Compartilhe esse conteúdo:

Você conhece um Banho Seco de laboratório? O que torna esse equipamento importante

Você sabia que é possível realizar experimentos de maneira diferente no laboratório? Descubra aqui o que é um banho Seco de Laboratório e quais são seus benefícios. Este método revolucionário tem vantagens em relação a experimentos usuais. Aprenda mais sobre como você pode economizar tempo, esforço e recursos usando este método!

O que é um Banho Seco de Laboratório?

Um Banho Seco de Laboratório é um banho especial que é feito sem usar água.  Um banho seco para laboratório é um tipo de equipamento de laboratório usado para aquecer amostras. Os banhos secos são frequentemente usados ​​em aplicações de biologia molecular, microbiologia, bioquímica e genética.

A capacidade desses banhos secos para laboratório é medida em blocos. Dependendo do tamanho do bloco do banho seco, o usuário pode colocar uma certa quantidade de tubos em cada bloco. Os tamanhos mais comuns para blocos são os modelos de 1, 2 e 4 blocos.

Em geral, os banhos secos de laboratório  e os banhos maria de laboratório são semelhantes em sua função, o que pode dificultar a escolha entre eles.

Dito isto, cada banho seco para laboratório tem seus próprios pontos fortes e fracos, o que os torna mais adequados para tarefas específicas. Ao escolher qual é a certa para você, é útil considerar estes pontos.

 

 

 

O que torna o banho seco de laboratório especial ?

Em geral, os banhos maria de laboratório são propensos à contaminação. São grandes cubas  de água que ficam a 37 ˚C o dia todo.

Mesmo quando devidamente cuidados e limpos regularmente, eles podem se tornar uma fonte de contaminação.

Isso os torna pouco adequados para uso asséptico, como reagentes de cultura de tecidos para descongelamento.

A água contaminada também está sobrenadando  em RNAases, o que torna os banhos maria de laboratório  más escolhas para o trabalho do RNA.

Qual a função de um banho seco de laboratório?

O aquecimento de forma mais higienizada torna o banho seco de laboratório um equipamento ideal para pcr e biomol.

Os banhos secos de laboratório  oferecem uma higiene superior. A maioria tem blocos  do banho seco são metal usinados removíveis que podem ser facilmente autoclavados.

A falta de líquido também torna mais difícil espalhar a contaminação entre as superfícies do bloco do banho seco para laboratório  e o recipiente da amostra. Isso torna os banhos secos mais adequados para áreas onde as condições assépticas são necessárias

Qual a diferença entre um Banho Maria de Laboratório e um Banho Seco de laboratório?

 

Os Banhos maria de laboratório são mais adequados para objetos grandes e de formas diferentes.

Você pode aquecer qualquer coisa  em um banho maria de laboratório que caiba neles. Isso os torna adequados para uso com praticamente qualquer recipiente de amostra, desde pequenos tubos de PCR até objetos de formato irregular, como amostras congeladas em um saco.

No lado negativo, tudo o que você coloca na água deve ser selado, o que significa que não há recipientes abertos, como placas de PCR ou tubos de ensaio.

Como os banhos maria de laboratório funcionam com quase tudo, eles são mais baratos. Se você puder comprar apenas um equipamento para descongelar amostras, um banho maria de  laboratório pode ser adequado para você.

 

Qual a configuração dos Banhos Secos de Laboratório?

Banhos secos para laboratório são mais adequados para recipientes específicos, pense em tubos cônicos de 1,5 mL ou 15 mL.

Os banhos seco  geralmente vêm com blocos de metal usinados que são feitos especificamente para um tipo de formato.

Este cabe em tubos de ensaio de 13 mm . Este se encaixa em placas de PCR de 96 poços . Este cabe tubos de centrífuga cônicos de 50 mL.

Os Blocos de aquecimento para banho seco  especializados apresentam vantagens e desvantagens Por um lado, eles são padronizados, o que os torna eficientes e fáceis de trabalhar.

Enquanto, por outro lado,  no banho seco para laboratório você precisa de um bloco para cada tipo de recipiente que usa, o que torna mais caro possuí-los.

Esses blocos geralmente também são pequenos, então você não pode fazer algo como descongelar um recipiente de laboratório.

 

Conclusão sobre Banho Seco

Para trabalhos em Biologia molecular ou trabalhos que demandam atenção maior na contaminação o ideal é um banho seco de laboratório.

Dúvidas sobre banho seco de laboratório? Consulte nossa euipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])