Compartilhe esse conteúdo:

Quer saber tudo sobre espectrofotômetro?

A cor está em toda parte. Cada composto químico absorve, transmite ou reflete a luz em um espectro eletromagnético em comprimentos de onda. Quando a luz passa por qualquer solução, uma seção dela é absorvida.

A espectrofotometria permite análises qualitativas e quantitativas. À medida que a concentração de uma substância aumenta, a absorção de luz aumenta e a transmissão de luz diminui.

Um espectrofotômetro é utilizado  em química, bioquímica (para reações catalisadas por enzimas), física, biologia e estudos clínicos (exame de hematologia ou tecidos).

Ele permite que os cientistas analisem diferentes amostras sem ter nenhum contato com a pele, pois as amostras estão contidas em um pequeno tubo chamado cubeta, as medições são feitas diretamente no recipiente da amostra, sem a necessidade de transferi-la.

O equipamento de laboratório que realiza a espectrofotometria é o espectrofotômetro.

Onde Utilizamos o Espectrofotômetro?

Hoje vamos abordar em que áreas se utiliza o espectrofotômetro. Sua utilização para pesquisa científica e tecnológica abrange uma ampla gama de áreas.

O espectrofotômetro é um equipamento de laboratório que é utilizado geralmente por Laboratórios de Pesquisa, através do uso o  usuário pode obter a concentração em substâncias que podem absorver energia radiante em determinado solvente, permitindo medir e comparar a quantidade de luz absorvida por uma determinada solução.

Na área farmacêutica a utilização do método da espectrofotometria de derivadas no doseamento simultâneo de princípios ativos em diversas formas farmacêuticas tem permitido a obtenção de expressivos resultados

Como funciona o espectrofotômetro?

A espectrofotometria é uma técnica padrão e barata para medir a absorção de luz ou a quantidade de produtos químicos em uma solução. Ele usa um feixe de luz que passa pela amostra e cada composto da solução absorve ou transmite luz em um determinado comprimento de onda.

O instrumento de laboratório usado é denominado espectrofotômetro. Ele mede o número de fótons absorvidos e é composto por dois instrumentos: um espectrômetro e um fotômetro.

O espectrômetro produz a luz do comprimento de onda e o fotômetro mede a intensidade da luz medindo a quantidade de luz que passa pela amostra.

Tipos de espectrofotômetros

Espectrofotômetro feixe únicoEspectrofotômetro feixe duplo.

Os espectrofotômetros de feixe único são geralmente mais compactos e têm uma faixa dinâmica mais alta, mas a ótica em um feixe duplo pode permitir níveis mais altos de automação, melhor precisão e pode corrigir a absorção de fundo do solvente. Com o espectrofotômetro de duplo feixe, um feixe passa pela amostra e o outro por uma solução de referência ou solvente.

Os espectrofotômetros consistem em uma fonte de luz, um monocromador (que separa a radiação policromática da fonte de luz em todo o seu comprimento de onda), uma câmara de amostra contendo uma cubeta, um detector (como um tubo fotomultiplicador ou fotodiodo) para detectar a luz transmitida, um display digital e um pacote de software de análise de dados.

O monocromador (como um prisma ou grade) dentro da máquina refrata a luz em um único espectro e dispersa a luz policromática nos comprimentos de onda essenciais. Uma grade divide a luz disponível em diferentes segmentos. Grades são comuns em espectrofotômetros que usam regiões de UV, visível e infravermelho.

No espectrofotômetro, o número de fótons absorvidos por uma solução é chamado de leitura de absorbância. Quanto maior o comprimento do caminho que a luz deve percorrer através de uma solução antes de chegar ao detector, maior a chance de um fóton ser absorvido.

 Segmentos onde se aplica o uso do espectrofotômetro

  •  Setor Petroquímico
  • Cosméticos
  •  Indústria de Bebidas, sucos e refrigerantes
  •  Rações
  •  Indústria Farmacêutica
  • Biologia Molecular

Os espectrofotômetros  são conhecidos pela sua precisão nos resultados das análises. É utilizado para medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente.

