Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Clorímetro? Qual sua função na Análise de Água?

 

 

Você já ouviu falar em clorímetros ou medidores de cloro? Esses equipamentos  são essenciais para medir a quantidade de cloro presente na água. Se você está preocupado com a qualidade da sua água e quer saber mais sobre como os clorímetros funcionam, veio ao lugar certo! Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esses medidores e como eles podem ajudar a garantir a segurança da sua água. Vamos lá?

 

 

 

O que é um Clorímetro?

Clorímetro é um aparelho, também chamado de colorímetro ou medidor de cloro. Conhecer os níveis de cloro, pH, alcalinidade, dureza e ácido cianúrico na água da piscina e em outros ambientes como a água de poços  ajuda a manter a água limpa, protege o equipamento da piscina e ajuda a desfrutar da piscina por mais tempo e manter sob controle a água de poços artesianos.

A partir do século XVIII, com o aumento da preocupação com a proliferação de doenças causadas pelo consumo de água infectada, os métodos de tratamento e desinfecção evoluíram desde processos como a fervura, até modernos métodos de filtração e uso de radiação na eliminação dos patógenos.

Os clorímetros são instrumentos usados para medir a concentração de cloro presente em amostras de água. Eles podem ser usados tanto para fins domésticos, como na piscina, quanto para fins industriais, como na indústria de tratamento de água. O cloro é um importante desinfetante e sua concentração precisa ser regulada para assegurar a qualidade da água. Os clorímetros ou medidores de cloro são uma forma eficiente e segura de manter o nível adequado de cloro nas amostras de água.

Qual a função de um Clorímetro?

Os clorímetros são instrumentos usados para medir a concentração de cloro em soluções aquosas. A maioria dos clorímetros usa um eletrodo de cloro, que é um sensor que mede a atividade do ião cloreto na solução. A atividade do ião cloreto está diretamente relacionada à concentração de cloro presente na solução.

 

Como funciona o Clorímetro?

Um clorímetro  tem um funcionamento muito simples. Um fotômetro funciona pela emissão de luz numa solução, na qual os compostos dissolvidos e a água absorvem certas quantidades e frequências da luz emitida, e um receptor capta as ondas restantes.

O funcionamento de um clorímetro geralmente segue estes passos:

  1. Preparação da Amostra: Uma amostra da água a ser testada é coletada. Em alguns casos, reagentes específicos são adicionados à amostra para reagir com o cloro presente.
  2. Medição: A amostra preparada é inserida no clorímetro ou medidor de cloro. O dispositivo utiliza um método óptico, normalmente um fotômetro, para medir a intensidade da cor produzida pela reação do cloro com os reagentes. A intensidade da cor é proporcional à concentração de cloro na amostra.
  3. Análise e Resultados: O clorímetro compara a intensidade da cor da amostra com um padrão pré-calibrado para determinar a concentração de cloro. Os resultados são normalmente exibidos em mg/L (miligramas por litro), indicando a quantidade de cloro presente na amostra de água.

Tipos de Cloro

Os termos “cloro livre”, “cloro total” e “cloro combinado” são comumente usados no contexto do tratamento de água, especialmente na desinfecção com cloro. Aqui está o que cada um significa:

  1. Cloro Livre: Refere-se ao cloro que não reagiu com outras substâncias na água. Este é o cloro disponível para a desinfecção. O cloro livre inclui o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (OCl-), ambos são formas eficazes de cloro para a desinfecção. A proporção entre HOCl e OCl- depende do pH da água: em pH mais baixo, há mais ácido hipocloroso, e em pH mais alto, mais íon hipoclorito.
  2. Cloro Total: É a soma do cloro livre e do cloro combinado na água. Ele representa a quantidade total de cloro presente, tanto na forma disponível para desinfecção quanto na forma que já reagiu com outras substâncias na água.
  3. Cloro Combinado: Quando o cloro livre reage com compostos nitrogenados na água, como amônia, forma-se cloro combinado, principalmente na forma de cloraminas. As cloraminas são desinfetantes menos potentes e mais estáveis do que o cloro livre. Embora ainda sejam eficazes na manutenção da qualidade da água, as cloraminas podem dar à água um sabor e cheiro distintos e são menos eficazes na desinfecção rápida.

Medir o cloro livre, total e combinado é crucial no tratamento de água para garantir a eficácia da desinfecção e a segurança da água. Por exemplo, níveis elevados de cloro combinado podem indicar a presença de contaminantes orgânicos na água, enquanto uma quantidade suficiente de cloro livre garante uma desinfecção eficaz. O equilíbrio adequado entre essas formas de cloro é essencial para manter a qualidade da água dentro dos padrões de segurança.

Existem três tipos de cloro que você deve conhecer, que incluem cloro livre, cloro combinado e cloro total. O cloro livre envolve a quantidade de cloro que é capaz de higienizar os contaminantes, enquanto o cloro combinado refere-se ao cloro que se combinou diretamente com os contaminantes. O cloro total é basicamente a soma do cloro livre e do cloro combinado.

 

Tipos de Clorímetro

O clorímetro  é um equipamento  muito útil para medir a concentração de cloro presente em uma amostra de água. Ele é essencial para garantir que a água seja segura para o consumo humano, pois o cloro é um importante agente bactericida. O clorímetro pode ser usado tanto em laboratórios quanto em plantas industriais de tratamento de água.

  • Clorímetros Digitais Portáteis: Esses dispositivos combinam métodos colorimétricos ou fotométricos com a conveniência da portabilidade e a facilidade de leitura digital. São ideais para testes de campo e para uso em locais onde não há acesso a um laboratório.
  • Clorímetros Fotométricos: Usam a luz para medir a intensidade da cor da amostra tratada com reagentes. São mais precisos do que os colorimétricos simples, pois utilizam um fotômetro para quantificar a absorção de luz pela amostra. Eles são adequados para uma ampla gama de aplicações, desde o tratamento de água potável até o monitoramento de águas residuais.

Por que o uso do clorímetro é tão importante

Um clorímetro   é uma ferramenta muito útil para monitorar o nível de cloro na sua piscina. Ele vai lhe permitir saber exatamente quanto o cloro está presente na água, para que você possa mantê-lo no nível ideal. Além disso, um clorímetro também pode alertá-lo se o nível de cloro permanecer baixo, para que você possa tomar as medidas necessárias para corrigir o problema.

O clorímetro é um instrumento usado para medir a concentração de cloro presente em uma amostra de água. Ele é importante porque o cloro é um agente químico muito utilizado na desinfecção da água, e sua concentração precisa ser mantida em um nível seguro para que possa ser eficaz.

Além disso, o cloro pode reagir com outros compostos químicos presentes na água, e o clorímetro pode ajudar a monitorar essas reações para garantir que elas sejam segura

 

Conclusão

O clorímetro é um instrumento muito importante para quem trabalha com análise de água e precisa medir o cloro residual. Com ele, é possível garantir a qualidade da água consumida pelas pessoas e prevenir doenças.

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre o que é um clorímetro  e qual sua função em análise de água. Lembre-se sempre da importância de manter a qualidade da água consumida pela população!

 

Já que você leu em nosso post sobre clorímetro consulte nossa equipe sobre mais informações.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])