Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Balão de Destilação? Por que devo usar essa vidraria no meu laboratório?

 

 

 

Você sabe o que é um balão de destilação e como ele pode ser utilizado em laboratórios? Se você é estudante ou profissional da área química, com certeza já deve ter ouvido falar desse equipamento fundamental para a realização de experimentos. Neste post, vamos explicar tudo sobre o balão de destilação e sua importância no cotidiano dos laboratórios. Venha conferir!

Essa vidraria de laboratório, chamada de  balão de destilação foi primeiramente fabricado pela Schott & Genossen. O balão de destilação, também conhecido como balão de destilação fracionada ou balão de fracionamento, é um recipiente com fundo redondo e gargalo longo do qual se projeta um braço lateral.

Quais são os benefícios do uso de um balão de destilação?

Os benefícios do uso de um balão de destilação alão de destilação são muitos e variados. O primeiro grande benefício é que ele é uma ferramenta indispensável para a produção de líquidos puros e seguros, como álcool etílico, água pura, óleos essenciais e outros compostos químicos.

Outro benefício importante é que o balão de destilação permite separar os componentes voláteis dos não voláteis em uma mistura líquida. Isso significa que podemos obter diferentes frações dos componentes da mistura com diferentes pontos de evaporação.

Além disso, o uso do balão de destilação  garante maior precisão na medida das substâncias químicas utilizadas nos processos produtivos. Ele também ajuda a evitar contaminações cruzadas durante o processo

Onde é utilizado o Balão de Destilação?

Os balões de destilação são usados para a separação de líquidos não miscíveis. O processo de destilação é baseado na diferença de pontos de ebulição dos líquidos. A substância com o ponto de ebulição mais baixo é vaporizada primeiro, enquanto a substância com o ponto de ebulição mais alto permanece no estado líquido.

Os balões de destilação são feitos de vidro, metal ou outro material resistente ao calor. Um tubo conecta o balão à fonte de calor. A mistura líquida é colocada no balão e aquecida até que seja vaporizada. O vapor é então conduzido para um condensador, onde é resfriado e condensado em um recipiente separado.

O balão de destilação é  usado como o próprio nome já diz principalmente para destilação, o processo de separação de uma mistura de líquidos com diferentes pontos de ebulição por evaporação e condensação.

Como são fabricados os Balões de Destilação?

Como o calor extremo é usado no processo de destilação, é importante que os balões  de destilação sejam compostos de vidro  borosilicato que resistam a altas temperaturas.

O frasco de um balão  tem três componentes principais: a base esférica, um gargalo cilíndrico e uma haste lateral. A parte superior do gargalo do frasco é normalmente selada com uma rolha de cortiça ou borracha. À medida que os gases aquecidos mudam para a forma gasosa, eles sobem através da haste lateral  cilíndrica que está conectada ao gargalo do balão de destilação.

Como escolher o melhor balão de destilação para seu laboratório?

Os balões de destilação são utilizados para a realização de reações químicas e também como um recipiente para aquecimento de líquidos. No entanto, é importante escolher o balão de destilação ideal para o seu laboratório, pois existem diferentes tipos e tamanhos disponíveis no mercado. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha:

– O primeiro passo é considerar o tamanho do seu laboratório e o número de reações que serão realizadas. Se você precisar apenas de um pequeno balão de destilação para algumas reações esporádicas, pode optar por um modelo menor e mais simples. Por outro lado, se você planeja fazer muitas reações químicas ou aquecer grandes volumes de líquido, precisará investir em um balão maior e mais resistente.

Conclusão

Desde a antiguidade, os alquimistas têm usado balões de destilação para separar os componentes de uma solução. A principal vantagem do uso de um balão é que ele pode manter o líquido aquecido a uma temperatura constante, permitindo que os mais voláteis sejam facilmente destilados.

 

 

Viu, como é simples? Não se esqueça, precisando de um balão de destilação entre em contato com nossa equipe.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])