Compartilhe esse conteúdo:

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos pode realizar uma ampla gama de testes cobrindo patógenos e organismos deteriorantes em alimentos, ingredientes alimentares e água. Podemos identificar microorganismos desconhecidos e classificá-los em nível de espécie e detectar patógenos alimentares usando métodos rápidos. Indicativo, as seguintes análises podem ser determinadas:

  • Análise microbiológica de alimentos, ingredientes e água
  • Investigação de incidentes de contaminação microbiana
  • Determinação da vida útil microbiológica
  • Teste de desafio: estudos para determinar o comportamento de microorganismos específicos (geralmente patógenos), caso estejam presentes no produto. Amostras do produto são inoculadas com os organismos de interesse e submetidas a condições representativas de armazenamento e / ou processamento, durante as quais a população viável dos organismos de desafio é periodicamente determinada).
  • Identificação de microorganismos
  • Métodos microbiológicos rápidos (teste para a presença de patógenos, como Salmonella , Listeria monocytogenes , Escherichia coli O157, Camplylobacter jejuni )
  • Teste para enterotoxina estafilocócica
  • Análise antimicrobiana / criação de perfis de substâncias
  • Conselhos sobre como a formulação do produto (acidez, sal, açúcar, conservantes) pode afetar o prazo de validade

A análise de alimentos é a disciplina que lida com o desenvolvimento, aplicação e estudo de procedimentos de caracterização das propriedades dos alimentos e seus constituintes. Por análise, informações sobre as diferentes características dos alimentos, incluindo sua composição, estrutura, propriedades físico-químicas e atributos sensoriais podem ser obtidos. A qualidade dos alimentos se refere ao características dos alimentos desejáveis ​​e aceitáveis ​​para os consumidores. Pode ser físico, químico ou sensorial. O controle de qualidade não é uma opção no processamento de alimentos. Cada lote de alimento produzido por uma
a empresa deve ter atingido os padrões de qualidade por ela estabelecidos. A qualidade deve ser sempre consistente. Todos os produtos alimentícios requerem análise em vários estágios desde o recebimento das matérias-primas até produção e às vezes mesmo depois que o produto chega ao mercado. A comida é analisada por agências governamentais, indústrias alimentícias e pesquisadores por várias necessidades.

Os equipamentos para um laboratório de  microbiologia abrangem  uma grande categoria com vários tipos de itens usados ​​em laboratórios. Microbiologia é o estudo de formas de vida microscópicas e é usada por cientistas que estudam vírus, plantas, fungos, protozoários, células e parasitas. Muitas indústrias usam a microbiologia para fins de controle de qualidade, para provar que não há contaminantes vivos ou para descobrir que tipo de contaminantes existem para que saibam como resolver o problema.

Os equipamentos para um laboratório de microbiologia incluem microscópio, tubos de ensaio,  placas de petri, meios de cultura sólidos e líquidos, alça de inoculação, pipetas e ponteiras , estufa incubadoras; autoclave vertical  e capelas de fluxo laminar.

O que faz um laboratório de microbiologia de alimentos.

Considerações para a compra de equipamentos de microbiologia.

O tipo de equipamento para um laboratório de  microbiologia  é baseado no tipo de organismos que está estudando. Alguns equipamentos de microbiologia são necessários em quase todos os laboratórios, mas outros, como meios de cultura, podem ser específicos para certos tipos de microrganismos e, portanto, não são necessários para todos os microbiologistas. Existem vários tipos de lâminas, incluindo lâminas regulares de vidro plano, lâminas côncavas para segurar uma amostra de líquido e lâminas com grades impressas para ajudar na contagem de células. Antes de comprá-los, decida quanto espaço você tem para ferramentas como autoclaves, estufa microbiológica e capelas de fluxo laminarstomacher e quanta capacidade você precisa que eles tenham.

Microbiologia de Alimentos estuda microrganismos e suas reações aos alimentos e seus ambientes. As áreas de ênfase são: compreensão da ecologia para deterioração e patogenicidade microbiana, predição de crescimento microbiano e morte com modelos de computador, desenvolvimento de novos métodos de detecção, descoberta e uso de inibidores microbianos naturais, compreensão da base genética para patogenicidade e a reação de microrganismos a novos métodos de preservação.

Os microbiologistas de alimentos estudam as interações entre alimentos, microrganismos e seu ambiente para garantir a segurança, qualidade e valor dos alimentos. Eles estudam métodos para conservar alimentos e evitar que estraguem a cadeia produtiva de alimentos. Eles estudam a ecologia para determinar como os microrganismos entram nos alimentos, o que pode ser feito para controlar o crescimento microbiano nos alimentos ou por que os microrganismos patogênicos são um problema em alimentos específicos.

Os microbiologistas também desenvolvem métodos novos e rápidos para detectar microorganismos patogênicos e deteriorantes em alimentos. Eles estudam a composição genética dos microrganismos para determinar por que as bactérias têm virulência e causam doenças, como as propriedades fermentativas podem ser estabilizadas e como essas características podem ser usadas para desenvolver métodos rápidos para gênero individual e identificação de espécies. Eles usam várias técnicas para estudar macromoléculas, manipular processos biológicos ou fazer outras transformações biotecnológicas.

