Compartilhe esse conteúdo:

Hoje em nosso post vamos abordar o tema centrífuga para laboratório. Como escolher a melhor centrífuga para laboratório, quais aspectos levar em consideração ao fazer a escolha da centrifuga laboratorial.

Para qual finalidade usamos uma Centrífuga Refrigerada?

Uma centrífuga de laboratório é um dispositivo motorizado usado em laboratórios para separar os componentes de um líquido.

Centrífugas de laboratório são amplamente utilizadas em hospitais,  indústrias de diversos segmentos e departamentos de pesquisa  onde são utilizadas para extrair material suspenso de uma variedade de meios. Isso é conseguido através do princípio de sedimentação, onde a aceleração centrípeta resulta em substâncias mais densas movendo-se na direção radial.

Funções e tipos de guia de centrífuga de laboratório disponíveis para compra

O que é uma centrífuga de  laboratório e como funciona?


Uma centrífuga de laboratório é um dispositivo motorizado usado em laboratórios para separar os componentes de um líquido.

Centrífugas de laboratório são amplamente utilizadas em hospitais ou outras indústrias onde são utilizadas para extrair material suspenso de uma variedade de meios. Isso é conseguido através do princípio de sedimentação, onde a aceleração centrípeta resulta em substâncias mais densas movendo-se na direção radial.

Para qual finalidade usamos uma Centrífuga Refrigerada?

À medida que o dispositivo gira, é criada uma grande força que faz com que as substâncias mais densas no líquido comecem a se mover e eventualmente se acomodem para fora, enquanto as menos densas se movem para o meio.

As centrífugas de laboratório variam em tamanho e velocidade dependendo do uso pretendido. Embora a energia seja necessária para operar o dispositivo (fazer com que ele gire), existiram há muitos anos  várias centrífugas operadas manualmente que podem simplesmente funcionar girando uma alavanca.As substâncias também são separadas com base em seu tamanho, forma e viscosidade.

Para qual finalidade usamos uma Centrífuga Refrigerada?

Tipos de centrífuga para laboratório:

Microcentrífuga para laboratório: A microcentrífuga para tubo tipo eppendorf  têm um design compacto e são normalmente usadas para pequenos tubos entre 0,2 ml e 2,0 ml. Embora sejam usados ​​principalmente para tubos menores, algumas dessas centrífugas vêm com um rotor / adaptadores de rotor diferentes que podem ser facilmente trocados para acomodar tubos de tamanhos diferentes. Uma microcentrífuga é pequena e, portanto, ocupa menos espaço. Como tal, ocupa pouco espaço na bancada de trabalho.

Para qual finalidade usamos uma Centrífuga Refrigerada?

Centrífuga Refrigerada: Centrífugas refrigeradas são usadas para amostras que precisam de uma faixa consistente de temperatura. Com tais centrífugas, portanto; é essencial que funcionem em velocidades máximas enquanto mantêm uma temperatura consistente. Na maior parte, a faixa de temperatura das centrífugas refrigeradas está entre -20 e -40° C . Esta gama os torna ideais para a análise de DNA, RNA, PCR e anticorpos

Para qual finalidade usamos uma Centrífuga Refrigerada?

As centrífugas  refrigeradas também podem atingir velocidades de mais de 30.000 tiros por minuto com força centrífuga relativa de mais de 65.000 x g. Eles podem vir em configurações variadas, como a caçapa  giratória, ângulo fixo ou ambos. São centrífugas menores (microcentrífugas refrigeradas) e centrífugas refrigeradas de grande capacidade para diversos usos.

Uma microcentrífuga para tubos  é usada para amostras menores (2ml ou menos) e muitas vezes é usada para aplicações biológicas. Eles vêm com faixa de velocidade variável e diferentes capacidades de retenção (o número de tubos que pode conter por vez).

Por outro lado, as centrífugas refrigeradas de grande capacidade têm a possibilidade para trocar as caçapas do rotor com tamanhos variados. Esses tipos de centrífugas podem atingir no máximo 65.000g. Eles são normalmente usados ​​para coletar substâncias que sedimentam rapidamente, como células de levedura, cloroplasto e eritrócitos. As câmaras das centrífugas refrigeradas são seladas para atender às condições do material.

Dúvidas sobre centrífugas para laboratório, consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])