Destilação é um processo que busca remover substâncias presentes num meio com base na diferença do ponto de ebulição entre elas. Para tanto, a água é aquecida até seu ponto de ebulição, o vapor resultante é direcionado para um recipiente, onde fica armazenado após a condensação, conforme Figura 1 – assim, gases dissolvidos que apresentem um ponto de ebulição maior do que o da água e partículas ficarão retidos no recipiente inicial, não sendo transportados com o vapor, da mesma forma que gases que apresentem ponto de ebulição inferior ao da água podem ser eliminados antes que a água atinja seu ponto de ebulição. A água obtida através do processo de destilação é denominada água destilada.
Em laboratório o aparelho que realiza a destilação é o destilador de água. De acordo com a Anvisa a água destilada produzida por um ou mais processos, como destilação simples, deionização, filtração, descloração ou outro, é denomina água reagente, adequados às características específicas de seu uso. Geralmente a água reagente é empregada na limpeza de materiais e de alguns equipamentos .
Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])
Fonte :https://www.conhecer.org.br/enciclop/2018B/BIO/metodos2.pdf
1 Comentário
Gisleny Brasil 20 de novembro de 2019 - 9:37
Uns dias atrás estava com uma dúvida sobre a produção de água para uso em laboratório, e foi me indicado visitar o blog. Realmente o conteúdo é muito esclarecedor, super recomendo. Parabéns.