Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função Básica do Microscópio?

A célula é a unidade estrutural e funcional básica dos seres vivos. As células organizam-se em tecidos, e estes, em órgãos e sistemas. A Biologia celular preocupa-se com acompreensão da célula quanto aos seus constituintes e à sua atividade funcional, e a Biologia tecidual (ou Histologia) estuda os tecidos e os sistemas do organismo.

Para qual finalidade o Microscópio é utilizado?

A informação visual é de suma importância nessas disciplinas; a maior parte do conhecimento adquirido nessa área foi obtida através da observação de células isoladas ou em cortes de tecidos ou órgãos e ao uso do microscópio  e, portanto, no seu ensino, não há como dissociar o conteúdo teórico das imagens produzidas por esses equipamentos de laboratório.

O que é um Microscópio de Luz?

  • Um microscópio de luz é um equipamento para laboratório de biologia, que usa luz visível para detectar e ampliar objetos muito pequenos e ampliá-los.
  • Eles usam lentes para focalizar a luz no espécime, ampliando-o, produzindo assim uma imagem. A amostra é normalmente colocada perto da lente microscópica.
  • A ampliação microscópica varia muito dependendo dos tipos e do número de lentes que compõem o microscópio. Dependendo do número de lentes, existem dois tipos de microscópios i. e Microscópio de luz simples (tem baixa ampliação porque usa uma única lente) e o microscópio de luz Composto (tem uma ampliação maior em relação ao microscópio simples porque usa pelo menos dois conjuntos de lentes, uma objetiva e uma ocular) . As lentes são alinhadas para que possam dobrar a luz para uma ampliação eficiente da imagem.
  • O funcionamento do microscópio de luz é baseado em sua capacidade de focalizar um feixe de luz através de uma amostra, que é muito pequena e transparente, para produzir uma imagem. A imagem é então passada através de uma ou duas lentes para ampliação para visualização. A transparência da amostra permite uma penetração fácil e rápida da luz. As amostras podem variar de bactérias a células e outras partículas microbianas.

Como Funciona um Microscópio de Luz?

O microscópio de campo claro usa luz visível como fonte de iluminação e a imagem aparece escura no fundo mais claro é o tipo de microscópio mais utilizado em biologia.

Comumente conhecido como microscópio biológico esse tipo de microscópio produz uma ampliação útil de cerca de 1.000 vezes, mas não consegue resolver estruturas menores que cerca de 0,2 µm.

Amostras coradas são frequentemente necessárias para aumentar o contraste e a diferenciação de cores. Os microscópios de campo claro são usados ​​para trabalhos microscópicos de rotina em laboratórios de diagnóstico e ensino.

Tipos de Microscópio de Campo Claro

Microscópio Monocular

Microscópio Binocular

Microscópio Trinocular

Dicas de Uso do microscópio

O uso do microscópio óptico requer alguns cuidados e uma manutenção preventiva.
O objetivo deste post é tornar o usuário do microscópio quais os cuidados necessários ao utiliza-lo.

Precisa de Microscópios? Entre em contato com nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www.ufrgs.br/atlasbiocel/pdfs/livroatlasbiocel.pdf