Compartilhe esse conteúdo:

O que é TAQ Polimerase? Por que devo usar essa enzima em minhas análises de PCR?

 

 

Você já ouviu falar sobre a TAQ polimerase? Esse reagente é fundamental para diversos processos na área da biologia molecular e pode ser considerado um verdadeiro curinga em laboratórios de pesquisa. Mas afinal, o que é a TAQ polimerase e como ela funciona? Neste post iremos explorar todas as funcionalidades desse importante reagente para você ficar por dentro das últimas novidades no campo da biologia molecular. Vamos lá!

O que é TAQ Polimerase?

A TAQ polimerase é uma enzima que catalisa a síntese de polynucleotídeos em reações de PCR. É extraída do bacteriófago Φ29, um vírus que infecta bactérias Gram-positivas e é amplamente utilizado na biologia molecular devido à sua alta eficiência.
A TAQ polimerase possui a capacidade de ler e copiar sequências genéticas específicas, permitindo assim a amplificação de genes e produtos gênicos. Além disso, ela não requer condições ótimas para a realização da transcrição, pois possui uma temperatura de ativação extremamente alta (94-96ºC). Esta característica faz dela o melhor candidato para o processamento rápido e preciso de material genético em PCR.

A TAQ polimerase é uma enzima usada em biologia molecular, mais especificamente na técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Esta enzima é responsável pela síntese de DNA a partir de um molde de DNA. Ela foi isolada pela primeira vez a partir da bactéria termofílica Thermus aquaticus, daí o nome “Taq”.

A principal característica da Taq Polimerase é sua resistência a altas temperaturas, o que a torna ideal para o processo de PCR. Durante o PCR, a mistura de reação é aquecida a temperaturas que inativariam a maioria das enzimas de DNA polimerase, mas a Taq Polimerase permanece ativa. Isso permite a denaturação do DNA (separação das duas fitas) e a subsequente replicação em muitos ciclos, ampliando exponencialmente uma região específica do DNA.

Essa capacidade de amplificar seções específicas de DNA torna a TAQ polimerase uma ferramenta essencial em diversas aplicações, incluindo pesquisa genética, diagnósticos médicos, ciências forenses e biotecnologia.

Como a TAQ polimerase funciona?

A TAQ polimerase é uma enzima que catalisa a síntese de nucleotídeos em cadeias de DNA, usando um template de DNA. A enzima é capaz de sintetizar novas cadeias de DNA a partir da informação contida no template, permitindo que o DNA seja replicado. A TAQ polimerase também pode ser usada para amplificar fragmentos de DNA, uma técnica conhecida como PCR (reao da cadeia da polimerase).


A TAQ polimerase possui três atividades principais: ligação de nucleotídeos, extensão da cadeia de DNA e dissociação da cadeia. A enzima liga o próximo nucleotídeo ao início da cadeia, usando o fosfato grupo do nucleotídeo para ligar-se ao internucleotídico 5′ OH no final da cadeia. Esta ligação é seguida por uma etapa de extensão, onde a enzima adiciona mais um nucleótido à extremidade 3’OH da cadeia. Finalmente, a enzima dissocia a cadeia para que ela possa ser replicada e assegurar que os produtos finais são sempre homogêneos.

Quais são os benefícios da TAQ polimerase?

A TAQ polimerase é um enzima usado na biologia molecular para amplificar o ADN. É uma ferramenta indispensável em muitos protocolos de biologia molecular, como a PCR (reao de polimerase em cadeia). Além disso, a TAQ polimerase é útil para outras técnicas, como a sequência do ADN.
Os principais benefícios da TAQ polimerase incluem:

1. Amplificação eficiente do DNA: A TAQ polimerase permite que o ADN seja amplificado rapidamente e com alta precisão. Isto significa que grandes quantidades de material genético podem ser produzidas a partir de pequenas quantidades de DNA inicial.

2. Fácil de usar: A TAQ polimerase é fácil de usar em muitos protocolos de biologia molecular. Ele pode ser adicionado a reações simples, e não requer muitos passos complicados para obter os resultados desejados.

3. Estabilidade à temperatura: A TAQ polimerase é extremamente estável a temperaturas altas, o que significa que ela permanecerá ativa mesmo quando submetida a altas temperaturas durante os processos de PCR e sequenciamento.

Como usar a TAQ polimerase?

A TAQ polimerase é um enzima usado na biologia molecular para amplificar c DNA.

O primeiro passo é preparar o reagente de amplificação, que consiste em uma solução contendo os seguintes componentes:
-Taq Polimerase
-Buffer de Tris-HCl
-DNTPS (dNTPs)
-Cromatina template alvo (cDNA)


Em seguida, os  tubos são colocados no termociclador e aquecidos a 94°C para denaturar o cDNA. Após a denaturação, os reaction tubes são resfriados rapidamente e as temperaturas são reduzidas para 50°C. A este temperatura, as bases nitrogenadas das cadeias de DNA não complementares se ligam formando base pairs.

Durante esta etapa da reação, a Taq Polimerase liga nucleotídeos à fita de DNA complementar usando os dNTPs como substrato. As temperaturas são então aumentadas novamente para 72°C, onde a Taq Polimerase pode trabalhar com mais eficiência. O ciclo de aquecimento/resfriamento é repetido várias vezes para amplificar o cDNA. Por fim, a reação é interrompida pela adição de EDTA e as amostras são centrifugadas para separar os componentes da reação.

Conclusão

A TAQ polimerase é um importante reagente para a biologia molecular, pois é capaz de amplificar o DNA. O processo de amplificação do DNA é essencial para muitas técnicas de biologia molecular, como a PCR. A TAQ polimerase é uma enzima termoestável que pode suportar as altas temperaturas necessárias para a realização da PCR.


Apesar dos benefícios da TAQ polimerase, também existem algumas limitações. Uma das principais limitações é que a enzima não consegue lidar com fragmentos de DNA muito grandes, o que pode ser um problema para muitas técnicas de biologia molecular. Além disso, a TAQ polimerase também tem um custo relativamente alto e é sensível à contaminação de RNA.

No entanto, as vantagens superam as desvantagens e a TAQ polimerase continua sendo um importante reagente para a biologia molecular. Estudos futuros podem ser necessários para melhorar as propriedades da enzima e torná-la mais eficaz na realização de diversos procedimentos biológicos.

 

Solicite seu orçamento em TAQ Polimerase.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])