Compartilhe esse conteúdo:

Você já ouviu falar em Papel Germitest? Por que esse papel é utilizado na germinação de sementes?

 

O Papel para Germinação de Sementes tipo Germitest, também conhecido simplesmente como papel Germitest, é um material utilizado em testes de germinação de sementes. Trata-se de um papel especialmente desenvolvido para criar um ambiente favorável para a germinação das sementes, permitindo que os pesquisadores e agricultores avaliem a taxa de germinação e a qualidade das sementes.

O Papel Germitest pioneiro na área para germinação de sementes , tipo papel toalha especial para germinação de  sementes, este papel de germinação é isentos de detritos ou impurezas, fungos e bactérias.

No teste padrão de germinação podem ser utilizados quatro tipos de substratos: papel germitest , areia e água. Entretanto, em laboratório, o usual é papel germitest e água. A escolha vai depender de alguns fatores da semente e de sua exigência como tamanho, exigência em água e luminosidade.

Por que o papel para germinação é importante?

 

A germinação das sementes é influenciada por fatores ambientais como temperatura, métodos e substrato, os quais podem ser manipulados a fim de otimizar a porcentagem, velocidade e uniformidade de germinação, resultando na obtenção de plântulas mais vigorosas e na redução de gastos de produção.

 

A germinação da semente é um processo crucial que influencia o rendimento e a qualidade das culturas. Portanto, entender os aspectos moleculares da dormência e germinação das sementes é de grande importância para a melhoria do rendimento e da qualidade das culturas.

 

A temperatura exerce forte influência na velocidade e uniformidade de germinação, estando relacionada com os processos bioquímicos; na qual as
sementes apresentam comportamento variável em diferentes temperaturas, não havendo uma única recomendação para todas as espécies, pois esta é dependente das condições climáticas de suas regiões de origem, na época propícia para a germinação natural

 

 

Função do papel germitest

 

O papel germitest têm a capacidade de retenção de água para suprir as necessidades das sementes. Também deve ser poroso, com sacos plásticos para protegê-lo de impurezas e danos eventuais.

A água tem papel fundamental na compreensão da biologia da semente, particularmente nos processos de desenvolvimento e germinação . A hidratação de sementes maduras, secas e não dormentes estabelece o início do processo de germinação, possibilitando a reativação do sistema metabólico e a síntese de novos compostos. 

 

Propriedades do Papel para Germinação

O papel Germitest é projetado para manter a umidade ao redor das sementes, fornecer aeração adequada e oferecer uma superfície na qual as sementes podem germinar. Geralmente, é feito de celulose absorvente e é cortado em tiras ou folhas para acomodar várias sementes. As sementes são colocadas no papel úmido e, em seguida, é enrolado ou dobrado para que as sementes fiquem protegidas e possam começar a germinar.

 

Papel Germitest para Germinação de Sementes pH Neutro – 65 Gramas – Diâmetro 28x38cm – Caixa com 1000 Folhas – Modelo 3034-8

 

Papel Germitest para Germinação de Sementes pH Neutro – 65 Gramas – Diâmetro 28x76cm – Caixa com 1000 Folhas – Modelo 3045-4

 

 

Conclusão

Esse papel é amplamente utilizado em laboratórios, indústrias de sementes e instituições de pesquisa agrícola para determinar a taxa de germinação de diferentes lotes de sementes. Isso é importante para garantir a qualidade das sementes antes de serem plantadas em campo, pois uma alta taxa de germinação é essencial para uma boa colheita.

O papel Germitest é apenas uma das muitas ferramentas e técnicas disponíveis para avaliar a qualidade das sementes, mas desempenha um papel fundamental na avaliação inicial da viabilidade das sementes antes do plantio.

 

Para maiores informações sobre papel germitest consulte nossa equipe.

 

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])