Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Microscópio?

A palavra “microscópio” vem do latim “microscopium”, que é derivado das palavras gregas “mikros”, que significa “pequeno”, e “skopein”, que significa “Para olhar.” Microscópios são instrumentos de laboratório  projetados para produzir visuais ampliados ou imagens fotográficas de objetos pequenos demais para serem vistos a olho nu.

Comprar um microscópio não deve ser difícil, mas pode ser confuso. Este artigo está aqui para ajudá-lo a restringir suas escolhas para que você saiba exatamente qual microscópio é para você.

Embora existam certos campos da microscopia, como microscopia eletrônica e microscopia ultravioleta (UV), esses campos são bastante especializados e requerem sistemas complexos com acessórios ou peças especializadas.

Como tal, este artigo  cobrirá apenas microscópios biológicos , o tipo mais comum de microscópio para a maioria das aplicações não comerciais ou de pesquisa.

Tipos de Microscópio

Geralmente, há dois tipos de microscópios a serem observados: microscópios estereoscópicos e microscópios biológicos ou compostos (alta potência). Cada tipo tem seus próprios recursos e é usado para tarefas muito diferentes!

Vamos abordar um pouquinho sobre o microscópio óptico e suas aplicações, mas afinal o que é um microscópio óptico?

A microscopia óptica é uma técnica empregada para visualizar de perto uma amostra através da ampliação de uma lente com luz visível. Esta é a forma tradicional de microscopia, que foi inventado antes do 18 º século e ainda está em uso hoje.

Um microscópio óptico, também conhecido como microscópio de luz, usa uma ou uma série de lentes para ampliar imagens de pequenas amostras com luz visível. As lentes são colocadas entre a amostra e o olho do observador para ampliar a imagem e examiná-la com mais detalhes.

Função do Microscópio

O microscópio deve realizar três tarefas: produzir uma imagem ampliada do espécime, separe os detalhes na imagem e torne os detalhes visíveis para o olho humano ou câmera.

Anthony Leeuwenhoek, da Holanda, ficou muito interessado em lentes enquanto trabalhava com lupas em uma loja de produtos secos. Ele usou a lupa para contar fios em tecido.

Ele ficou tão interessado que aprendeu como fazer lentes. Ao lixar e polir, essas lentes redondas produziram maior
ampliação Anthony Leeuwenhoek tornou-se mais envolvido na ciência e com seu novo microscópio aprimorado era capaz de ver coisas que nenhum homem jamais tinha visto antes.

Hoje, quase não há fabricantes de microscópio nos Estados Unidos e a maioria dos microscópios vêm da Alemanha, Japão e China. A partir de agora vamos fazer uma breve explanação sobre os tipos de microscópios.

A pergunta sobre o que você deseja que seu microscópio faça será a pergunta mais importante a ser respondida na escolha de um microscópio. 

Você quer estudar amostras de tecido ou organismos microscópicos? Ou você quer estudar espécimes maiores e amostras de rochas ou solo. 

Como escolher um Microscópio Corretamente?

Selecionar um que seja adequado pode não ser tão simples devido à variedade de microscópios disponíveis e à aplicação específica para a qual você está procurando usá-lo. Abaixo estão alguns fatores a serem considerados:

          Microscópio Estereoscópio

Microscópios esterescópio são usados ​​para observar uma variedade de amostras que você poderia segurar em suas mãos. Um microscópio estéreoscópio  fornece um 3D imagem ou imagem “estéreo” e normalmente fornecerá ampliação entre 10x – 40x. O microscópio estereoscópico é usado na fabricação, projetos de ciência para alta alunos da escola e botânica.
Um estereomicroscópio normalmente fornece ambos iluminação trans mitida e refletida e pode ser usada para ver uma amostra que não permitirá que a luz passar por ele.

Microscópio Binocular

Um microscópio binocular  também pode ser referido a como um microscópio biológico. É o tipo mais comum de  microscópio é usado ​​em laboratórios, escolas, estações de tratamento, consultórios veterinários e para histologia e patologia.
O microscópio binocular  pode ser usado para visualizar um variedade de amostras, algumas das quais incluem: células sanguíneas, células da bochecha, parasitas, bactérias, algas, tecidos e finas seções de órgãos. Microscópios binoculares são usado para ver amostras que não podem ser vistas com o olho nu. A ampliação de um microscópio binocular é mais comumente 40x, 100x, 400x e às vezes 1000x.

 

Microscópio biológico ou estereoscópico?

Microscópios biológicos ou microscópios ópticos  podem ampliar objetos entre 40x a 400x, embora alguns modelos sejam capazes de ampliar até 1600x, tornando-os adequados para o estudo de objetos microscópicos e organismos.

Embora este tipo de microscópio permita maior ampliação e nível de detalhe, geralmente requer um tempo de preparação mais longo, pois as amostras devem ser montadas em uma lâmina e frequentemente coradas antes de serem observadas. 

Os microscópios estereoscópicos  são equipamentos para laboratório para usuários que desejam estudar amostras de tamanhos maiores, como pequenos animais, plantas, rochas, solo, gemas, circuitos, etc. Isso se reflete na ampliação relativamente baixa do microscópio estereoscópico, geralmente entre 5 vezes para 60 vezes, embora ampliações maiores de cerca de 160 vezes possam ser alcançadas combinando o microscópio certo com os acessórios certos.

Os microscópios estéreo são adequados para uso em aula de ciências, pois seu uso requer pouca ou nenhuma configuração. Outra vantagem que este tipo de microscópio possui é que a imagem vista pelas oculares é ‘ereta’, ou seja, vertical e não invertida, e em três dimensões. Esta é uma grande vantagem para quem procura manusear o espécime, como dissecações, trabalhar em placas de petri , manipular orientações de objetos durante a observação, etc.

 

Microscópio Invertido

Microscópios Invertidos são usados ​​para fertilização in vitro, células vivas
imagem, biologia do desenvolvimento, biologia celular, neurociência, microbiologia. Microscópios invertidos são frequentemente usado em pesquisas para analisar e estudar tecidos e células, e, em particular, células vivas. Eles são semelhantes aos microscópios biológicos , o microscópio invertido na ampliação fornecida, mas uma diferença primária é que as amostras não são colocadas em uma placa de Petri, mas sem um lado liso da amostra.

Resumindo

Um microscópio é um equipamento de laboratório usado para examinar objetos que são muito pequenos para serem vistos por a olho nu.
Existem vários tipos de microscópios e cada um deles resolve problemas específicos. O microscópio biológico  é o microscópio mais utilizado de todos os tipos de microscópios. É o microscópio mais antigo de todos os tipos mencionados. O microscópio invertido não é como qualquer outro microscópio, ele é usado apenas para fertilização de células vivas, envelhecimento, biologia do desenvolvimento, biologia celular, neurociência e microbiologia.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])