Compartilhe esse conteúdo:

É de responsabilidade das Empresas de Abastecimento garantir a qualidade da água desde a saída dos reservatórios até chegar à sua casa. Mas também é necessário que as pessoas tomem algumas medidas e cuidados para garantir que essa água continue saudável ao passar pelos encanamentos da casa.

Limpeza da Caixa D’água

É importante que a caixa d’água seja limpa ao menos a cada 6 meses para eliminar as bactérias que possam contaminar a água e consecutivamente, prejudicar sua saúde. Pesquisas já apontaram que grande parte das doenças transmitidas pelos alimentos vem do uso de água contaminada, dentre outros fatores. A limpeza é simples e demora cerca de quatro horas.

O primeiro passo é fechar o registro e esvaziar a caixa d’água, deixando cerca de um palmo de água, que será utilizada na limpeza. (Aproveite a água não utilizada para outros fins como lavar calçadas, regar plantas, etc.) Com uma bucha comece a limpeza da caixa, utilize um pano para tampar a saída, isso evita que a sujeira desça pelos canos. Retire a água com balde e ainda com a saída tampada ligue o registro novamente e deixe encher até a altura de um palmo. Coloque 1 litro  de água sanitária. É necessário que o reservatório fique em contato com a água sanitária por cerca de 2 horas, sendo que as paredes devem ser sempre umedecidas para que a desinfecção seja feita por completo. Após esse período a limpeza está feita, retire o pano para que a água sanitária limpe a tubulação e tampe a caixa d’água.

Quando as redes de distribuição possuem falhas e dão condições de contaminação, corremos o risco de receber água contaminada em nossas casas. Para saber se a água que sai da torneira possui a quantidade ideal de cloro, que é fator importante na desinfecção da água, existem produtos como o medidor de cloro, também conhecido como  medidor de  cloro que realiza a análise e apresenta os resultados na hora.

 

O Medidor de cloro funciona de forma simples, prática e pode ser utilizado em qualquer lugar, já que é um equipamento de laboratório portátil. Por ser um produto de baixo custo acaba sendo uma boa opção na hora de analisar o cloro da água.

 

De Acordo com a portaria 2914/2011 da ANVISA os principais parâmetros para análise de água utilizam os seguintes equipamentos para atender a portaria 2914/2011

 

Medidor de cloro livre e total

Medidor de pH

Medidor de Cor

Medidor de Condutividade

Medidor de oxigênio dissolvido

Medidor de Turbidez ou Turbidímetro

 

E se, mesmo após a limpeza de sua caixa, a água ainda apresentar irregularidades é de extrema importância a denúncia à Empresa responsável pelo Tratamento da Água.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.