Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Termômetro Tipo Capela?

Você está procurando por informações sobre um termômetro tipo capela? Então você está no lugar certo. Neste artigo, você irá conhecer como funciona um termômetro capela, quais são suas principais utilidades e para que servem os termômetros de mínima e máxima. Vamos discutir sobre os termômetros, especialmente aqueles que têm um design bastante popular, o termômetro tipo capela.

Por que chamamos o termômetro de tipo Capela

O termômetro capela recebeu esse nome pois lembra as “capelinhas” das famílias católicas que as têm em casa para honrar imagens religiosas. Seu telhado nos remete ao telhadinho de uma casinha. Em países de língua inglesa, essa ferramenta é conhecida como Termômetro de Six ou Termômetro Bellani-Six em homenagem a James Six, o inglês inventor do aparelho no século XVIII, e Angelo Bellani, italiano que o aperfeiçou anos mais tarde.

Como funciona um Termômetro tipo Capela?

O termômetro capela é composto por um tubo de vidro em forma de U, com duas escalas de temperatura separadas em cada braço. Um lado registra a temperatura máxima e o outro, a temperatura mínima. Os dois braços estão selados nas extremidades e terminam em bulbos, sendo que o bulbo superior da coluna da temperatura mínima está totalmente preenchido com álcool e o outro também possuí álcool, além de uma bolha de vácuo (ou bolha de vapor de álcool em baixa pressão).

O lado com álcool no interior do bulbo permitirá que a temperatura seja determinada pela expansão e contração deste líquido.Do outro lado, encontramos a vedação de álcool e uma bolha, que permite que o trem de mercúrio mova-se pelo tubo U de acordo com as alterações da temperatura.

O metal que faz parte dos termômetros comuns é o elemento químico chamado mercúrio. Este metal permanece no estado líquido mesmo nas temperaturas mais extremas encontradas na Terra. O mercúrio se expande à medida que a temperatura aumenta, o que permite que a temperatura seja mensurada em termômetros normais. Por isso, o mercúrio é acondicionado na parte da curva do U (base do termômetro).

O termômetro de capela será perfeito para quem busca uma leitura precisa das escalas Celsius e Fahrenheit. Aqui, é o álcool presente no bulbo que mede a temperatura, enquanto que o mercúrio apenas indica as temperaturas na tela. Diferentemente dos termômetros comuns, aqui a expansão e contração do líquido desempenham um papel importante na medição, pois são elas que empurram o mercúrio ao longo do tubo.

Por que usar um termômetro capela?

Quando se trata de termômetros, existem muitos tipos diferentes que podem ser usados para medir a temperatura. Um termômetro capela é um dispositivo especial que é usado para medir a temperatura de um líquido. É importante entender como este tipo de termômetro funciona e como usá-lo da maneira correta.

O termômetro de máxima e mínima tipo capela registra as variações das temperaturas ocorridas, em um ambiente num período de tempo pré-estabelecido. Ele nos fornece três valores: temperatura mínima, temperatura máxima e a temperatura do momento.

  • termômetro de máxima e mínima em plástico, tipo capela;
  • botão central automático com função zerador do marcador de máxima e mínima (filete azul);
  • enchimento mercúrio (Hg);
  • uso interno e externo;

Vantagens do Termômetro tipo Capela

O termômetro capela é um tipo especial de termômetro que é usado para medir a temperatura em um ambiente fechado, como uma sala de aula ou um laboratório.

O termômetro é muito usado em escolas e por agricultores, mas também por quem possui interesse na meteorologia ou tem sua própria horta caseira. É uma ferramenta acessível, simples de se usar e fácil de adquirir.

Solicite agora seu orçamento em termômetros tipo capela.,

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])