Compartilhe esse conteúdo:

Você está confuso sobre que tipo de agitador mecânico de laboratório você precisa para sua aplicação?

 

 

Podemos dar-lhe algumas indicações. Os agitadores mecânicos vêm em uma variedade de tipos, com acessórios para ajudá-lo a alcançar a qualidade de mistura desejada para sua aplicação.

Os agitadores  mecânicos estão disponíveis com pelo menos seis  tipos de motores, bem como vários suportes, hélices e pás.

 

 

Ao selecionar um agitador mecânico para laboratório  para sua aplicação, considere o seguinte:

  • Potência (hp)
  • Velocidade (fixa ou variável)
  • Tipo de hélice
  • Diâmetro da hélice
  • Volume da amostra
  • Viscosidade (cps) da sua amostra

A importância de saber qual o agitador mecânico correto

 

 

 

Como o volume da amostra pode determinar o tipo de misturador de laboratório a ser usado?

O volume é um forte indicador do tamanho do agitador mecânico que você deve ter. Esta é uma consideração fundamental antes mesmo de você fazer qualquer coisa. Comece a se perguntar: “Qual é o volume que preciso  agitar para um único lote?”

Agitadores Mecânicos  de laboratório: o que considerar

Os agitadores mecânicos de laboratório são digitais ou analógicos. Os agitadores mecânicos digitais oferecem mais controle (isto é, eles permitem que o usuário selecione a  velocidade precisa), enquanto os agitadores mecânicos analógicos são controlados por botões simples.

Ao selecionar um agitador mecânico, observe que os volumes máximos são baseados na água . Dependendo da viscosidade dos líquidos a serem usados, o volume real pode variar. A viscosidade é medida em ciclos por segundo (cps).

Paraagitadores mecânicos de laboratório, as velocidades são normalmente medidas em rotações por minuto (rpm). Muitas unidades oferecem operação de velocidade variável.

Que tipo de agitador de laboratório é melhor para mim?

Há vários pontos a serem considerados ao comprar o melhor agitador de laboratório para suas necessidades.

Volume e capacidade

Os agitadores magnéticos típicos são classificados para volumes de até 20 litros, enquanto o volume superior dos agitadores mecânicos no laboratório geralmente variam de 2 a 80 litros ou mais. Os volumes máximos para ambos os tipos de agitadores, a menos que especificado de outra forma, são baseados em água.

Viscosidade da amostra

Considere a viscosidade: a barra do agitador magnético não tem conexão direta com seu motor, portanto, a resistência do fluido pode impedir a mistura de amostras de maior viscosidade.

Velocidade de mistura

Leve em consideração as velocidades desejadas também. Para configurações de rpm muito altas ou muito baixas, os agitadores magnéticos possuem uma faixa mais ampla (12 a 6.000 rpm). As baixas velocidades para agitadores magnéticos geralmente começam em 100 rpm.

Em alguns casos,  a barra magnética  pode desacoplar nas velocidades mais altas do agitador magnético, deixando a barra de agitação saltando ao redor da borda da base do béquer em vez de criar fluxo.

Vantagens dos agitadores mecânicos e  agitadores magnéticos

Um agitador magnético reduz a chance de contaminação da amostra: apenas a pequena barra de agitação entra em contato com o líquido. O tamanho da barra de agitação, variando de alguns milímetros a alguns centímetros, facilita a esterilização.

As hélices de um agitador mecânico de laboratório são conectadas ao motor de acionamento por um mandril, portanto, é menos provável que tenha dificuldade com uma amostra mais viscosa. O agitador mecânico também fornece uma variedade de hélices  de agitação.

Para obter mais ajuda na escolha de um agitador mecânico de laboratório para sua aplicação, entre em contato com nossos especialistas e leia todos os post sobre agitador mecânico aqui 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])