Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Microscópio?

O microscópio é um instrumento de laboratório que produz imagens ampliadas de pequenos objetos, permitindo ao observador uma visão extremamente próxima de estruturas diminutas em uma escala conveniente para exame e análise.

Você vai precisar Comprar um Microscópio? Já tem um modelo?

Se você ainda não comprou seu microscópio leia aqui tudo sobre microscópio.

8 dicas infalíveis para a conservação e limpeza do microscópio óptico também chamado de microscópio binocular ou microscópio biológico

Para melhor visualização segue abaixo um microscópio binocular e suas partes.

  1. Se utilizar o óleo de imersão nas objetivas, limpe-as com panos especiais para lentes (papel de óptica ou papel filtro) passando suavemente somente em um sentido. Caso o óleo de imersão seque na objetiva, limpe-a com álcool-cetona (7:3) ou xilol. Não utilize solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes.
  2. Mantenha a platina do microscópio binocular  sempre limpa e seca. Se houver resíduos de óleo de imersão, limpe com um pano umedecido com xilol.
  3. Limpe a superfície do microscópio óptico com um pano umedecido em água. Não utilize álcool, acetona ou qualquer outra substância.
  4. Para limpar as oculares, remova-as com cuidado e cubra os orifícios onde se encaixam, para evitar exposição à poeira e/ou sujeiras no prisma durante o procedimento.
  5. Limpe as lentes com uma haste flexível com ponta de algodão umedecida em água destilada e, em seguida, seque com algodão – atente-se para não tocar nas lentes com os dedos. Utilize a pera de insuflação para retirar qualquer resquício de poeira ou algodão. Monte novamente a ocular, cuidadosamente.
  6. Não utilize quantidades excessivas de óleo de imersão sob as lentes. Geralmente uma gota é suficiente.
  7. Não toque as lentes com as mãos. Se estiverem sujas, limpe-as suavemente com um papel de óptica.
  8. Após término de uso do equipamento, cubra-o com uma capa específica para microscópio. Plásticos convencionais podem favorecer o crescimento de fungos nas lentes, devido ao calor excessivo.

Gostou das dicas sobre manutenção de microscópio ? Deixe o seu comentário por favor.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])