Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Medidor de  ORP? Você sabe o que é ORP?

Em ambientes laboratoriais, um dos parâmetros avaliados é o potencial de oxidação/redução (potencial redox), que indica a capacidade de um substrato ganhar ou perder elétrons.

Medidores de ORP ou potenciômetros redox mensuram este potencial em soluções, baseando-se no processo químico de oxirredução onde átomos ou moléculas podem oxidar (perdendo elétrons) ou reduzir (ganhando elétrons). Esses dispositivos são essenciais para avaliar a qualidade da água, monitorar sais dissolvidos e rastrear mudanças na qualidade da água em laboratórios aquáticos, além de serem usados no tratamento de águas residuais.

Como os medidores de ORP funcionam?

Os medidores de ORP avaliam o potencial redox de uma solução. Usando um eletrodo, geralmente revestido com óxido metálico, que ao entrar em contato com a solução, move íons metálicos, gerando uma corrente elétrica. Esta corrente, representativa da diferença de potencial entre a solução e o ar, é medida por um dispositivo portátil que apresenta o valor em escala ORP.

Esse valor indica a capacidade oxidante ou redutora da solução, influenciada por fatores como íons metálicos e oxigênio dissolvido. Com materiais como platina ou ouro no eletrodo, o sinal gerado é proporcional ao potencial detectado e, após amplificação, apresenta o ORP exato da solução. Esses medidores são cruciais para monitorar condições químicas, ajustar processos industriais e avaliar ambientes como piscinas. Em essência, são ferramentas vitais para monitoramento preciso em química e condições ambientais.

Entendendo a Importância de Medir o ORP

 O medidor de ORP (potencial de redução de oxidação) é normalmente usado  para determinar o potencial de oxidação ou redução de uma amostra de água.

Indica possível contaminação, principalmente por efluentes industriais. O ORP pode ser valioso se o usuário souber que um componente da amostra é o principal responsável pelo valor observado.

 Por exemplo, o excesso de cloro no efluente de águas residuais resultará em um grande valor positivo e a presença de sulfeto de hidrogênio resultará em um grande valor negativo.

O ORP é determinado medindo o potencial de um eletrodo quimicamente inerte (platina) que está imerso na solução. O potencial do eletrodo sensor é lido em relação ao eletrodo de referência da sonda de pH e o valor é apresentado em milivolts (mV).

 

Quais são as vantagens de um medidor de ORP?

Os medidores de ORP são essenciais para garantir a qualidade da água, tendo aplicações variadas, de piscinas a processos industriais. Suas vantagens incluem:

  • Monitoramento e ajuste do nível de cloro e outros produtos químicos;
  • Prevenção de corrosão ao identificar desequilíbrios elétricos na solução;
  • Detecção e prevenção de crescimento bacteriano indesejado;
  • Manutenção aprimorada da qualidade da água, permitindo correções rápidas de alcalinidade, acidez e outros problemas;
  • Economia financeira ao otimizar o uso de produtos químicos para tratamento.

Em resumo, os medidores de ORP são investimentos valiosos para manter a água segura e de alta qualidade, beneficiando tanto usuários individuais quanto profissionais.

Qual é o melhor medidor de ORP para comprar?

Ao escolher um medidor de ORP, considere sua precisão, faixa de medição e clareza de leitura. Avalie a reputação das marcas e as opiniões dos usuários. Alguns medidores oferecem recursos extras, como armazenamento interno e conectividade móvel. Defina seu orçamento, considerando modelos de diferentes faixas de preço. Não existe um medidor “melhor” universal, então é fundamental pesquisar e avaliar suas necessidades específicas antes de comprar.

Perguntas frequentes sobre medidor de ORP

1. Como calibrar um medidores de ORP?
R: A calibração do medidor de ORP é essencial para garantir a precisão das medições. Para isso, siga as instruções do fabricante e utilize soluções tampão adequadas.

2. Qual é a diferença entre um medidor de pH e um medidores de ORP?
R: O medidor de pH é usado para verificar o nível ácido ou alcalino da substância, enquanto o medidor de ORP verifica o potencial oxidante ou redutor.

3. É possível usar um mesmo eletrodo para ambos os tipos de medição (pH/ORP)?
R: Não é recomendado usar o mesmo eletrodo para ambas as medições porque pode haver contaminação cruzada que afeta a precisão dos resultados.

4. Como armazenar corretamente meu medidores de ORP?
R: Após cada uso, limpe cuidadosamente seu dispositivo com água destilada antes de guardar em local seco e seguro.

5. Posso mergulhar completamente meu medidor na solução que estou testando?
R: Depende do modelo do aparelho – verifique sempre as orientações específicas no manual antes da utilização.

 

Diante do que explicamos acima caso tenha dúvidas sobre medidor de orp entre em contato conosco.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.