Compartilhe esse conteúdo:

O que é Ágar Mac Conkey? Qual a sua função? E a sua Importância?

 

 

O ágar MacConkey é um dos meios de cultura para microbiologia  mais utilizados  mais utilizados nos laboratórios. O ágar MacConkey (MAC) foi o primeiro meio de cultura diferencial sólido a ser formulado, desenvolvido no século 20 por Alfred Theodore MacConkey.

 

O que é Ágar Mac Conkey?

O Ágar MacConkey é um meio de cultura seletivo e diferencial usado em microbiologia para o isolamento de bactérias Gram-negativas e para diferenciar entre lactose positiva e lactose negativa. Este meio de cultura foi desenvolvido por Alfred Theodore MacConkey em 1905.

O Ágar MacConkey contém sais biliares e cristal violeta, que inibem o crescimento de bactérias Gram-positivas, permitindo que as bactérias Gram-negativas cresçam. Além disso, contém lactose como fonte de carboidrato e um indicador de pH, vermelho neutro, que ajuda na diferenciação das bactérias. As bactérias que fermentam lactose produzem ácidos que diminuem o pH do meio, mudando a cor do indicador para vermelho ou rosa, o que indica colônias de fermentadores de lactose. Bactérias que não fermentam lactose não causam mudança de cor, indicando colônias de não fermentadores

Composição do Ágar Mac Conkey

O ágar MacConkey é um meio de cultura diferencial e seletivo utilizado principalmente para a detecção e isolamento de enterobactérias e outros microrganismos Gram-negativos. Sua composição específica é projetada para inibir o crescimento de bactérias Gram-positivas e permitir a diferenciação de microrganismos com base em sua capacidade de fermentar lactose. A composição típica do Ágar MacConkey inclui:

  • Ágar-ágar: Agente gelificante que forma o meio sólido.
  • Lactose: Um carboidrato que serve como fonte de fermentação. Bactérias que podem fermentar lactose vão produzir ácido e, consequentemente, mudar a cor do indicador de pH.
  • Sais biliares: Inibem o crescimento de bactérias Gram-positivas, tornando o meio seletivo para Gram-negativas.
  • Cristal violeta: Um corante que também ajuda a suprimir o crescimento de bactérias Gram-positivas.
  • Peptona: Fonte de nutrientes, fornece aminoácidos e peptídeos para o crescimento bacteriano.
  • Cloreto de sódio: Mantém o equilíbrio osmótico do meio.
  • Vermelho neutro: Indicador de pH que muda de cor em resposta à produção de ácido a partir da fermentação da lactose.

Quando o ágar MacConkey é inoculado com uma cultura bacteriana, as colônias de bactérias que fermentam lactose aparecerão em vermelho devido à produção de ácido que reduz o pH ao redor das colônias, enquanto as bactérias que não fermentam lactose permanecerão incolores ou terão uma cor pálida.

Princípio 

O ágar MacConkey opera com base em princípios seletivos e diferenciais para isolar e diferenciar membros da família Enterobacteriaceae, que são Gram-negativos, de outras bactérias que são Gram-positivas.

  1. Seletividade: O meio contém sais biliares e cristal violeta, que são inibitórios para muitas bactérias Gram-positivas. Isso permite que o Ágar MacConkey selecione para bactérias Gram-negativas, suprimindo o crescimento de Gram-positivas.
  2. Diferenciação: A lactose é o carboidrato fermentável presente no meio. As bactérias que fermentam lactose produzem ácidos que levam à mudança de cor do indicador de pH, o vermelho neutro, que torna o meio ao redor das colônias vermelho ou rosa. Portanto, as colônias de bactérias que fermentam lactose podem ser facilmente diferenciadas das não fermentadoras, as últimas permanecendo incolores ou assumindo um tom mais pálido.

Bactérias que fermentam lactose rapidamente (como Escherichia coli) produzirão colônias vermelhas ou rosa com um centro mais escuro devido à precipitação de sais biliares, enquanto bactérias que fermentam lactose mais lentamente produzirão colônias rosa claro. Bactérias que não fermentam lactose (como Salmonella, Shigella) não alteram a cor do meio.

Essas características tornam o ágar MacConkey extremamente útil no diagnóstico clínico e na investigação de infecções bacterianas, especialmente infecções intestinais.

Ação do Ágar Mac Conkey

O Ágar MacConkey age através de mecanismos seletivos e diferenciais para identificar e isolar bactérias Gram-negativas, especialmente aquelas que habitam o trato intestinal. Sua ação pode ser dividida em dois aspectos principais:

  1. Seletividade:
    • Sales Biliares e Cristal Violeta: Esses componentes inibem o crescimento de muitas bactérias Gram-positivas e algumas Gram-negativas não-enterobactérias. Isso torna o meio seletivo para bactérias Gram-negativas, especialmente as enterobactérias que são mais resistentes a esses compostos.
  2. Diferenciação:
    • Lactose: A lactose é o único carboidrato fermentável no meio. As bactérias que conseguem fermentar lactose produzem ácido como produto final. Essa produção de ácido resulta em uma mudança de pH no meio ao redor da colônia.
    • Indicador de pH (Vermelho Neutro): A mudança de pH é detectada pelo indicador de pH presente no meio. Se a lactose é fermentada, o ácido produzido faz com que o indicador mude para uma cor vermelha ou rosa. Portanto, as colônias de bactérias fermentadoras de lactose aparecem em tons de rosa ou vermelho no meio. Por outro lado, as bactérias que não fermentam lactose não produzem ácido, e suas colônias permanecem incolores ou apresentam a cor natural do meio, que é geralmente pálida ou amarelada.

