Compartilhe esse conteúdo:

O que é o Ágar SS? Qual a função desse Meio de Cultura?

 

 

 

Você sabia que o Ágar SS é um componente essencial na microbiologia? Ele é responsável por uma série de funções importantes, desde a detecção de bactérias até o crescimento e isolamento de micro-organismos. Se você deseja saber mais sobre esse composto vital, continue lendo este artigo para descobrir tudo o que precisa saber sobre Ágar SS!

Ágar SS é o ágar Salmonella Shigella, Salmonella Shigella (SS) Agar é um meio de cultura moderadamente seletivo e diferencial para o isolamento, cultivo e diferenciação de Salmonella spp. e algumas cepas de Shigella spp.

O Ágar SS é uma modificação do Desoxycholate Citrate Ágar. É recomendado para testar amostras clínicas e testes de alimentos para a presença de Salmonella spp. e alguns Shigella spp.

O Ágar SS é um meio de cultura que é usado para cultivar bactérias e outros micro-organismos. Ele é feito a partir de uma mistura de ágar e soro de leite, que é est sterilizado antes de ser adicionado ao meio de cultura. O Ágar SS tem muitas vantagens em relação a outros meios de cultura, como o fato de ser menos propenso a contaminação e permitir um maior controle sobre as condições do ambiente.

A função do Ágar SS

O Ágar SS  é um meio de cultura que é usado para cultivar microrganismos. Ele é feito a partir da secreção do estômago de animais e contém uma variedade de nutrientes que são necessários para o crescimento microbiano.

A principal função do Ágar SS é fornecer uma superfície onde os microrganismos podem se multiplicar. Ele também pode ser usado para isolamento bacteriológico, bem como para fazer suspensões microbianas mais concentradas.

O Ágar SS também é usado para análise de susceptibilidade antimicrobiana. Ele é frequentemente usado para testar a resistência de um microrganismo a diferentes antibióticos, permitindo que os médicos determinem qual medicamento eles devem usar para tratar uma infecção específica.

Princípio do Ágar Salmonella Shigella

A inclusão de sais biliares , citrato de sódio e verde brilhante servem para inibir organismos gram-positivos, coliformes e inibir a proliferação de Proteus spp., enquanto permite que Salmonella spp. para crescer .

Extrato de carne bovina, digestão enzimática de caseína e digestão enzimática de tecido animal fornecem fontes de nitrogênio, carbono e vitaminas necessárias para o crescimento do organismo.

A lactose é o carboidrato presente no Ágar SS. Tiossulfato e Citrato Férrico permitem a detecção de sulfeto de hidrogêniopela produção de colônias com centros negros. O vermelho neutro fica vermelho na presença de um pH ácido, mostrando assim que a fermentação ocorreu.

Usos de Ágar SS

O meio de cultura Ágar SS é usado para cultivar bactérias láticas em laboratório. É um meio de cultura sem sangue que contém glicerol e sacarose como fontes de carbono. O Ágar SS também é conhecido como Agar Saborless ou media M17.

É amplamente usado para viabilidade microbiana, crescimento bacteriano, diferenciação de bactérias lácticas e análise da sensibilidade à temperatura. O meio geralmente é usado em placas de Petri onde as bactérias são colocadas e incubadas por um determinado período de tempo antes de serem identificadas com ajuda de um microscópio.

  1. É usado como meio seletivo e diferencial para o isolamento de Salmonella e algumas espécies de Shigella de espécimes clínicos e não clínicos.
  2. Este meio não é recomendado para o isolamento primário de Shigella .
  3. Também foi desenvolvido para auxiliar na diferenciação de fermentadores de lactose e não-lactose de amostras clínicas, alimentos suspeitos e outras amostras desse tipo.

Preparação de Ágar  Salmonella Shigela

  1. Suspenda 60,0 gramas de Ágar  SS em 1000 ml de água destilada.
  2. Aqueça até a ebulição para dissolver o meio completamente.
  3. Não autoclave.
  4. Misture bem e despeje em placas de Petri estéreis.

Como interpretar o Ágar SS

A salmonela não fermentará a lactose, mas produzirá gás sulfídrico (H 2 S). As colônias bacterianas resultantes aparecerão incolores com centros pretos.

Shigella não fermenta lactose nem produz gás sulfeto de hidrogênio, então as colônias resultantes serão incolores.

As bactérias coliformes, como a  E. coli  , fermentam a lactose no meio, resultando no crescimento bacteriano com uma cor rosa. Eles não produzem sulfeto de hidrogênio.

Enterobacter e Klebsiella parecem maiores que E. coli , mucóide, pálido, creme opaco a rosa.

Controle de Qualidade em Salmonella Shigella Agar

Positivo

Salmonella enteriditis ATCC 13076= Colônias incolores com centro preto

Salmonella typhi ATCC 6539 = Colônias incolores com centro preto

Salmonella typhimurium ATCC 14028= Colônias incolores com centro preto

Shigella flexneri ATCC 12022 = colônias incolores

Negativo

Enterococcus faecalis ATCC 19433 = Inibido

Escherichia coli ATCC 25922 = Inibido

Enterobacter aerogenes ATCC 13048 = parcialmente inibido. Rosa-creme

Limitações do Salmonella Shigella Agar

  1. Recomenda-se que testes bioquímicos, imunológicos, moleculares ou de espectrometria de massa sejam realizados em colônias de cultura pura para identificação completa.
  2. A incorporação de verde brilhante neste meio o torna altamente seletivo e demonstrou inibir o crescimento de alguns  Shigella
  3. Os sais biliares podem cristalizar com o tempo. Eles aparecem como pequenas bolas em forma de aranha dentro do meio e não afetam o desempenho do meio.
  4. Algumas cepas de  Shigella , como  sonnei e  S. dysenteriae  sorovar 1, podem fermentar a lactose de forma relativamente lenta, e as colônias mudam para a fermentação da lactose após o cultivo por 2 ou mais dias.
  5. Alguns organismos não patogênicos podem crescer em Salmonella Shigella

Composição do Ágar SS

Ingredientes Gms / Litro:

  • Peptona 5.000.
  • HM peptona B # 5.000.
  • Lactose 10.000.
  • Mistura de sais biliares 8.500.
  • Citrato de sódio 10.000.
  • Tiossulfato de sódio 8.500.
  • Citrato férrico 1.000.
  • Verde brilhante 0.00033.
  • Vermelho neutro 0,025.
  • Ágar 15.000.
  • pH final (a 25°C) 7,0 ± 0,2.

O meio de cultura Ágar SS é um produto comercializado por várias   empresas e utilizado para a preparação de amostras para microbiologia. É uma solução semissólida que contém glicerina, fosfato de sódio, cloreto de sódio e outros sais.

A principal função do meio de cultura Ágar SS é permitir o crescimento bacteriano em um ambiente controlado, fornecendo nutrientes essenciais às bactérias. Além disso, o meio de cultura Ágar SS também pode ser usado para isolamento e identificação de microrganismos.

Dúvidas sobre meios de cultura? Converse com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])