9 de março de 2011

Eletrodos Íon Seletivo: Amônia - Brometo - Cadmio

Eletrodos de íon seletivo são eletrodos de membrana que respondem seletivamente a alguns íons em presença de outros. Um eletrodo de íon seletivo mede o potencial de um íon específico em solução. Por exemplo, o eletrodo de pH é um eletrodo de íon seletivo para o íon hidrogênio.

Basicamente um eletrodo de íons seletivo é composto por um medidor (capacitado a leituras em mV), uma sonda (seletiva para cada analito de interesse) e vários elementos descartáveis usados para ajustes no pH ou concentrações iônicas. Um eletrodo de íon seletivo é composto por uma membrana, usualmente anexada ao fundo de um tubo que contém um eletrodo de referência interno.

Esse eletrodo de membrana e um eletrodo externo de referência são então imersos numa solução de interesse. Uma vez que, os potenciais dos dois eletrodos de referência são constantes, qualquer mudança de potencial na célula é devida a mudança no potencial na membrana. Íons em solução são quantificados pela medida da variação na voltagem resultando na distribuição de íons entre a membrana sensível e a solução.

Esse potencial é medido à corrente zero com respeito ao eletrodo de referência que também está em contato com a solução. O potencial medido é proporcional ao logaritmo da concentração de analito. Como ele trabalha? Esse potencial é medido em relação a um eletrodo estável de referência, de potencial constante. A diferença de potencial entre os dois eletrodos dependerá da atividade do íon específico em solução.

Essa condutividade está relacionada à concentração desse íon específico, permitindo, portanto, ao usuário final fazer uma medição analítica desse íon específico. Muitos eletrodos seletivos de íon têm sido desenvolvidos, para uma variedade de diferentes íons. Resumindo, um eletrodo seletivo de íons é um sensor que converte a atividade de um íon específico dissolvido numa solução em um potencial elétrico que pode ser medido por um voltímetro ou um medidor de pH.

A voltagem é teoricamente dependente em logaritmo da atividade iônica de acordo com a equação de Nerst. A parte sensível do eletrodo de íons seletivo é usualmente feita como uma membrana, junto de um eletrodo de referência.

5 Comentários to “ O que são Eletrodos de íons seletivo? ”

  1. Elô disse:

    SOLICITO COTAÇÃO DO eletrodo combinado de amônia – 9512BNWP/ MARCA ORION

  2. SPLABOR disse:

    Olá Elô. Bom Dia.
    Em breve um de nossos executivos de venda entrará em contato com todas as informações.
    Qualquer dúvida, estou a disposição.

    Atenciosamente.

  3. Cyntia Paulino da Silva disse:

    Sua postagem foi de grande ajuda, me esclareceu muito sobre o assunto e auxiliou em um seminário.
    Obrigada!

  4. SPLABOR disse:

    Olá Cyntia.
    Que ótimo!! Ficamos muito contentes em saber que colaboramos com o seu conhecimento.
    Continue acompanhando nosso Blog, pois sempre postamos conteúdos interessantes.

    Muito Obrigada!

  5. Gisele disse:

    Solicito cotação de eletrodo especifico para chumbo e outro para fluor, ambos com referência de Ag/AgCl.

Deixe seu comentário


3 × oito =