Os equipamentos de laboratório são usados ​​para realizar experimentos científicos e variam de ferramentas simples a aparelhos complexos, dependendo dos usos. Embora diferentes tipos de laboratórios precisem de diferentes tipos de aparelhos de laboratório , alguns são comuns a todos. Alguns equipamentos para  laboratório em geral  são usados ​​para pesar objetos, misturar e preparar soluções e outros para limpar recipientes. Equipamento de laboratório refere-se a vários equipamentos usados ​​em um laboratório para realizar diferentes tarefas. Essas ferramentas são destinadas ao uso por cientistas, alunos, professores e até mesmo médicos. Ao realizar qualquer experimento, você precisa ter cuidado para evitar se machucar. Para garantir a segurança e realizar um experimento de maneira adequada, é importante conhecer os equipamentos comuns de laboratório e seus usos.

Balança Analítica

Como são altamente precisas e baseadas em tecnologia avançada, as balanças analíticas para laboratório são usadas explicitamente em laboratórios para a conclusão eficaz de tarefas como materiais de teste de pesagem e quantidades de amostra, formulação, determinação de densidade, análise de pureza, teste de controle de qualidade e teste de material e conformidade.

Autoclave

As autoclaves são utilizadas principalmente para a esterilização de equipamento laboratoriais com capacidade de esterilizar um grande número de materiais de uma só vez. Eles são comumente usados ​​para a preparação de meios de cultura durante as aplicações de laboratório.

Bico de Bunsen

O bico de bunsen  comumente usado para processos como esterilização, combustão e aquecimento. Em laboratórios  de microbiologia, é comumente usado para esterilização de alças de platina

Centrífuga de Laboratório

A principal aplicação de uma centrífuga é a separação de partículas suspensas em uma suspensão. Ele pode ser usado para a separação de organelas celulares, ácido nucléico, componentes do sangue e separação de isótopos.

Contador de Colônias

Um contador de colônias é usado principalmente para contar o número de colônias presentes em uma placa de cultura para estimar a concentração de microrganismos em cultura líquida

Freezer para Laboratório

Um congelamento profundo pode ser usado para a preservação de diferentes coisas usadas nos laboratórios por um longo período de tempo. Os freezers são usados ​​em laboratórios para armazenar e conservar vacinas, alimentos, amostras de sangue, amostras biológicas , etc. por um período de tempo mais extenso.

Homogeneizador de Laboratório

Um homogeneizador de laboratório  é usado principalmente para romper as células para adquirir organelas celulares para diferentes processos microbiológicos. É usado na etapa de preparação antes da extração e purificação de diferentes macromoléculas como proteínas, ácidos nucléicos e lipídios

Chapa Aquecedora

Em um laboratório, as chapas aquecedoras de laboratório são usadas para aquecer vidrarias e seus componentes.

Estufa de Laboratório

A estufa de laboratório pode ser usado para esterilizar materiais como vidros, equipamentos de metal, pós, etc. Permite a destruição de microorganismos e também de esporos bacterianos. Permite a secagem de vidrarias 

Incubadora BOD

As incubadoras BOD têm uma ampla gama de aplicações, incluindo cultura de células, estudos farmacêuticos, estudos hematológicos e estudos bioquímicos.As incubadoras também podem ser utilizadas na área de pesquisa de células .

Capela de Fluxo Laminar

A capela de fluxo  laminar é comumente usada para conduzir processos sensíveis à contaminação.É  utilizada para experimentos relacionados à cultura de tecidos vegetais e para experimentos de transformação genética.

Agitador Magnético

É geralmente usado para misturar vários componentes líquidos em uma mistura em um laboratório químico ou de laboratório de microbiologia. Este equipamento de laboratório  é usado no lugar de outros agitadores, pois é livre de ruído, muito fácil de utilizar. Existem duas modalidades desse equipamento: agitador magnético com aquecimento e agitador magnético sem aquecimento.

Microscópio Binocular

Existem muitos tipos diferentes de microscópios, cada um dos quais funciona de acordo com seus respectivos princípios. No entanto, há algo em comum entre eles.O princípio básico em um microscópio é a ampliação.

Medidor de pH

Um medidor de pH é usado principalmente para medir a acidez de produtos químicos farmacêuticos, culturas, solo e estação de tratamento de água. Ele pode ser usado para medir o nível de acidez em vinhos e queijos durante sua produção.

Espectrofotômetro

Em um laboratório de microbiologia, um espectrofotômetro é aplicado para medir a concentração de proteínas, ácidos nucléicos, crescimento bacteriano e reações enzimáticas.

Agitador de tubo vortex

Um agitador vortex é uma das tecnologias básicas usadas para a mistura de amostras em tubos de vidro ou frascos em laboratórios. O agitador de tubo  Vortex é usado principalmente para a mistura de vários fluidos de amostra nos tubos de amostra e também permite a homogeneização de células e organelas celulares.

Banho Maria de Laboratório

Os banhos de laboratório são usados ​​principalmente para aquecer amostras sob uma temperatura controlada. Um banho maria para laboratório é  adequado para aquecer produtos químicos que podem ser inflamáveis ​​sob ignição direta.

Destilador de Água

O destilador de água é  usado para obter água destilada necessária para muitos testes de laboratório, bem como para a preparação de soluções.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])