Compartilhe esse conteúdo:

Reagentes Químicos Importante saber como Manusear

Você trabalha com reagentes químicos? Está preparado para um acidente no laboratório? Sabe como manusear os reagentes químicos corretamente?

O manuseio cuidadoso, armazenamento e boas práticas de laboratório no uso de reagentes químicos de laboratório reduzirão significativamente a ocorrência de derramamentos.

No entanto, apesar das práticas recomendadas de laboratório, derramamentos de reagentes químicos não são incomuns. Felizmente, a maioria dos derramamentos de produtos químicos pode ser limpa com segurança por pessoal de laboratório treinado.

Quando ocorrer um derramamento de reagentes químicos, é essencial que você esteja ciente das etapas necessárias para gerenciar os derramamentos com cuidado e eficiência.

A etapa mais importante para lidar com um derramamento de produto químico com segurança e eficiência é a preparação. A implementação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) fornecerá o guia “Como fazer” para lidar com um derramamento de reagente químico . Usando as informações das Fichas de Dados de Segurança de Materiais (SDSs), os POPs para cada produto químico devem listar:

1) os riscos à saúde e ao meio ambiente; 2) o equipamento de proteção individual (EPI) adequado que deve ser usado; 3) procedimentos de primeiros socorros; 3) procedimentos de limpeza e 4) procedimentos de emergência, se necessário. Os POPs devem ser armazenados em local de fácil acesso no laboratório.

Uma etapa essencial na preparação é garantir que todo o pessoal do laboratório tenha recebido o treinamento necessário para o manuseio e armazenamento corretos de todos os reagentes químicos usados ​​no laboratório; são treinados para usar equipamentos de laboratório com segurança e têm confiança no gerenciamento de derramamentos de produtos químicos.

Todos os derramamentos de reagentes químicos são diferentes. Uma avaliação com conhecimento do nível de perigo depende de vários fatores, incluindo a identificação do reagente químico real, as quantidades de material derramado, o local onde o derramamento ocorreu (incluindo o tipo de superfície, fontes de calor ou chamas próximas) e a quantidade de ventilação na área .

Derramamentos de produtos químicos para laboratório podem ser classificados como:

  • Derramamento leve – quando o reagente químico não apresenta risco imediato à saúde e não envolve contaminação química do corpo. A maioria dos derramamentos de reagentes químicos no laboratório são classificados como derramamentos menores que podem ser limpos pelo pessoal do laboratório.
  • Derramamento importante – onde o reagente químico representa potencialmente um risco imediato para a saúde (toxicidade ou corrosividade) ou um alto risco de incêndio ou explosão (incluindo reatividade ao ar ou água).

A classificação e identificação do derramamento e o encaminhamento aos SOPs determinarão de forma eficiente o nível de resposta necessário para conter o derramamento.

Em primeiro lugar, é importante manter a calma e garantir que todo o pessoal do laboratório seja afastado da área enquanto a resposta apropriada é determinada.

No caso de um pequeno derramamento de reagente químico  que não represente nenhuma ameaça à saúde, o pessoal do laboratório nas áreas imediatas do derramamento deve ser alertado. Conforme descrito no SOP relevante, o gerente de laboratório apropriado, oficial de segurança, equipe de segurança e / ou serviços de emergência devem ser notificados imediatamente.

Este artigo se concentrará nas oito etapas envolvidas no gerenciamento de um pequeno derramamento de produto químico. No entanto, no caso improvável de ocorrer um grande derramamento de reagente químico, o laboratório e / ou prédio deve ser evacuado e os serviços de emergência notificados.

Se o pessoal do laboratório foi contaminado, o lava-olhos de emergência ou chuveiro de emergência mais próximos devem ser localizados, qualquer roupa contaminada removida e todas as áreas do corpo enxaguadas com grandes quantidades de água.

A primeira etapa na limpeza de um derramamento de reagente  químico de laboratório deve envolver o controle e contenção do derramamento. Antes de iniciar a limpeza de um derramamento de reagente  químico, todo o pessoal deve usar o EPI apropriado, incluindo óculos de proteção, luvas e jalecos de manga comprida.

  • A fonte do derramamento deve ser identificada e contida fechando as torneiras ou parando a fonte principal de qualquer derramamento causado por vazamentos.
  • O derramamento deve ser impedido de se espalhar fazendo uma barreira com materiais absorventes ao redor das bordas externas do derramamento.
  • Se a substância for volátil ou puder produzir vapores ou poeira no ar, feche a porta do laboratório e aumente a ventilação da área, se possível.

Para a maioria dos produtos químicos e ou reagentes químicos  não listados abaixo, a limpeza de pequenos derramamentos pode ser feita usando o kit de derramamento apropriado ou material absorvente como vermiculita, areia seca ou areia para gatos. O resíduo deve ser coletado e colocado no recipiente apropriado para descarte de resíduos químicos.

.

Ácido / Bases

O manuseio de derramamentos de ácido / base deve usar o kit apropriado para neutralizar e absorver os ácidos e bases inorgânicas. Os ácidos podem ser neutralizados com carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, enquanto as bases podem ser neutralizadas com ácido cítrico ou ácido ascórbico.

Carbonato de Sódio
Carbonato de Sódio

Após a neutralização, o pH do derramamento deve ser verificado para garantir que o derramamento foi neutralizado. Na maioria dos casos, uma vez que um derramamento de ácido ou base tenha sido neutralizado, o derramamento pode ser enxugado e enxaguado pelo ralo. Caso contrário, o derramamento deve ser absorvido com o material absorvente apropriado, que pode então ser descartado no recipiente para resíduos químicos.

.

Derramamentos Biológicos

Os laboratórios PC2 lidam com muitos riscos biológicos, incluindo fluidos corporais (como sangue, urina), tecidos ou órgãos, culturas de células e microorganismos (como E. coli ). O EPI apropriado é particularmente importante ao limpar derramamentos biológicos para evitar o contato com superfícies contaminadas e proteger da exposição a materiais respingados.

  • O derramamento é coberto com toalhas de papel ou absorventes.
  • Descontamine usando uma diluição de água sanitária ou desinfetante de grau hospitalar recém-preparada a 10% (vol./vol. W / água) – cuidado para evitar respingos.
  • Deixe descansar por 15 minutos.
  • Use toalhas de papel ou outro material absorvente para limpar o derramamento.
  • Além disso, limpe a área do derramamento com toalhas limpas embebidas em desinfetante.
  • Descarte as toalhas e / ou material absorvente no recipiente para resíduos de risco biológico.

.

Líquidos inflamáveis

Antes de iniciar o manuseio do derramamento de líquido inflamável, é importante garantir a remoção de todas as fontes potenciais de ignição. Os vapores tendem a se acumular próximo ao solo e é essencial que a área seja bem ventilada.

Derrames de líquidos inflamáveis ​​são mais bem limpos com o uso de almofadas anti-derramamento que são protegidas por uma barreira de vapor.

Normalmente, os líquidos inflamáveis ​​são descartados por incineração e, como tal, os procedimentos de limpeza devem evitar o uso de absorventes inertes, como areia de gato.

Todos os materiais absorventes usados ​​na limpeza devem ser descartados em sacos de polietileno resistentes, que são etiquetados.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])