Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Bomba à Vácuo?

Se você quer saber tudo sobre bomba a vácuo e como elas podem ser úteis em diversos setores, está no lugar certo! Neste post, vamos explicar o que é uma bomba a vácuo e qual sua função principal. Se prepare para aprender de forma fácil e divertida!

Uma bomba a vácuo é um equipamento  que tem como principal função criar um vácuo em um ambiente fechado. O vácuo é obtido por meio da remoção de ar ou outros gases presentes no compartimento. Essa tecnologia tem sido usada há séculos, pois é ideal para criar diferentes níveis de pressões atmosféricas e, assim, gerar energia. Além disso, ela também tem aplicações em setores industriais, comerciais e domésticos.

Uma bomba a vácuo remove o ar de um recipiente fechado, criando assim uma situação de vácuo. As bombas a vácuo são usadas em muitos processos industriais, incluindo a fabricação de produtos eletrônicos, embalagens e outros produtos. O vácuo criado pelas bombas a vácuo também pode ser usado para fins médicos, como a extração de sangue e outras fluidos do corpo.

A bomba a vácuo  é normalmente composta de uma unidade de sucção, um motor elétrico para mover a unidade e um recipiente de armazenamento temporário. O ar é coletado no recipiente através da unidade de sucção, usando o motor elétrico para gerar uma força aspirante. O ar então é liberado a partir do recipiente, criando assim um vácuo.

Primeiramente, vamos entender mais sobre as bombas à  vácuo ? O que são bombas à vácuo? São equipamentos  que permitem a remoção de moléculas de ar e gás de uma área selada para criar uma área desprovida de ar e/ou gás.

Como funciona uma Bomba a Vácuo?

As bombas a vácuo são mecanismos que usam o princípio da sucção para criar vácuo. O vácuo é um espaço sem ar e, portanto, sem pressão atmosférica. Quando aplicado às tubulações, o vácuo pode transportar líquidos e gases para fora das tubulações.

As bombas a vácuo são usadas em muitas indústrias, incluindo a indústria petroquímica, de papel e celulose, química, farmacêutica, alimentícia e de bebidas. Elas também são usadas em processos de fabricação como a fabricação de semicondutores e a gravação a laser. Algumas bombas a vácuo também são usadas para criar vácuo nos motores de combustão interna, como os motores a jato.

A maioria das bombas a vácuo é composta de uma câmara, um ou mais motores elétricos e alguns dispositivos auxiliares. O motor elétrico faz com que a câmara seja pressurizada por meio da sucção do ar. Ao mesmo tempo, os dispositivos auxiliares mantêm a pressão na câmara e controlam o fluxo de ar. Quando a pressão atinge um determinado nível, a bomba para de operar automaticamente.

Qual a função da Bomba a V´ácuo?

Geralmente, a finalidade de uma bomba à vácuo é limpar, transferir e selar. As bombas à vácuo vêm em variantes úmidas ou secas, dependendo do meio que está sendo bombeado através delas.

As bombas a vácuo são amplamente utilizadas em muitos processos industriais, desde a fabricação de bebidas até a reciclagem de produtos eletrônicos. Como elas podem criar vácuos extremamente fortes, são essenciais para muitas operações que requerem um ambiente sem ar.

Onde são usadas as Bombas a Vácuo?

As bombas a vácuo podem ser aplicadas em muitas indústrias diferentes, desde a fabricação de produtos eletrônicos até a recuperação de óleo. Algumas das principais aplicações de uma bomba a vácuo são:

  • Fabricação de semicondutores: as bombas a vácuo são usadas na fabricação de semicondutores, pois elas permitem que os materiais sejam manipulados em um ambiente isento de impurezas.
  • Manufatura de espelhos: as bombas a vácuo também podem ser usadas na fabricação de espelhos, pois elas permitem que o ar seja retirado da frente do espelho para evitar que se forme uma película embaçada.
  • Recuperação de óleo: as bombas a vácuo podem ser usadas na recuperação do óleo dos reservatórios para evitar que o óleo seja contaminado com areia e outras impurezas.
  • Refrigeração: as bombas a vácuo ão usadas na refrigeração para criar um vácuo que permite a circulação de fluídos refrigerantes. Isso pode ser usado para manter os equipamentos em temperaturas baixas ou elevadas, dependendo da necessidade.

