Compartilhe esse conteúdo:

Quer saber Mais sobre Medidor de PH?

Hoje em nosso blog vamos falar de um equipamento de laboratório bastante conhecido, em qualquer laboratório tem um medidor de ph ou phmetro, ambos os nomes são conhecidos.

O medidor de ph ou phmetro é um equipamento de referência dentro do laboratório. Seja um laboratório de uma grande indústria ou um pequeno laboratório lá está o phmetro ou medidor de ph. Então vamos lá, vamos primeiro explicar

O que é ph?

O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância ou meio.

No contexto de química da água, a tarefa mais importante é a determinação do pH através de um peagâmetro ou medidor de pH.

Isso porque no abastecimento de água, o pH interfere na coagulação química, abrandamento, desinfecção e controle de corrosão.

Já no tratamento de águas residuais por processos biológicos ou químicos, o pH deve permanecer em faixas adequadas para propiciar o desenvolvimento  de reações bioquímicas ou biológicas, por isso o pHmetro é tão utilizado.

Para ter uma ideia, em estações de tratamento de esgoto por digestão anaeróbica, o pH é um dos principais fatores de controle do processo.

Em reservatórios ou lagoas de estabilização de esgotos, a fotossíntese das algas e o consequente aumento do pH, exerce um importante papel na eliminação de organismos patogênicos.

Portanto, podemos concluir que a medição do pH é um parâmetro fundamental para a determinação de espécies químicas para análise de águas potáveis ou de águas residuais,

Devido a isso o pHmetro digital, medidor de pH é tão importante na química da água. O medidor de pH nada mais é que um eletrodo acoplado a um potenciômetro.

Quando o peagâmetro é  submerso na amostra, seu eletrodo gera milivolts – que através do milivoltímetro são convertidos para uma escala de pH.

Defina a conformação do medidor de pH

Para a correta aplicação do medidor de ph, defina corretamente qual vai ser a conformação do equipamento. Existe o medidor de ph portátil, o medidor de ph de bolso e o medidor de ph de bancada. A conformação é escolhida de acordo com sua necessidade.

Defina o eletrodo do medidor de ph

A maioria dos medidores de ph já vem com eletrodo de ph  uso geral, mas o existem eletrodos específicos, por exemplo o medidor de ph de carne possui eletrodo próprio para carne, o medidor de ph de solo possui eletrodo próprio para solo.

As soluções tampão de pH também são importantes

Para garantir a precisão das leituras é importante o medidor de ph estar sempre calibrado. A solução tampão ph 7, solução tampão ph 4 são as mais utilizadas.

Como conservar seu medidor de ph?

Cuidados com eletrodo de pH

Calibração do eletrodo

Como os eletrodos de pH de vidro medem a concentração de H em relação às suas meias-células de referência, eles devem ser calibrados periodicamente para garantir medições precisas e repetíveis.

Nossa ampla seleção de tampões de calibração de pH comerciais inclui soluções padronizadas em relação às referências de pH certificadas pelo NIST para calibrar medidores de pH com resolução de até 0,001 pH.

Embora a calibração em relação a um padrão de referência de pH (calibração de um ponto) normalmente garanta uma medição de pH precisa, calibrações frequentes de dois pontos ou até mesmo de três pontos garantem os resultados mais confiáveis.

Certifique-se de que seu sistema de pH inclua buffers de calibração para uma faixa de valores de pH.

Condicionamento de Eletrodo

Os eletrodos de pH são enviados com os eletrodos úmidos. Antes de usar seu eletrodo pela primeira vez, siga estas três etapas para condicionar seu eletrodo:

  1. Remova a tampa protetora ou capa de borracha da parte inferior do sensor e lave o eletrodo com água destilada ou deionizada.
  2. Coloque o eletrodo em um béquer contendo um dos líquidos listados abaixo (em ordem de capacidade iônica para condicionar o eletrodo). Mergulhe por 20 minutos.
    • 3,8 M ou 4,0 M KCL
    • tampão de pH 4,0
    • 7,0 tampão de pH

    Nota: Nunca condicione um eletrodo de pH em água destilada ou deionizada – a exposição prolongada à água pura danificará a membrana de vidro especial.

  3. Após condicionar o sensor por 20 minutos, enxágue o eletrodo com água destilada ou deionizada. O eletrodo está agora pronto para calibração e medição de pH.

Manipulação de Eletrodos

Os eletrodos de pH  devem ser lavados entre as amostras com água destilada ou deionizada. Nunca limpe um eletrodo, limpar pode causar leituras errôneas devido a cargas estáticas. Seque a extremidade do eletrodo com papel sem fiapos para remover o excesso de água.

Eletrodos Recarregáveis

A solução de enchimento em eletrodos de pH recarregáveis ​​deve ser preenchida até, mas não além, do orifício de recarga. Certifique-se de que o orifício de enchimento esteja aberto ao medir para garantir que a solução de enchimento flua corretamente através da junção de referência.

Armazenar

Mantenha sempre o eletrodo de pH úmido. Recomendamos que você armazene seu eletrodo em uma solução de 4 M KCl . Se 4 M KCl não estiver disponível, use uma solução tampão de pH 4 ou 7 . NÃO armazene o eletrodo em água destilada ou deionizada – isso fará com que os íons saiam do bulbo de vidro e inutilizem o eletrodo.

Após o armazenamento, você pode notar cristais brancos de KCl se formando fora do eletrodo. Isso não interferirá nas medições. Simplesmente lave o eletrodo e seque antes de usar.

A maioria dos eletrodos é fornecida com uma capa de borracha protetora sobre o bulbo de vidro para ajudar a evitar rachaduras ou arranhões.

Informações úteis para a compra de um medidor de pH

  • Que precisão é necessária para sua aplicação, um medidor de ph  bancada  ou um medidor de ph de  bolso de baixo custo? Qual é a consistência e confiabilidade do medidor do ph que você precisa?
  • Calibração – tenha um novo conjunto de soluções tampão, escolha um medidor de ph com uma calibração simples de etapa única.
  • Certifique-se de que o eletrodo de pH é de alta qualidade e adequado para sua aplicação. Considere a nova sonda de tecnologia de ‘célula plana’.
  • Temperatura – tenha suas amostras em temperatura ambiente antes do teste, selecione um medidor com compensação automática de temperatura (ATC).
  • Medidor de pH Portátil ou Medidor de pH de  Bancada – O que se encaixa melhor no seu orçamento? Você está usando no campo, você precisa que seja à prova d’água?

Acreditamos que com esses cuidados básicos você terá um medidor de pH por muito tempo.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])