Compartilhe esse conteúdo:

O que é Cultura Celular?

A cultura celular é uma ferramenta muito versátil na investigação de questões científicas básicas e de pesquisa de tradução. A vantagem do uso de linhagens celulares em pesquisas científicas é sua homogeneidade e reprodutibilidade associada nos dados gerados.

Este post apresenta os princípios por trás da configuração de um laboratório de cultura de células e as diretrizes que garantem a segurança da equipe do laboratório, bem como das células cultivadas. Ele também aborda potenciais contaminantes microbiológicos e como eles podem ser evitados, mas também detectados precocemente.

 

Como deve ser um laboratório de Cultura Celular?

A aplicação de técnicas de cultura de células em pesquisa biomédica requer o gerenciamento de riscos potenciais ligados a agentes infecciosos abrigados por células cultivadas (por exemplo, HBV ou HIV), mas também o controle de reagentes que podem ser de natureza tóxica, corrosiva ou mutagênica.

Esses riscos potenciais podem colocar em risco a saúde dos trabalhadores de laboratório quando introduzidos no corpo (por exemplo, através do contato da pele e membranas mucosas com sólidos, líquidos ou aerossóis) e ameaçar o meio ambiente quando manuseados de forma inadequada.

Equipamentos Recomendado para o Laboratório de Cultura Celular

Apesar das várias técnicas e ensaios realizados em diferentes laboratórios de cultura de células, o tema comum do trabalho de cultura de células é a assepsia, a criação de um microambiente livre de micro organismos patogênicos indesejados, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Visto que a assepsia é um componente crucial para o sucesso do trabalho de cultura de células, uma sala separada ou área designada deve ser dedicada a esse trabalho e não deve ser utilizada para outros fins.

Vamos montar um Laboratório de Cultura Celular?

 

Vários equipamentos de laboratório podem ajudar a alcançar tal espaço de trabalho estéril e geralmente levam a uma maior eficiência, precisão e consistência do desempenho da cultura celular

  1. Cabine de Segurança Biológica ( Para criar uma superfície de trabalho estéril; classe II e III recomendada)
  2. Incubadora CO2 ( Para fornecer um ambiente fisiológico para o crescimento celular)
  3. Freezer de laboratório (Para armazenar células, material celular e componentes de cultura
  4. Centrífuga de Laboratório  (Para condensar células)
  5. Medidor de pH (Para determinar o pH correto dos meios de cultura)
  6. Meios de Cultura ( Para cultivar células em componentes desejáveis
  7. Contador de Células (Para contar células, determinar a cinética de crescimento e preparar densidades de revestimento adequadas
  8. Autoclave ( Para esterilizar pipetas e outros equipamentos em contato com as células)
  9. Bomba de Vácuo de Laboratório (Para aspirar meio de cultura celular)
  10. Banho Maria Laboratório (Para aquecer os meios de cultura de células)
  11. Garrafas de Cultura Celular , Frasco para o Cultivo de Células ou Placas de Petri  ( Para cultura de células em diferentes formatos (por exemplo, frascos, placas de Petri, placas de 96 poços)

Legislação

No Brasil, embora não exista legislação específica para cultura de células, a Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005) e as diretrizes da ANVISA devem ser observadas. Isso assegura que as pesquisas sejam conduzidas de maneira ética e segura, protegendo tanto os pesquisadores quanto o meio ambiente.

Diretrizes para segurança de laboratório celular

  1. Cada trabalhador de laboratório é responsável por sua própria saúde e segurança e a de outras pessoas que possam ser afetadas pelo trabalho realizado no laboratório de cultura de células.
  2. O equipamento de proteção individual deve ser usado ao entrar no laboratório de cultura de células e removido ao deixar ou contaminar qualquer equipamento de proteção individual. Ao manusear agentes perigosos, as luvas potencialmente contaminadas devem ser removidas imediatamente e descartadas no lixo de risco biológico. Lavar as mãos.
  3. A exposição da pele em sapatos abertos, calças curtas e saias não é recomendada.
  4. O consumo de alimentos, bebidas, armazenamento de mantimentos, fumar, aplicar cosméticos ou manusear lentes de contato não é permitido no laboratório de cultura celular.
  5. Os telefones celulares não devem ser usados ​​durante o trabalho no laboratório de cultura celular.
  6. Peças de roupa soltas (por exemplo, lenços, colares pendurados) devem ser removidas antes de iniciar o trabalho e o cabelo deve ser amarrado para trás.
  7. O laboratório de cultura de células deve ser mantido arrumado e limpo rotineiramente com um desinfetante (por exemplo, incubadoras, capelas de fluxo laminar e superfícies de trabalho).
  8. Todas as ferramentas de laboratório em contato com agentes potencialmente infecciosos ou perigosos devem ser descontaminadas antes e depois de trabalhar com elas. Materiais potencialmente infecciosos e perigosos devem ser descontaminados e descartados pela rota recomendada.
  9. Itens pontiagudos (por exemplo, pontas de pipeta) devem ser descartados imediatamente nas caixas de objetos pontiagudos designados.
  10. As mãos devem ser lavadas antes de sair do laboratório de cultura de células.
  11. O responsável  de segurança do laboratório deve ser notificado sobre a exposição ou derramamento de agentes infecciosos ou perigosos para aconselhar sobre uma estratégia adequada de contenção e descontaminação.

Diante do exposto acima solicite seu orçamento de plásticos descartáveis para cultura celular em nosso site

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])