Compartilhe esse conteúdo:

Você Pretende Montar um Laboratório de Microbiologia?

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos pode realizar uma ampla gama de testes cobrindo patógenos e organismos deteriorantes em alimentos, ingredientes alimentares e água. .

Podemos identificar microorganismos desconhecidos e classificá-los em nível de espécie e detectar patógenos alimentares usando métodos rápidos. Indicativo, as seguintes análises podem ser determinadas:

  • Análise microbiológica de alimentos, ingredientes e água
  • Investigação de incidentes de contaminação microbiana
  • Determinação da vida útil microbiológica
  • Teste de desafio: estudos para determinar o comportamento de microorganismos específicos (geralmente patógenos), caso estejam presentes no produto. Amostras do produto são inoculadas com os organismos de interesse e submetidas a condições representativas de armazenamento e / ou processamento, durante as quais a população viável dos organismos de desafio é periodicamente determinada).
  • Identificação de microorganismos
  • Métodos microbiológicos rápidos (teste para a presença de patógenos, como Salmonella , Listeria monocytogenes , Escherichia coli O157, Camplylobacter jejuni )
  • Teste para enterotoxina estafilocócica
  • Análise antimicrobiana / criação de perfis de substâncias
  • Conselhos sobre como a formulação do produto (acidez, sal, açúcar, conservantes) pode afetar o prazo de validade

Por que a análise de Alimentos é tão Importante?

A análise de alimentos é a disciplina que lida com o desenvolvimento, aplicação e estudo de procedimentos de caracterização das propriedades dos alimentos e seus constituintes.

Por análise, informações sobre as diferentes características dos alimentos, incluindo sua composição, estrutura, propriedades físico-químicas e atributos sensoriais podem ser obtidos.

A qualidade dos alimentos se refere ao características dos alimentos desejáveis ​​e aceitáveis ​​para os consumidores. Pode ser físico, químico ou sensorial. O controle de qualidade não é uma opção no processamento de alimentos.

Cada lote de alimento produzido por uma a empresa deve ter atingido os padrões de qualidade por ela estabelecidos.

A qualidade deve ser sempre consistente. Todos os produtos alimentícios requerem análise em vários estágios desde o recebimento das matérias-primas até produção e às vezes mesmo depois que o produto chega ao mercado.

A comida é analisada por agências governamentais, indústrias alimentícias e pesquisadores por várias necessidades.

O que é Microbiologia?

Microbiologia é o estudo de formas de vida microscópicas e é usada por cientistas que estudam vírus, plantas, fungos, protozoários, células e parasitas. Muitas indústrias usam a microbiologia para fins de controle de qualidade, para provar que não há contaminantes vivos ou para descobrir que tipo de contaminantes existem para que saibam como resolver o problema.

Vamos falar sobre os Equipamentos para um Laboratório de Microbiologia?

Os equipamentos para um laboratório de  microbiologia abrangem  uma grande categoria com vários tipos de itens usados ​​em laboratórios.

Os equipamentos para um laboratório de microbiologia incluem microscópio, tubos de ensaio,  placas de petri, meios de cultura sólidos e líquidos, alça de inoculação, pipetas e ponteiras , estufa incubadoras; autoclave vertical  e capelas de fluxo laminar.

Considerações para a compra de equipamentos de microbiologia.

O tipo de equipamento para um laboratório de  microbiologia  é baseado no tipo de organismos que está estudando.

Alguns equipamentos de microbiologia são necessários em quase todos os laboratórios, mas outros, como meios de cultura, podem ser específicos para certos tipos de microrganismos e, portanto, não são necessários para todos os microbiologistas.

Existem vários tipos de lâminas, incluindo lâminas regulares de vidro plano, lâminas côncavas para segurar uma amostra de líquido e lâminas com grades impressas para ajudar na contagem de células.

Antes de comprá-los, decida quanto espaço você tem para ferramentas como autoclaves, estufa microbiológica e capelas de fluxo laminarstomacher e quanta capacidade você precisa que eles tenham.

Microbiologia de Alimentos estuda microrganismos e suas reações aos alimentos e seus ambientes.

As áreas de ênfase são: compreensão da ecologia para deterioração e patogenicidade microbiana, predição de crescimento microbiano e morte com modelos de computador, desenvolvimento de novos métodos de detecção, descoberta e uso de inibidores microbianos naturais, compreensão da base genética para patogenicidade e a reação de microrganismos a novos métodos de preservação.

O que fazem os Microbiologistas de Alimentos?

Os microbiologistas de alimentos estudam as interações entre alimentos, microrganismos e seu ambiente para garantir a segurança, qualidade e valor dos alimentos.

Eles estudam métodos para conservar alimentos e evitar que estraguem a cadeia produtiva de alimentos. Eles estudam a ecologia para determinar como os microrganismos entram nos alimentos, o que pode ser feito para controlar o crescimento microbiano nos alimentos ou por que os microrganismos patogênicos são um problema em alimentos específicos.

Qual a atuação do Microbiologista?

Os microbiologistas também desenvolvem métodos novos e rápidos para detectar microorganismos patogênicos e deteriorantes em alimentos.

Eles estudam a composição genética dos microrganismos para determinar por que as bactérias têm virulência e causam doenças, como as propriedades fermentativas podem ser estabilizadas e como essas características podem ser usadas para desenvolver métodos rápidos para gênero individual e identificação de espécies.

Eles usam várias técnicas para estudar macromoléculas, manipular processos biológicos ou fazer outras transformações biotecnológicas.

Para qual finalidade servem os Equipamentos de Laboratório?

Os equipamentos de laboratório são usados ​​para realizar experimentos científicos e variam de ferramentas simples a aparelhos complexos, dependendo dos usos.

Embora diferentes tipos de laboratórios precisem de diferentes tipos de aparelhos de laboratório , alguns são comuns a todos. Alguns equipamentos para  laboratório em geral  são usados ​​para pesar objetos, misturar e preparar soluções e outros para limpar recipientes.

Equipamento de laboratório refere-se a vários equipamentos usados ​​em um laboratório para realizar diferentes tarefas.

Essas ferramentas são destinadas ao uso por cientistas, alunos, professores e até mesmo médicos.

Ao realizar qualquer experimento, você precisa ter cuidado para evitar se machucar. Para garantir a segurança e realizar um experimento de maneira adequada, é importante conhecer os equipamentos comuns de laboratório e seus usos.

Balança Analítica

Como são altamente precisas e baseadas em tecnologia avançada, as balanças analíticas para laboratório são usadas explicitamente em laboratórios para a conclusão eficaz de tarefas como materiais de teste de pesagem e quantidades de amostra, formulação, determinação de densidade, análise de pureza, teste de controle de qualidade e teste de material e conformidade.

Autoclave

As autoclaves são utilizadas principalmente para a esterilização de equipamento laboratoriais com capacidade de esterilizar um grande número de materiais de uma só vez. Eles são comumente usados ​​para a preparação de meios de cultura durante as aplicações de laboratório.

Bico de Bunsen

O bico de bunsen  comumente usado para processos como esterilização, combustão e aquecimento. Em laboratórios  de microbiologia, é comumente usado para esterilização de alças de platina

Centrífuga de Laboratório

A principal aplicação de uma centrífuga é a separação de partículas suspensas em uma suspensão. Ele pode ser usado para a separação de organelas celulares, ácido nucléico, componentes do sangue e separação de isótopos.

Contador de Colônias

Um contador de colônias é usado principalmente para contar o número de colônias presentes em uma placa de cultura para estimar a concentração de microrganismos em cultura líquida

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])