Além dessas, existem muitas outras aplicações onde uma bomba a vácuo pode ser útil, tais como manipulação de gases e líquidos, testes de pressão e muito mais.

As bombas à vácuo podem ser usadas em uma ampla variedade de indústrias e laboratórios e aplicações diversas.

Por exemplo, para remover moléculas de ar e gás de um processo, incluindo a indústria de alimentos e bebidas, indústria de semicondutores e eletrônica, papel e celulose, laboratório, plásticos apenas para citar alguns segmentos.

Por que usar uma bomba a vácuo?

As bombas a vácuo são amplamente utilizadas na indústria devido às suas múltiplas aplicações. Elas podem ser usadas para aspirar o ar de um recipiente, para transportar líquidos ou gases, e até mesmo para criar vácuo. A seguir, listamos algumas das principais razões pelas quais você deve considerar o uso de uma bomba a vácuo:

1. As bombas a vácuo são extremamente eficientes
2. Elas podem trabalhar em condições extremas
3. São versáteis e podem ser adaptadas para atender às suas necessidades específicas
4. São duráveis e requerem pouca manutenção
5. São silenciosas e não vibram

Vantagens e Desvantagens da utilização de uma Bomba a Vácuo

As bombas a vácuo são amplamente utilizadas em muitos processos industriais e têm diversas vantagens em relação às bombas convencionais. Algumas das principais vantagens da utilização de uma bomba a vácuo são:

  • Maior eficiência energética: as bombas a vácuo funcionam com base na diferença de pressão entre o lado da sua entrada e o lado da sua saída. Dessa forma, elas conseguem operar com muito menos energia do que as bombas convencionais, que precisam gerar um fluxo de fluido através do seu interior.
  • Operação silenciosa: as bombas a vácuo geralmente produzem muito menos ruído do que as bombas convencionais, o que torna-as ideais para ambientes sensíveis ao ruído, como hospitais e laboratórios.
  • Menor manutenção: as bombas a vácuo têm um design relativamente simples e são construídas com partes de baixo atrito. Isso significa que elas precisam de muito menos manutenção do que as bombas convencionais, o que ajuda a economizar custos e tempo.

No entanto, existem algumas desvantagens associadas à utilização de uma bomba a vácuo. Por exemplo:

  • Baixa capacidade: as bombas a vácuo têm uma menor capacidade do que as bombas convencionais. Elas geralmente não são adequadas para processos que requerem grandes volumes de fluidos ou alta pressão.
  • Maior custo inicial: as bombas a vácuo costumam ser mais caras do que as bombas convencionais, exigindo um investimento maior para aquisição e instalação.

Quais são os tipos de tecnologia usados ​​em bombas a vácuo?

As bombas à vácuo de diafragma precisam de óleo para operar. Este tipo de aparelho de laboratório é adequado para certas funções como desgaseificação de líquidos, filtração, bombas de apoio, etc. 

Desde já explicamos, as  bombas de Vácuo de Palheta Rotativa são as bombas à vácuo mais comumente usadas. Ao mesmo tempo, elas também são consideradas mais baratas.

Como são as Bombas a Vácuo de Laboratório?

A bomba a vácuo de laboratório é um equipamento ajustável que pode atender a uma ampla variedade de necessidades de pesquisa para pesquisadores e cientistas.

 As bombas a vácuo incluem bombas de palhetas rotativas, bombas de diafragma, bombas combinadas e bombas de rolagem que fornecem a combinação de soluções de bombas de vácuo. 

Dicas úteis sobre qual modelo de Bomba a vácuo escolher

As bombas a vácuo são ferramentas úteis em uma variedade de processos industriais e, por isso, é importante saber como escolher a bomba a vácuo certa para o seu projeto. Aqui estão algumas dicas para ajudar na sua escolha:

1. Determine o tipo de bomba a vácuo que você precisa. As bombas a vácuo podem ser classificadas em dois grupos principais: as bombas positivas e as bombas negativas. As bombas positivas são ideais para processos que envolvem líquidos, enquanto as bombas negativas são mais adequadas para processos envolvendo gases e vapores.

