Compartilhe esse conteúdo:

Precisando Comprar um Microscópio?

Partimos da premissa de que comprar um microscópio deve ser um processo prático. Dito isso, há uma série de variáveis ​​que influenciam na seleção de um microscópio.

O processo pode ser um pouco assustador, mas nós te damos as dicas para se tornar um processo bem tranquilo

Além disso, existe uma gama muito grande  de qualidade, desde microscópios de plástico baratos às marcas alemãs e japonesas mais caras.

Este artigo, portanto, fornece conselhos sensatos para ajudar os pesquisadores  a tomar uma decisão mais informada e com segurança .

Recomendamos que você consulte o Glossário de termos do microscópio ao ler este guia.

Antes de começarmos, você deve saber que tudo neste artigo se refere a microscópio óptico; esse é um microscópio que inclui uma fonte de luz embutida.

Existem outros tipos de microscópios, como elétrons ou ultravioleta, mas são significativamente mais caros e normalmente usados ​​em aplicações comerciais ou científicas na qual não trabalhamos.

Índice de como escolher um Microscópio

  1. Microscópio correto
  2.  Microscópio óptico ou  ou microscópio  estereoscópio
  3. Qualidade
  4. Iluminação

É importante garantir que você compre  um microscópio óptico adequado à sua aplicação.

Existem três coisas básicas que você precisa saber

O microscópio óptico tem duas fontes de ampliação. A fonte primária é através da lente objetiva. A fonte secundária é através da lente ocular. A ampliação total é obtida multiplicando-se o poder (ampliação) da lente objetiva pelo da lente ocular.

Por exemplo: oculares padrão têm uma potência de 10x. Ao usar uma lente objetiva de 100x, a ampliação total seria de 1.000x.

Em segundo lugar, e talvez o mais importante de tudo, não caia na armadilha de ser atraído por altos níveis de ampliação.

A grande maioria das aplicações de microscópio de luz no mundo requer níveis de ampliação de menos de 60x.

 Precisa de um microscópio óptico ou microscópio estéreoscópio.

Ao considerar  realizar a compra de um microscópio óptico , você também precisará decidir se deseja um microscópio monocular, microscópio binocular ou microscópio  trinocular.

Ou seja, um microscópio com uma, duas oculares ou um com duas oculares e uma terceira porta trinocular.

Fatores importante para comprar um microscópio biológico:

  1. Ampliação : os microscópios monoculares funcionam com eficiência para uma ampliação total de até 1000X. Para níveis de ampliação maiores, é necessário um microscópio binocular.
  2. Conforto : a maioria das pessoas acha os microscópios binoculares mais ergonômicos e fáceis de usar do que os monoculares. As crianças pequenas, por outro lado, consideram o monocular mais fácil de usar.
  3. Preço : embora as faixas de preço se sobreponham, normalmente um microscópio monocular é o tipo de microscópio mais barato, sendo o  microscópio trinocular o mais caro.
  4. Aplicação : A maioria dos microscópios monoculares não inclui um estágio mecânico, o que é útil para aplicações mais sofisticadas. A maioria dos microscópios binoculares inclui um estágio mecânico. Um microscópio trinocular é normalmente usado quando uma terceira porta (trinocular) é necessária para captura de imagem.

Qualidade do Microscópio

A qualidade óptica é amplamente determinada pela qualidade das lentes objetivas e, em segundo lugar, pela qualidade das oculares. O padrão para lentes objetivas de boa qualidade é uma lente acromática, porém a planacromática é considerada uma lente de melhor qualidade.

Uma lente acromática é aquela que corrige o fato de que cores diferentes refratam através de uma lente de vidro curva em ângulos diferentes. Na “correção de cor”, o microscópio produz uma imagem de espécime significativamente melhorada e “mais plana” do que seria obtida de outra forma.

No entanto, embora as objetivas acromáticas satisfaçam a maioria dos pesquisadores , alguns pesquisadores específicos  precisam de uma objetiva de melhor qualidade que produza imagens ainda mais planas do espécime com menos aberrações do que as lentes acromáticas e aísim a lente planacromática será melhor.

Esses pesquisadores  exigirão objetivos de semiplano ou plano. Objetivos de plano, essencialmente, são “lentes perfeitas” e geralmente são necessários para pesquisas biológicas mais  sofisticadas.

Existem quatro tipos principais de iluminação: tungstênio, fluorescente, halogênio e LED.

  1. Halogênio
    Em resumo, um microscópio de pedestal de alta qualidade deve incluir iluminação halógena como padrão. O halogênio produz uma luz branca forte e, normalmente, inclui um reostato variável para que a intensidade da luz possa ser ajustada. Todos os microscópios Omano de pedestal usam luz halógena.
  2. LED – Microscópios portáteis Os anéis de iluminação LED são cada vez mais comuns. Quando usado com baterias recarregáveis, o microscópio torna-se totalmente portátil e pode ser usado no campo ou em conferências e feiras com tomadas elétricas limitadas ou onde a fiação é um problema.
  3. Luz fluorescente A iluminação fluorescente é normalmente usada em microscópios epifluorescentes especializados para pesquisas biológicas e aplicações semelhantes. No entanto, as luzes fluorescentes são normalmente usadas como fontes de luz adicionais em microscópios estereoscópicos quando mais luz é necessária. Essas luzes anelares não devem ser confundidas com microscópios fluorescentes.
  4. Iluminação básica de tungstênio para microscópios básicos.

Esperamos que gostem dessas orientações e contem conosco.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])