétricos, tintas, revestimentos, materiais compostos, plásticos e metais em climas alternados
  • Cultivo de plantas
  • Teste de fotoestabilidade de alimentos contendo corantes e vitaminas

Para que são usadas as câmaras de teste de laboratório e as câmaras de estabilidade?

As câmaras climáticas de  laboratório replicam um mini ambiente para testar os efeitos de tensões como temperatura extrema, umidade, luz, corrosão e vibração em uma amostra ou produto.

As informações obtidas permitem a identificação e correção de eventuais problemas, garantindo que o produto funcionará conforme pretendido em condições adversas. Esta é uma informação crucial, tornando essas unidades ferramentas valiosas nas indústrias ambiental, farmacêutica, de ciência de alimentos, eletrônica, entre outros.

Precisando de Câmaras Climáticas não deixe de nos consultar.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])