Compartilhe esse conteúdo:

 

Além dos medidores de vazão do tipo Área Variável, como já explicamos em nosso blog, há diversos outros tipos deste dispositivo no mercado de equipamentos para laboratório. Hoje nosso post irá explicar mais detalhes com respeito aos Medidores de Vazão e Controladores do Tipo Proporcional para Gases – Fluxo Laminar.

Esta classe de equipamentos utiliza o príncipio denominado “Massa de Gás (Dispersão Termal)”. Convidamos você a consultar a imagem que segue abaixo onde explicaremos com mais detalhes.

Um fluxo de corrente lateral de gás é direcionado através de um capilar. O capilar inclui duas serpentinas de aquecimento por sensores externos, um a jusante de outro. O fluxo de gás transporta calor de uma serpentina para outra, e o diferencial de resistência resultante dependente da temperatura a cada serpentina é medido. A gradiente nas serpentinas é linearmente proporcional a taxa de fluxo instantaneamente.

Uma das vantagens deste tipo de medidor é que não há partes móveis, além de medir a massa de gás (não o volume), portanto é muito preciso.

Em adição, se o usuário optar por um controlador, ele pode adquirir também – separadamente – o Módulo de Set Point ­– que basicamente permite a opção remota para configurar as funções de controle, ao invés de realizar essa operação no próprio equipamento.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.