Compartilhe esse conteúdo:

O que é o Caldo BHI? Quais são suas propriedades? Importância para a Microbiologia?

 

O caldo Brain Heart Infusion (BHI) é um meio de cultura líquido de uso geral usado para o cultivo e manutenção de uma ampla variedade de microrganismos exigentes e não exigentes, incluindo bactérias aeróbicas e anaeróbicas, leveduras e fungos de uma variedade de espécimes clínicos.

Quais as Propriedades do Caldo BHI?

O caldo BHI é um meio enriquecido não seletivo usado para o isolamento e cultivo de uma ampla variedade de bactérias, incluindo leveduras e fungos. As propriedades nutritivas básicas deste meio são infusão de cérebro e coração a partir de sólidos, peptona de carne e extrato de levedura.

A dextrose fornece uma fonte de carboidratos para os microrganismos fermentativos. O enriquecimento da mídia com hemina e vitamina K1 é para a recuperação aprimorada de anaeróbios. Este meio de cultura é preparado, dispensado e embalado em condições livres de oxigênio para evitar a formação de produtos oxidados antes do uso.

Princípio do Caldo BHI

Caldo BHI   contém peptona de proteose e infusões de cérebro de bezerro e coração de boi que servem como fontes de carbono, nitrogênio, fatores de crescimento essenciais, aminoácidos e vitaminas. A dextrose é usada como fonte de energia. O fosfato dissódico ajuda a manter a ação tamponante do meio, enquanto o cloreto de sódio mantém o equilíbrio osmótico do meio.

Composição do caldo de infusão de cérebro e coração (BHI)

A quantidade dos ingredientes pode variar de acordo com o fabricante; e a adição de alguns suplementos de crescimento seletivo; no entanto, os ingredientes básicos permanecem os mesmos.

Ingredientes Gms / Litro
Cérebro de vitela, infusão de 200
Coração de boi, infusão de 250
Proteose peptona 10
Dextrose 2
Cloreto de Sódio 5
Fosfato dissódico 2.5
pH final (a 25°C) 7.4±0.2

Procedimento para preparação e armazenamento do Caldo BHI:

  1. Suspenda 37,0g em 1 litro de água destilada.
  2. Aqueça se necessário para dissolver o meio de cultura  completamente.
  3. Distribua em frascos ou tubos conforme desejado. Esterilize em autoclave a 15 Ibs (121° C) por 15 minutos .
  4. Rotule o lado de cada tubo com a data de preparação e o número do lote.
  5. Armazene o meio de cultura a 2-8°C selado em sacos plásticos para reduzir as chances de contaminação.

NOTA: A composição e o método de preparo dos meios variam de acordo com o fabricante. Consulte as instruções fornecidas pelo fabricante.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])