Compartilhe esse conteúdo:

A bomba de vácuo é um equipamento de laboratório cujo uso é destinado à produção de vácuo ou redução adicional da pressão de um vácuo já existente e é indicada para aplicações em laboratórios clínicos, industriais, químicos e bioquímicos, laboratórios de pesquisa e controle de qualidade, indústria farmacêutica, entre outras.

Após comprar uma bomba de vácuo é importante que o usuário esteja atento aos cuidados para garantir seu bom funcionamento de sua bomba de vácuo, desde a instalação até a limpeza e manutenção preventiva da bomba de vácuo, sempre visando melhores resultados na sua utilização. Nesse post vamos apresentar dicas para garantir a vida útil da bomba a  vácuo.

Dicas para a Instalação de um Bomba de Vácuo

  • Estar atento à localização: a dica é instalar e operar o equipamento em uma área coberta, com piso regular, bem ventilado e livre de poeira, gases, umidade ou qualquer outro tipo de poluição.
  • Estar atento à ligação elétrica: antes de conectar a bomba de vácuo à rede elétrica, é indicado observar se a tensão indicada é equivalente à tensão local. É importante também verificar se a rede de distribuição de energia apresenta variação de tensão: o ideal é que não apresente variação superior a + ou – 10%.

Precauções ao utilizar a bomba de vácuo

  • Ao operar a bomba em vácuo, é importante que a entrada de ar seja protegida contra a entrada de materiais que possam danificar o equipamento (pó, vapores, ácidos). Para evitar danos, a dica é utilizar um filtro adequado para reter, reduzir ou condensar as impurezas e os vapores antes da entrada da bomba.
  • Quando operar o compressor, a dica é não remover o filtro de ar, exceto para limpeza, pois sem ele, podem entrar corpos estranhos e pó. Operar sempre com a pressão recomendada.

Limpeza da Bomba de Vácuo

Limpe semanalmente a parte externa do equipamento utilizando um pano úmido com detergente neutro e também limpe periodicamente ou substitua os filtros de entrada e saída de ar. Lembramos que antes de efetuar qualquer tipo de manutenção, é indicado certificar-se de que o equipamento está desernegizado. As orientações para realizar a manutenção preventiva são simples, mas demandam atenção tanto quanto as demais citadas acima.

Vantagens de se utilizar uma Bomba a Vácuo no Laboratório:

  • Maior Controle da Pressão
  • Longa Durabilidade e Excelente Custo Benefício

A Splabor possui diversos modelos e tipos de bomba de vácuo, portanto caso tenha alguma dúvida sobre o equipamento não deixe de entrar em contato com nossa assessoria científica ou deixe seu comentário abaixo que responderemos a você. Tire suas dúvidas e adquira o equipamento ideal para sua análise.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.