Compartilhe esse conteúdo:

O que é Ágar XLD ? Qual a Importância e a função desse meio de cultura

Se você é um entusiasta da microbiologia, provavelmente já ouviu falar do Ágar XLD . Mas o que exatamente é esse meio de cultura? E quais são suas aplicações na pesquisa e no diagnóstico clínico? Neste post, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre esse poderoso aliado dos microbiologistas. Então, prepare-se para mergulhar no fascinante mundo do  Ágar XLD !

O XLD Ágar é um meio de cultura que é usado para cultivar bactérias enterais. Ele é feito com uma mistura de xilose e lactose, que são açúcares que as bactérias enterais podem usar para se nutrir. O Ágar XLD também contém uma substância chamada ácido p-hidroxibenzoico, que é um inibidor da enzima beta-galactosidase. Essa enzima é responsável por produzir a toxina lacasa, que é uma das principais toxinas produzidas pelas bactérias enterais.

O que significa  Ágar XLD ?

Primeiramente, o Ágar Xilose Lisina Desoxicolato (XLD Ágar é um meio de cultura seletivo para o isolamento de Salmonella e Shigella spp de espécimes clínicos e amostras de alimentos. Ágar XLD  foi originalmente formulado por Taylor para o isolamento e identificação de Shigella  a partir de amostras de fezes.

Os patógenos são diferenciados não apenas dos fermentadores de lactose não patogênicos, mas também de muitos não patógenos que não fermentam lactose ou sacarose.

Além disso, o meio de cultura  XLD Ágar foi formulado para aumentar a frequência de crescimento dos patógenos mais exigentes, que em outras formulações muitas vezes falharam em crescer devido à inclusão de inibidores excessivamente tóxicos.

Os resultados obtidos em várias avaliações clínicas têm apoiado a alegação de eficiência relativamente alta do  Ágar XLD no isolamento primário

A importância do  Ágar XLD para a microbiologia

Ágar XLD  é um meio de cultura utilizado para a seleção e enumeração de enterobactérias que produzem a enzima β-D-galactosidase. Esse meio também é indicado para o cultivo de outros microorganismos, como bactérias Gram-negativas e micoses superficiales.

A importância do  Ágar XLD  na microbiologia está relacionada à sua capacidade de permitir o crescimento desses microorganismos em um ambiente seguro e sem riscos. Além disso, esse meio de cultura é amplamente utilizado na seleção de bactérias lactitol positivas, uma vez que as enterobactérias que produzem a enzima β-D-galactosidase são capazes de metabolizar o lactitol presente no XLD Ágar.

Qual a composição do Ágar XLD?

O ágar XLD é composto por extrato de levedura, cloreto de sódio, xilose, lactose, sacarose, cloridrato de L-lisina, tiossulfato de sódio, citrato de ferro (III) amônio, vermelho de fenol, deoxicolato de sódio, ágar e água destilada ou deionizada.

O XLD Ágar é um meio de cultura que contém ingredientes essenciais para o crescimento e a proliferação de bactérias. Ele é composto por uma mistura de peptonas, extrato de levedura, lactose e outros sais. Além disso, o XLD

Ágar também contém cloreto de cálcio, que é importante para manter o pH do meio de cultura ideal para o crescimento das bactérias.

Outros componentes importantes do XLD Ágar são o dibásico de fosfato de cálcio, que ajuda a regular o pH; sulfato de sódio, que é necessário para a formação de colônias bacterianas; e nitrato de potássio, que serve como uma fonte de nitrogênio. O meio também contém um corante vermelho (Nalidíxico), que é usado para detectar bactérias enterobactéricas.

 Preparação do ágar XLD.

O XLD Ágar é um meio de cultura que é usado para cultivar bactérias enterobacteriáceas. É uma das várias variedades de agar usadas na microbiologia e é amplamente conhecida por sua eficácia no cultivo de bactérias do tipo Escherichia coli.

