Compartilhe esse conteúdo:

Qual a forma mais rápida e precisa  para medir cloro?

Medidores de cloro são instrumentos essenciais para manter a segurança da sua água. Por isso, é importante escolher o medidor certo para as necessidades da sua casa. Neste artigo, você vai entender como operar os medidores de cloro e aprender a escolher o melhor modelo para você.

A forma mais rápida e precisa de medir o cloro é usando um medidor de cloro portátil possui uma faixa de medição de 0.00 a 3.50 ppm e resolução de 0.01 ppm para cloro livre e total. Os reagentes são adquiridos separadamente do medidor de cloro.

Quais as principais características de um medidor de cloro?

As fontes de água potável são fundamentais para a saúde e o bem-estar das pessoas. O cloro é um elemento químico importante que ajuda a manter as fontes de água potável seguras, limpas e livres de bactérias e outros microorganismos. Medidores de cloro são usados para monitorar o nível de cloro na água e garantir que esteja dentro dos limites recomendados. Existem vários tipos diferentes de medidores de cloro disponíveis no mercado, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre os medidores antes de escolher o melhor para suas necessidades:

Um medidor de cloro deve ser prático, fácil reposição de reagentes, boa precisão, baixo custo dos reagentes.

  Tipos de medidor de Cloro

Existem alguns tipos de medidores de cloro, modelos que medem cloro e ph, modelos que medem outros parâmetros também para análise de água. modelos de medidores  com maleta e modelos medidores de cloro mais robustos.

É importante entender os diferentes tipos de medidores de cloro disponíveis no mercado, para que você possa escolher o melhor para suas necessidades. Medidores são usados para monitorar e controlar a concentração de cloro em ambientes aquáticos, como piscinas e tanques. Existem três principais tipos de medidores de cloro: teste em strip, teste em papel e sensor eletrônico. Cada um tem seus prós e contras, então é importante considerar qual seria o melhor para você.

Quais níveis de cloro são aceitáveis para consumo?

Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 e recentemente pela portaria 888, do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.

Além disso, ela estabelece que em qualquer ponto da rede de distribuição a concentração de cloro residual mínima seja igual a 0,2 mg/L. Esses níveis adotados pelo Ministério da Saúde têm o objetivo de garantir que a população não estará exposta a riscos.

O valor máximo recomendado de 2 mg/L se dá pelo fato de que, em níveis acima desse, o consumidor passa a perceber sensorialmente o cloro, seja pelo gosto, seja pelo cheiro. É importante destacar que o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito maiores do que essa.

Você quer e precisa monitorar o cloro na água?

A cloração da água potável é a adição de cloro aos sistemas de água potável. É o tipo mais comum de desinfecção de água potável.

A desinfecção mata bactérias, vírus e outros microorganismos que causam doenças e enfermidades imediatas.

O cloro é eficaz e continua a manter a água segura enquanto viaja da estação de tratamento para a torneira do consumidor.

Doenças transmitidas pela não Cloração

Há pouco mais de 100 anos, doenças transmitidas pela água, como febre tifóide e disenteria, faziam parte da vida das pessoas e também uma causa comum de morte.

No início de 1900, as cidades começaram a desinfetar o abastecimento de água potável para matar bactérias, vírus e outros microorganismos.

Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto os Centros de Controle e Prevenção de Doenças consideram a desinfecção da água potável como um dos avanços mais importantes na saúde pública.

Foi publicada pelo Ministério da Saúde em 07 de Maio de 2021 a Portaria Nº 888 a qual define os padrões de potabilidade de água para consumo humano. Esta legislação substituiu os padrões de Potabilidade definidos no anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 05 de 2017.

O que mudou nos padrões de potabilidade da nova Portaria 888?

A Portaria Nº 888 abrange aproximadamente 130 parâmetros, os quais estão divididos em tabelas de padrão de potabilidade, separados por substâncias orgânicas, inorgânicas, agrotóxicos e metabólitos, subprodutos desinfecção, compostos organolépticos e padrão bacteriológico.

Uma água pode ser considerada potável, cujos resultados das análises apresentem-se com os valores inferiores aos valores máximos dos parâmetros estabelecidos na legislação.

Portaria GM/MS Nº 888

Várias mudanças foram identificadas em relação à legislação antiga. Entre as alterações destacam-se:

· Anexo 09 trata do Padrão de Potabilidade para Substâncias Químicas: na Portaria N°888 algumas substâncias foram removidas, houve alteração de valores máximos permitidos em vários compostos e também houve a inclusão de parâmetros, tais como a epicloridrona;
· Anexo 10 trata do Padrão de Cianotoxinas. Neste anexo, foi incluso o parâmetro de Cilindrospermopsinas para os casos em que a contagem de células de cianobactérias exceda 20.000 células/mL;
· Anexo 11 trata do padrão organoléptico: neste, foram retirados os parâmetros: surfactantes, tolueno e xileno. Também houve a alteração de valores máximos permitidos de alguns compostos;
· Anexo 13 dispõe sobre o número mínimo de amostras e frequência para o controle físico-químico de qualidade da água. Neste, houve apenas o acréscimo dos parâmetros epicloridrina cuja frequência de análise deve ser mensal e cloreto de vinila com frequência de análise semestral.

A Portaria N°888 entrou em vigor na data de sua publicação. As amostras coletadas após a data de 07 de maio de 2021 deverão ter como base para comparativo os valores propostos na legislação vigente visando garantir ao consumidor final uma água segura para o consumo.

Não houve alteração nos parâmetros de cloro.

Escolhendo medidor de cloro de forma simples e rápida

A escolha do medidor de cloro ideal para você vai depender de fatores como o tipo de teste que você precisa fazer, a frequência com que você fará o teste e sua disponibilidade financeira. Se você estiver procurando um medidor de cloro para uso doméstico, pode optar por um kit de teste de cloro que vem com tudo o que você precisa para realizar o teste.

Preparação usando o medidor de cloro

1)Certifique-se de que a temperatura da amostra de água que será analisada esteja entre 15 e 35 °C para garantir a melhor exatidão no medidor de cloro;

2)Lave a cubeta de 3 a 4 vezes utilizando a amostra de água que será analisada para ambientar o recipiente, evitando desvios de leitura;
3)Preencha a cubeta com 10mL da amostra. Observe a linha indicativa no corpo da cubeta;

4)Feche a cubeta com sua tampa;

5)Limpe e seque a parede externa da cubeta do medidor de cloro, utilizando uma flanela ou papel toalha macio, para eliminar resíduos, gorduras e umidade que possam interferir na medição.

Precisando de um medidor de cloro eficiente procure nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])