O ágar MacConkey é um dos meios de cultura para microbiologia mais utilizados mais utilizados nos laboratórios.
O ágar MacConkey (MAC) foi o primeiro meio diferencial sólido a ser formulado, desenvolvido no século 20 por Alfred Theodore MacConkey. O ágar MacConkey é um meio seletivo e diferencial utilizado para o isolamento e diferenciação de bastonetes gram-negativos não fastidiosos, particularmente membros da família Enterobacteriaceae e do gênero Pseudomonas .
O ágar MacConkey é usado para o isolamento de bactérias entéricas gram-negativas e a diferenciação da fermentação da lactose das bactérias gram-negativas não fermentadoras da lactose. A digestão pancreática de gelatina e peptonas (carne e caseína) fornece os nutrientes essenciais, vitaminas e fatores nitrogenados necessários para o crescimento dos microrganismos. A lactose monohidratada é a fonte fermentável de carboidratos. A ação seletiva desse meio é atribuída ao cristal violeta e aos sais biliares, que são inibitórios para a maioria das espécies de bactérias gram-positivas. O cloreto de sódio mantém o equilíbrio osmótico no meio. Vermelho neutroé um indicador de pH que fica vermelho em um pH abaixo de 6,8 e é incolor em qualquer pH maior que 6,8. Agar é o agente de solidificação.
Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])