O XLD Ágar também pode ser usado para outros fins, como o cultivo de bactérias do tipo Salmonella e Shigella.
Para preparar o XLD Ágar, é necessário ferver a mistura de ingredientes e deixá-la esfriar.

Esta mistura consiste em: 5g de ágar-ágar, 2g de extrato de carne desidratada, 0.5g de sal de KCl, 1g de NaCl e 0.25g de sal eletrólito. Uma vez dissolvidos os ingredientes na água destilada, o meio pode ser colocado em frascos estéreis e autoclavados para serem armazenados ou usados imediatamente para a cultura celular.

Todos os ingredientes do XLD Ágar são suspensos em água. É aquecido com agitação frequente, até que o meio comece a ferver.

Transfira imediatamente o XLD Ágar para um banho maria de laboratório temperatura a cerca de 50° C, continue a agitar até que o meio XLD Ágar esfrie a aproximadamente 50° C e despeje em placas.

A preparação de grandes volumes de meio  de cultura, exigindo aquecimento prolongado, deve ser evitada. A avaliação da qualidade  do XLD Ágar é feita com base na produtividade, seletividade e aparência característica das colônias.

Propriedades do XLD Ágar

O Ágar XLD  é um meio de cultivo bacteriano que é usado para a identificação e diferenciação de bactérias enterobactérias. Ele fornece uma barreira física para outras bactérias, enquanto permite que as enterobactérias cresçam e se multipliquem. O Ágar XLD contém glicerina, que é um nutriente essencial para as bactérias enterobactérias. Ele também contém lecitina, que ajuda a manter as membranas celulares das bactérias saudáveis.

Princípios do Ágar  XLD

O Ágar XLD  é um meio de cultura que segue os princípios da microbiologia clássica. Ele foi desenvolvido para permitir o crescimento de bactérias enterobacterianoas em um ambiente anaeróbio. O XLD Ágar também é eficaz no controle de coliformes e outras bactérias Gram-negativas.

1. Reagente de Diferenciação: O  Ágar XLD contém um reagente de diferenciação, que é um composto que permite identificar facilmente as bactérias Gram-negativas.

2. Meio Selectivo: O  Ágar XLD  contém uma substância selectiva que impede o crescimento de muitas espécies bacterianas indesejadas enquanto permite o crescimento de enterobacterianoas.

3. Ambiente Anaeróbico: O Ágar XLD foi desenvolvido para permitir o crescimento em ambientes anaeróbicos e assim minimizar a interferência dos fatores ambientais no seu desempenho durante os ensaios microbiológicos.

4. Controle de Coliformes: O  Ágar XLD possui propriedades específicas que permitem controlar a presença de coliformes e outros microrganismos Gram-negativos.

5. Acidificação: O  Ágar XLD possui um pH inicial baixo, o que permite que as bactérias cresçam de forma controlada e sem a competição de outras espécies bacterianas.

6. Controle de Oxigênio: O  Ágar  XLD também contém um agente quelante que reage com o oxigênio presente no meio, permitindo assim um ambiente anaeróbico estável para a crescimento das bactérias.

7. Nutrição Balanceada: O Ágar XLD contém nutrientes balanceados que fornecem todos os elementos necessários para o crescimento das bactérias enterobacterianoas.

Benefícios do uso do ágar XLD na microbiologia

O Ágar  XLD é um meio de cultura utilizado na microbiologia para o cultivo de bactérias enterobacterias. Ele é formulado com ingredientes que permitem o crescimento dessas bactérias, enquanto inibem o crescimento de outros microorganismos. Algumas das vantagens do uso do ágar XLD são:

– Ele é eficaz na detecção de coliformes fecais em amostras de alimentos, água e ambientes.
– É amplamente utilizado em testes de sanidade em indústrias alimentícias.
– O Ágar  XLD também pode ser usado para outros testes microbiológicos, como a determinação da contagem total de bactérias aeróbias mesófilas em amostras ambientais.

 

 

 

 

Agora que você já sabe um pouco sobre o Ágar XLD  entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento de meio de cultura.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])