2. Avalie as suas necessidades de pressão. A pressão é um dos fatores-chave que determinam o tamanho e o tipo de bomba a vácuo que você precisa. Por exemplo, se você precisar de uma pressão muito baixa, uma bomba rotativa pode ser a melhor opção. Se a sua pressão for um pouco maior, uma bomba de diafragma é provavelmente a melhor opção.

3. Considere o seu orçamento. Embora as bombas a vácuo possam ser bastante caras, você pode encontrar opções de qualidade em todas as faixas de preços. Em geral, quanto maior o orçamento, mais recursos você terá à sua disposição para escolher uma bomba a vácuo ideal para o seu projeto.

4. Verifique os recursos adicionais disponíveis. Alguns modelos avançados oferecem recursos extras que podem tornar o seu trabalho mais eficiente e produtivo, como controles de pressão precisos e rastreamento remoto da operação da bomba. Certifique-se de verificar quais recursos adicionais estão disponíveis antes de comprar uma bomba a vácuo.

5. Procure por referências. Verifique as análises online e verifique com outros usuários para obter uma melhor compreensão da qualidade e confiabilidade da bomba a vácuo que você está considerando para o seu projeto.

Como comprar uma Bomba a Vácuo para Laboratório?

As bombas a vácuo  são usadas para mover o material perigoso com segurança. Assim, isso protege o meio ambiente de resíduos tóxicos. 

A aplicação é o fator mais importante a ser considerado ao selecionar a bomba á vácuo.   Resumidamente para a aplicação básica da sucção, a opção mais indicada é a bomba a vácuo isenta de óleo  para o processo de filtração e aspiração. Por outro lado, a velocidade de bombeamento da bomba a vácuo também deve ser considerada.

Você pode usar uma bomba à vácuo seca (sem óleo)? As bombas de vácuo de laboratório  isentas de óleo podem suportar a maioria das aplicações no laboratório.

Depois de decidir que tipo de bomba  à  vácuo você precisa, geralmente há algumas marcas e modelos para escolher. A relação entre o vácuo máximo e a vazão máxima é a mais importante para determinar o desempenho da bomba à Vácuo .

À medida que o vácuo aumenta, a vazão se aproxima de um valor máximo. Equilibrar esses dois fatores para atender às necessidades do seu laboratório pode minimizar a perda de amostras por choque ou evaporação excessiva e maximizar a velocidade de evaporação.

  • Vácuo máximo (mbar) – também chamado de “vácuo final”, este é o nível de pressão mais baixo que o vácuo pode puxar. Uma bomba a  vácuo máximo de 0,1 mbar pode evaporar gases com pressão de vapor superior a 0,1 mbar à temperatura ambiente.
  • Taxa de fluxo máxima (lpm) – também chamada de “velocidade de bombeamento”, esta é a taxa mais alta que o vácuo pode evacuar os vapores. Uma bomba à vácuo com vazão máxima de 10 lpm pode potencialmente bombear 10 litros (ou 10 metros cúbicos) de vapores por minuto à pressão atmosférica.

Conclusão

Resumidamente, as bombas a vácuo   são fabricadas para diminuir a pressão do sistema, reduzindo o ponto de ebulição de uma solução. Uma vez que o ponto de ebulição é reduzido, a solução evapora a uma temperatura baixa que por sua vez diminui a degradação da amostra

O uso de solventes no laboratório é corriqueiro, ter uma bomba a vácuo com resistência química é primordial para evitar imprevistos nos processos laboratoriais. A bomba a vácuo com diafragma e alta resistência química possui componentes em sua fabricação que podem ser utilizadas juntamente com o evaporador rotativo.

Afinal, muitos solventes tem alto ponto de ebulição e a bomba a vácuo de laboratório com proteção contra a corrosão precisa ser utilizada no processo. As bombas de vácuo são uma peça vital do equipamento de laboratório. Simplifique sua escolha  , reduzindo as opções.

Primeiro, decida qual tipo de bomba à vácuo atenderá melhor às necessidades do seu laboratório, avaliando o vácuo máximo necessário, produtos químicos corrosivos.

Em seguida, compare diferentes modelos de bomba à vácuo de laboratório com base no desempenho da bomba (vácuo versus vazão), nível de ruído, peso e preço.

Precisando de uma bomba à vácuo? Entre em contato com nossa equipe.

Leia também nossos outros post sobre bomba à vácuo.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])