Através desses mecanismos, o Ágar MacConkey permite não apenas o crescimento seletivo de bactérias Gram-negativas, mas também a diferenciação entre as que podem e não podem fermentar lactose. Isso é particularmente útil em diagnósticos clínicos para identificar e diferenciar membros da família Enterobacteriaceae, que inclui muitos patógenos intestinais importantes, como E. coli, Salmonella e Shigella.

Como Age o Ágar Mac Conkey?

O ágar MacConkey age tanto como um meio seletivo quanto diferencial, com o seguinte mecanismo de ação:

  1. Ação Seletiva: Os sais biliares e o cristal violeta presentes no meio inibem o crescimento da maioria das bactérias Gram-positivas, pois estas são mais sensíveis a esses compostos químicos. Isso permite que as bactérias Gram-negativas, que são mais resistentes a essas substâncias, cresçam.
  2. Ação Diferencial: O Ágar MacConkey contém lactose como uma fonte de carboidrato fermentável. Bactérias que possuem a enzima β-galactosidase podem fermentar lactose e produzir ácido lático como um subproduto. O vermelho neutro no meio funciona como um indicador de pH que reage à acidificação do meio devido à fermentação da lactose. Assim, bactérias que fermentam lactose formam colônias vermelhas ou rosa devido à queda do pH, enquanto as bactérias que não fermentam lactose não produzem essa mudança de cor e, portanto, formam colônias que permanecem incolores ou de cor pálida.

Esse meio é amplamente utilizado para diferenciar bactérias entéricas com base em sua capacidade de fermentar lactose, o que é útil na identificação de patógenos intestinais em amostras clínicas.

Por que o Ágar Mac Conkey é tão Importante?

O ágar MacConkey é de grande importância em microbiologia, particularmente na área da saúde, devido a várias razões:

  1. Identificação de Patógenos Entéricos: Este meio é crucial na identificação de bactérias patogênicas Gram-negativas que habitam o trato gastrointestinal, como Escherichia coli, Salmonella e Shigella. Estas bactérias podem causar doenças graves, incluindo gastroenterites, intoxicação alimentar e infecções sistêmicas.

  2. Seleção e Diferenciação: O Ágar MacConkey seleciona bactérias Gram-negativas e diferencia entre aquelas que podem e não podem fermentar lactose. Isso é fundamental para identificar rapidamente grupos específicos de bactérias em amostras clínicas.
  3. Diagnóstico Clínico: É amplamente utilizado em laboratórios clínicos para testar amostras como fezes, urina e swabs. Seu uso ajuda a diagnosticar infecções bacterianas e a iniciar tratamentos apropriados de maneira oportuna.
  4. Monitoramento de Higiene e Segurança Alimentar: Em indústrias de alimentos e água, o Ágar MacConkey é utilizado para monitorar a contaminação por bactérias entéricas, assegurando a segurança e a qualidade dos produtos.
  5. Pesquisa e Desenvolvimento: Em pesquisa, ele é usado para estudar as características de bactérias Gram-negativas, ajudando no desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.
  6. Simplicidade e Economia: Além de ser eficaz, é um meio de cultura relativamente simples e econômico, tornando-o acessível para laboratórios em todo o mundo.

Por todas estas razões, o Ágar MacConkey é uma ferramenta indispensável na microbiologia, desempenhando um papel vital na saúde pública, pesquisa e indústrias relacionadas à saúde e alimentação

 

Perguntas e respostas Frequentes sobre o uso e preparação e resultados do ágar macconkey

1. Como preparar o Ágar MacConkey?

R: Para preparar o Ágar MacConkey, siga as instruções do fabricante, geralmente envolvendo a mistura do pó com água destilada, aquecimento até a dissolução completa e esterilização por autoclave a 121°C por 15 minutos. Após a autoclavação, o meio deve ser resfriado a 50°C antes de ser vertido em placas de Petri.

2. Quais organismos o Ágar MacConkey é usado para isolar?

R: É usado principalmente para isolar e diferenciar membros da família Enterobacteriaceae, que são bactérias Gram-negativas, e outros organismos que fermentam lactose, como E. coli e Klebsiella spp.

3. Como diferenciar colônias de fermentadores e não fermentadores de lactose no Ágar MacConkey?

R: Colônias de fermentadores de lactose aparecerão vermelhas ou rosas devido à produção de ácido que altera o indicador de pH. Colônias de não fermentadores serão incolores ou pálidas, pois não alteram o pH do meio.

4. Quais são os controles de qualidade recomendados ao usar o Ágar MacConkey?

R: Recomenda-se usar cepas de controle conhecidas, como Escherichia coli (fermentador de lactose) e Salmonella ou Shigella spp. (não fermentadores de lactose), para garantir a qualidade e a reatividade do meio.

5. O Ágar MacConkey pode ser usado para testar a resistência aos antibióticos?

R: Embora não seja especificamente desenhado para testes de suscetibilidade a antibióticos, variantes do meio, como o Ágar MacConkey com cefalosporinas, podem ser usados para selecionar cepas resistentes a antibióticos específicos.

 

 

 

Dúvidas sobre meio de cultura?  Precisando de Ágar Mac Conkey ? Não deixe de procurar nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])