Compartilhe esse conteúdo:

O que é o Caldo Tioglicolato? Qual a sua função e a Importância para a Microbiologia?

 

Você sabia que o Caldo Tioglicolato é um dos meios de cultura mais importantes para a microbiologia? Ele é utilizado em diversas áreas, desde o desenvolvimento de produtos farmacêuticos até na pesquisa de bactérias anaeróbias.

O caldo tioglicolato é um meio de cultura bacteriana que contém tioglicolato como principal ingrediente. É usado para cultivar bactérias Gram-negativas e requer menos cuidados que os meios de cultivo tradicionais, como o agar. O caldo tioglicolato pode ser comprado pronto para uso ou preparado  a partir de produtos químicos concentrados.

O caldo tioglicolato é um meio de cultivo utilizado na microbiologia laboratorial para o cultivo de bactérias Gram-negativas. O tioglicolato inibe a produção de lipase, uma enzima que hydrolyzes o triacetin presente no meio de cultivo, o que leva à morte das bactérias.

O caldo tioglicolato é amplamente utilizado em laboratórios de diagnóstico para o crescimento e identificação de bactérias Gram-negativas. Ele também pode ser usado para estudar a resistência bacteriana a antimicrobianos.

Além disso, o caldo tioglicolato pode ser usado para testar as condições ambientais em que as bactérias podem crescer. Por exemplo, os pesquisadores podem verificar se um determinado meio de cultura é adequado para a sobrevivência de bactérias Gram-negativas.
O caldo tioglicolato também é usado para obter culturas puras de bactérias para fins de estudo. Por exemplo, os pesquisadores podem usar o meio de cultura para isolar e identificar novas espécies bacterianas.

Qual a função do caldo tioglicolato na microbiologia

O caldo tioglicolato é um meio de cultura utilizado na microbiologia para a Isolation of Enterobacteriaceae. O caldo tioglicolato inibe o crescimento de bactérias Gram-positivas e promove o crescimento de bactérias Gram-negativas.

O meio contém nutrientes, como peptona e extrato de levedura, para nutrir as bactérias. Além disso, contém um desidratante – glicerol -que desnatura a parede celular Gram-positiva, tornando-se permeável às toxinas que inibem o crescimento dessas bactérias. O tioglicolato presente no caldo também impede a produção de O2 pelas bactérias Gram-negativas, o que favorece o seu crescimento em relação a outras bactérias.

Portanto, a principal função do caldo tioglicolato é servir como meio de cultura selectivo para a isolation de Enterobacteriaceae. Isso significa que ele inibe o crescimento de bactérias Gram-positivas e permite o crescimento exclusivo de bactérias Gram-negativas, tornando possível identificar e isolar esta família específica de bactérias.

Qual a composição do caldo tioglicolato

O caldo tioglicolato é um meio de cultura de bactérias que contém glicerol e tiocianato como agentes tampões. É usado para o cultivo de bactérias anaeróbias, como Clostridium spp. e Bacteroides spp.

O caldo tioglicolato é um meio rico em nutrientes que também contém vitaminas, sais minerais e outros compostos necessários para o crescimento bacteriano.

A composição exata do caldo tioglicolato varia de acordo com o fabricante, mas geralmente inclui: glicerol, ácido clorídrico (HCl), bicarbonato de sódio (NaHCO3), sulfato de sódio (Na2SO4), citrato de sódio (Na3C6H5O7) , mononitrato de tiamina (Vitamina B1), cloreto de magnésio (MgCl2), sulfato de ferro(III) heptahidratado (FeSO4.7H2O), óxido de etileno diamina dihidratado (EDTA.2H2O) e sais orgânicos para ajustar o pH.Além disso, o caldo tioglicolato também contém tiocianato de sódio (NaSCN) como agente tampão.

Como é o preparo do caldo tioglicolato em meio de cultura

O caldo tioglicolato é um meio de cultura bacteriana que segue o princípio de Barton-Waring. Este meio é composto por glicerol, tioglicol e água. A proporção de glicerol a tioglicol é 80:20. O caldo tioglicolato é incolor e opaco. O pH do caldo tioglicolato varia entre 6,8 e 7,2.

Para preparar o caldo tioglicolato, coloque 80 gramas de glicerol e 20 gramas de tioglicol em 1 litro de água destilada. Misture bem os ingredientes e leve à fervura por alguns minutos, até que esteja completamente dissolvido. Em seguida, reduza o fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Após isso, desligue o fogo e espere esfriar antes de usar.

Após o preparo, verifique se o pH do meio está entre 6,8 e 7,2. Se necessário, adicione ácido clorídrico (HCl) para ajustar o pH.
Depois que o meio estiver pronto, leve-o à geladeira para armazenar. A validade do caldo tioglicolato é de até três semanas quando armazenado na geladeira.

A importância do Caldo tioglicolato para a microbiologia

O caldo tioglicolato é um meio de cultivo bacteriano que é amplamente utilizado na microbiologia. É um meio de enriquecimento que é usado para aumentar a viabilidade e a pureza das amostras bacterianas. O caldo tioglicolato também é conhecido como caldo de triaglicolato ou caldo TG. É um líquido viscoso e incolor que contém glicerol, água e tioglicolato.

 

 

 

Solicite seu orçamento de caldo tioglicotato.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])