Compartilhe esse conteúdo:

O equipamento para laboratório denominado Medidor de Vazão ou Fluxômetro, é utilizado para medir a vazão de líquidos, medidor de vazão de ar ou medidor de vazão de gás, e disponibilizado no mercado por meio de diversos tipos, com características de funcionamento diferentes uma das outras, porém, oferecem o mesmo resultado.

O Medidor de Vazão do tipo Área Variável é um dos tipos disponíveis, e o seu princípio de medição consiste em obter a vazão exata durante a passagem do fluxo da amostra no compartimento destinado para tal operação (tubo). O mesmo possui uma entrada (inlet) e uma saída (outlet). Ao longo do corpo deste produto, há uma escala impressa onde de acordo com o local que o flutuador (parte localizada no interior do tubo) estiver posicionado, o usuário realizará a leitura obtendo a vazão, seja ela em mL/min, L/min ou qualquer outra unidade de medida que expresse tal propriedade.

Por ter diversos tipos como, por exemplo, os com mecanismos de vortex, diferencial de pressão, magnético, entre outros, este equipamento possibilita inúmeras formas de aplicação. Além disso, os modelos apresentam versões com ou sem válvula para o controle da vazão.

Nesta categoria, ou seja, Medidor de Vazão do tipo Área Variável, o procedimento para utilizá-lo é o mesmo independente da amostra. O único cuidado a ser tomado, é com a escala de leitura que cada modelo possui e também o tipo de amostra que para o mesmo é recomendado – já que existe medidor de vazão para líquido, medidor de vazão para ar, medidor de vazão para gás e medidor de vazão para água.

A escolha do Medidor de Vazão ou Sensor de Vazão adequado para cada processo depende de alguns fatores, por isso, é necessário salientar que é de extrema importância saber se o modelo escolhido atende a sua necessidade, pois há modelos que estão disponíveis apenas para aplicações específicas.

Medidores de Vazão são utilizados para diversas aplicações, inclusive, estão presentes no dia-a-dia de todos, já que são encontrados no hidrômetro de uma residência e no marcador de uma bomba de combustível, por exemplo.

Recomendado entre os laboratórios pelo fato de ser usinado de blocos sólidos, e proporcionar leituras precisas até mesmo em ambiente fabril agressivo, o modelo do Medidor de Vazão do tipo Área Variável – Cole-Parmer é um dos tipos deste material para laboratório comercializado pela SPLABOR.

Neste post, apenas o Medidor de Vazão do tipo Área Variável foi apontado, porém, em breve falaremos de todos os tipos especificamente.

Caso tenha alguma dúvida em relação a este ou outro tipo de Medidor de Vazão, entre em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.