Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função do Controle de qualidade da Água?

Desde que ocorreram os desastres de Mariana e Brumadinho, ambos em Minas Gerais, a preocupação com a presença de metais pesados e outros tipos de contaminação nas águas dos rios atingidos escalonou.

A qualidade da água é definida como uma medida da características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas da água. Principalmente, a análise da qualidade da água é realizada para conhecer a pureza da água, no entanto, também pode ser realizada devido a vários motivos. 

Controle de Qualidade da água é de extrema importância

Frente a issso,  às pesquisas que mostravam alta concentração de mercúrio e chumbo nos afluentes do Rio Paraopeba, a contaminação da água chegou a nível alarmantes, alguns equipamentos para análise de água foram fundamentais para saber a real situação da contaminação .

Quais  equipamentos para análise de água são indispensáveis

Medidor de pH: o medidor de pH tem a função de medir o potencial hidrogeniônico, mede a acidez e a alcalinidade de uma solução. O medidor de pH possui um eletrodo de ph acoplado ao equipamento, o mesmo realiza leituras na escala de -2 a 16 pH.

Turbidímetro: a realização da leitura de turvação da água é a função do turbidímetro, o equipamento realiza leituras de turbidez que é a medida associada a limpidez da água.

Medidor de Cloro: o cloro é importante na eliminação de algas e bactérias, o cloro é importante para a desinfecção . O medidor de cloro é utilizado em diversos segmentos: piscinas, entidades de saneamento, indústrias, estações de tratamento de água.

Multiparâmetro :também conhecido como medidor multiparâmetro possui a função de em um único equipamento medir diversos parâmetros de água: pH, oxigênio dissolvido, condutividade,orp…

Medidor de Cor : a medição de cor da água é realizada por um fotômetro, a cor é um dos aspectos que indica a presença de substâncias na água.

Medidor de Oxigênio Dissolvido: o oxigênio é vital para a qualidade da água, a medição dos parâmetros de oxigênio se dá por um equipamento que realiza essas medições.

Medidor de Condutividade : mede a condutividade de amostras, a condutividade é a concentração total de sais dissolvidos presentes na água.

Fotômetro para Análise de Água: equipamento versátil realiza a medição de diversos parâmetros de qualidade da água entre eles amônia, cálcio, nitrito, sódio…

Conclusão

Depois de conhecer os usos típicos de cada um desses equipamentos de qualidade da água, você pode ter uma ideia do tipo de equipamento adequado para sua aplicação. É importante que você adquira esses equipamentos para o laboratório de boa qualidade. Solicite seu orçamento.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])