Espectrofotômetro UV / Visível sem Varredura – Cole Parmer

A interação da luz com diferentes compostos oferece muitas possibilidades para a execução de medidas tanto qualitativas quanto quantitativas. Desta forma,existem diversas maneiras de identificar um material e suas propriedades físico-químicas utilizando o espectro eletromagnético como ferramenta de medida.

Espectrofotometria é o nome desta técnica que, de forma diversificada, é utilizada em indústrias para garantir o controle de qualidade do produto. Basicamente, a cubeta para espectrofotômetro  mais utilizada têm caminhos ópticos de 5, 10 e até 50 mm, que requerem volumes de amostra entre 0,5, 2 e até 10 mL.

Algumas aplicações são: uso em açúcar e álcool, rações, corantes naturais e alimentos, indústrias de bebidas, sucos e refrigerantes, aplicação em biologia molecular, bioquímica, biologia celular e imunologia, aplicação na área farmacêutica, de cosméticos, botânica, farmácia de manipulação, análise de mel, análises clínicas, indústria e pesquisa, dentre outras áreas.

Na indústria farmacêutica as diretrizes das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (BPFM) requerem testes especiais. E para isso, é necessário o conhecimento das técnicas que permitem estes testes. E além disso, torna-se indispensável reconhecer aquela de melhor custo-benefício.

Comprando um espectrofotômetro: fatores a serem considerados

Os espectrofotômetros são  equipamentos ópticos populares que podem ser usados ​​em uma ampla gama de aplicações, como testes ambientais, química, têxtil e forense.

No entanto, a escolha de um espectrofotômetro pode ser um desafio porque os limites de detecção, a faixa de trabalho analítica, a qualidade dos dados, o tempo de medição e os comprimentos de onda aceitos pela grade são fatores a serem considerados.

Antes de comprar um espectrofotômetro, os usuários devem avaliar três aspectos principais:

  • Requisitos
  • Especificações
  • Custos totais

Requisitos:

Espectrofotômetros pode ser usado em diferentes contextos, por isso não é nenhuma surpresa que eles vêm em todas as formas e tamanhos. Assim, os potenciais compradores devem avaliar suas próprias metas e limites de detecção do instrumento.

Dependendo dos objetivos de pesquisa específico, os usuários podem escolher entre diferentes unidades que detectam diferentes comprimentos de onda, como espectrofotômetros luz visível, ultravioleta / espectrofotômetros visíveis, espectrofotômetros do infravermelho próximo, dispositivos de ressonância magnética nuclear, espectrofotômetros de absorção atômica, analisadores de mercúrio e fluorímetros.

Dito isto, os limites de comprimento de onda não são o único fator que determina a classificação das unidades. Quando se trata de amostra de transferência, por exemplo, espectrofotômetros podem ser divididos em uma única amostra e unidades de várias amostras.

Por último, mas não menos importante, os espectrofotômetros  podem ser classificados de acordo com o caminho da luz empregado: existem unidades de feixe único, feixe duplo e feixe dividido.

Especificações:

Embora existam diferentes tipos de unidades, que podem ser classificadas de acordo com o espectro de comprimento de onda, rendimento da amostra e caminho da luz – os mecanismos básicos dos espectrofotômetros são os mesmos.

Como mencionado acima, os espectrofotômetros contêm espectrômetros e fotômetros. Tais dispositivos consistem em uma fonte de luz/energia, um filtro/ralador para definir os comprimentos de onda desejados, um local para amostras e um detector de radiação/fototubo para converter a energia em uma unidade mensurável. Observe que as soluções são colocadas em cubetas ou microplacas e inseridas no dispositivo, após o que os espectrofotômetros emitem luz e medem a intensidade da luz em diferentes comprimentos de onda.

Custos totais para a compra de um espectrofotômetro

Conforme mencionado acima, os limites de detecção, a qualidade dos dados, a faixa de trabalho analítica e o tempo de medição são vitais para determinar as opções de compra e os custos.

Os usuários também devem considerar se a unidade possui botões de método de teste personalizáveis ​​ou pré-configurados, especialmente quando se trata de análises consecutivas e tempo de medição. Por último, mas não menos importante, os consumíveis associados também devem ser considerados ao calcular o custo total de um espectrofotômetro.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.