Compartilhe esse conteúdo:

Partindo do princípio onde uma solução é qualquer mistura homogênea, pode-se dizer também que os componentes de uma solução são chamados de soluto e solvente:

Soluto: substância dissolvida no solvente – geralmente presente em menor quantidade na solução.

Solvente: substância que dissolve o soluto.

Muitas vezes, no ambiente laboratorial, é preciso saber as concentrações das soluções. Neste ponto, a espectrofotômetro atua de maneira eficaz, visto que pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. Este método pode ser utilizado em diversas áreas como análises clínicas, biologia molecular, bioquímica, física, química e diversos outros, destacando-se seu grande diferencial: ser quantitativa.

De uma maneira compreensível, o equipamento para laboratório denominado Espectrofotômetro UV-Visível mede a quantidade de luz de um comprimento de onda que passa através de um meio. Com isso, a amostra apresentará um grau de absorbância ou transmitância ao ser atravessada por um feixe de luz monocromático em um determinado comprimento de onda. O que ocorre no equipamento é que interações moleculares são provocadas devido a interação entre os fótons presentes e a amostra, e os detectores medem a intensidade de radiação transmitida/absorvida.

Mas então como é possível detectar e quantificar moléculas específicas utilizando um espectrofotômetro

O fato é que cada tipo de molécula possui uma estrutura característica que irá absorver determinado(s) comprimento(s) de onda, sendo possível a sua identificação.

É importante ressaltar que o usuário deve possuir uma metodologia de trabalho, na qual saberá qual comprimento de onda é indicado para realizar a leitura de suas amostras. O espectrofotômetro é totalmente programável, ou seja, ele realizará a leitura de acordo com as configurações de comprimento de onda estabelecidas pelo usuário. Um espectrofotômetro UV-Visível geralmente permite trabalhar dentre a seguinte faixa de comprimento de onda: de 200 a 1000 nm ou de 190 a 1100 nm; já um espectrofotômetro visível será de 320 a 1000 nm ou de 325 a 1100 nm.

Outra dúvida muito comum é o significado da palavra espectrofotômetro com  varredura, quando um modelo de equipamento possui essa característica. Isso significa que varre-se todos os comprimentos de onda, ou seja, consiste em ler a transmitância/absorbância a cada comprimento de onda selecionado – dentre a faixa permitida pelo equipamento – gerando um gráfico, por exemplo, do valor de absorção da amostra de acordo com cada comprimento de onda.

Vamos abordar um tema tão importante como as Cubetas para Espectrofotômetro.

A cubeta, é o recipiente que contém a amostra, utilizada para permitir a leitura óptica.

As cubetas de espectrofotômetro são fabricadas em uma variedade de materiais ( cubeta de quartzo, cubeta de vidro, cubeta descartável)  para suportar diferentes padrões de comprimento de onda e requisitos do caminho óptico. As cubetas podem ser de quartzo ou vidro (reutilizáveis) e ainda de acrílico (descartável), sendo empregadas dependendo de qual é a faixa o espectro a ser analisada.

A cubeta  de quartzo é usada para a região ultravioleta do espectrofotômetro, já o vidro é usado para a faixa visível e a cubeta de acrílico, para ensaios rápidos e menos exigentes.

É preciso ter cuidado ao manusear as cubetas para espectrofotômetro , mesmo uma ligeira impressão digital pode interferir nos resultados. É muito importante não tocar na superfície óptica da cubeta, pois óleos de sua pele, partículas de tecidos de limpeza, poeira e outros contaminantes podem afetar as leituras. A utilização e limpeza corretas são a base de qualquer análise espectrofotométrica, ajudando a evitar erros de medição.

As cubetas para espectrofotômetro  não devem ser secas por aquecimento em uma estufa ou chama porque isso pode provocar danos físicos e/ou mudar o caminho óptico.

A SPLABOR possui em seu portfólio diversas opções de espectrofotômetros e cubetas para espectrofotômetros.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Referências:

– Base de Dados Cole-Parmer;

– Portal InfoEscola;

– Artigos do CEFET Quimica – IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro