Compartilhe esse conteúdo:

Placas de Petri descartáveis vamos entender suas vantagens

 

 

Se você trabalha ou estuda microbiologia, com certeza já se deparou com as famosas placas de Petri. E uma grande discussão entre os profissionais da área é sobre o uso das placas  de petri descartáveis versus as reutilizáveis ou placa de petri de vidro. Quais são as vantagens e desvantagens desses tipos de placas? Neste post, vamos mergulhar nesse tema e te ajudar a entender melhor qual opção escolher para suas pesquisas em laboratório. Vem com a gente!

Placas de petri são recipientes que são usados para crescer ou armazenar culturas bacterianas. Eles foram inventados pelo microbiologista alemão Julius Richard Petri em 1877 e, desde então, tornaram-se um item indispensável para a maioria dos laboratórios de microbiologia. As placas de petri geralmente são feitas de vidro ou polietileno, e os fundos das placas de petri são planos

Função da placa de petri descartável

A placa de Petri descartável é um recipiente usado na microbiologia para crescimento e isolamento de bactérias. É composta por uma base de plástico polipropileno. As placas de Petri são geralmente descartáveis, mas também podem ser reutilizadas e também já contamos com placa de petri descartável e estéril. A placa de Petri descartável tem várias funções importantes em laboratórios, especialmente em microbiologia e cultivo celular. Aqui estão algumas de suas funções principais:

  1. Cultivo de Microorganismos: É frequentemente usada para o cultivo de bactérias, fungos e outros microorganismos. Os cientistas podem colocar meios de cultura, como ágar, na placa para promover o crescimento de microorganismos.

  2. Isolamento de Colônias: As placas  de petri descartáveis permitem que os cientistas isolem colônias individuais de microorganismos para estudo mais detalhado ou para criar culturas puras.
  3. Análise de Amostras Ambientais ou Clínicas: São utilizadas para analisar amostras coletadas de ambientes ou de pacientes, permitindo a identificação de patógenos ou a avaliação da carga microbiana.
  4. Testes de Sensibilidade a Antibióticos: Em microbiologia clínica, são usadas para realizar testes de sensibilidade, ajudando a determinar quais antibióticos são eficazes contra determinadas bactérias.
  5. Cultivo de Células: Embora menos comum, as placas  de petri descartáveis podem ser usadas para o cultivo de células de plantas ou animais em pesquisa biológica.

 

Tamanhos da Placa de Petri Descartável

As placas  de petri descartáveis estão disponíveis em uma variedade de tamanhos para atender a diferentes necessidades de experimentos em laboratórios. Os tamanhos mais comuns incluem:

  1. Pequenas (35-60 mm de Diâmetro): Estas placas são úteis para culturas menores ou quando o espaço é limitado. Elas são frequentemente usadas para testes que requerem apenas pequenas quantidades de meio de cultura ou para isolamento de colônias individuais.

  2. Médias (90-100 mm de Diâmetro): Este é o tamanho mais comum e versátil, adequado para a maioria das aplicações de cultivo de microorganismos e cultura celular. São grandes o suficiente para permitir o crescimento de uma quantidade significativa de amostra, mas ainda gerenciáveis para manuseio e armazenamento.
  3. Grandes (150 mm de Diâmetro ou Mais): Placas  de petri descartáveis maiores são utilizadas para experimentos que requerem uma área de superfície maior, como estudos de migração celular ou quando é necessário cultivar grandes quantidades de uma amostra. Elas são menos comuns devido ao seu tamanho e à necessidade de mais meio de cultura.

As vantagens das placas de petri descartáveis 

As placas de Petri descartáveis oferecem várias vantagens significativas, especialmente em ambientes de laboratório, que incluem:

  1. Prevenção de Contaminação: Uma das maiores vantagens é a redução do risco de contaminação cruzada. Uma vez que são usadas uma única vez e depois descartadas, não há risco de resíduos de experimentos anteriores contaminarem novas culturas.
  2. Conveniência e Economia de Tempo: O uso de placas descartáveis elimina a necessidade de limpeza e esterilização após cada uso, economizando tempo valioso em ambientes de laboratório com ritmo acelerado.
  3. Consistência de Qualidade: Como são produzidas em massa sob condições controladas, essas placas  de petri descartáveis oferecem uma consistência de qualidade que pode ser difícil de alcançar com placas reutilizáveis que podem se desgastar ou danificar com o tempo.
  4. Facilidade de Uso: São fáceis de manusear e geralmente vêm esterilizadas e prontas para uso, o que é ideal para aplicações rápidas ou para uso em campos e locais onde as condições de esterilização são limitadas.

Resumindo

As placas de Petri descartáveis ​​oferecem vantagens ao oferecer praticidade, precisão e rapidez aos procedimentos laboratoriais realizados em áreas distintas da ciência. A utilização dessas placas permite que o investigador trabalhe com maior segurança, economizando tempo e evitando contaminações indesejadas. Além disso, esse material é produzido para ser resistente a agentes externos e químicos. Assim, as placas de Petri descartáveis ​​garantem resultados produtivos nos mais diversos experimentos científicos.

 

 

Solicite seu orçamento em placas de petri descartáveis

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])