Compartilhe esse conteúdo:

Vamos Montar um Laboratório de Química?

O projeto de um laboratório de química deve se adequar à instituição ou ambiente de maneira que seja sensível às necessidades daqueles que nele trabalham e de quem são atendidos.

Ao mesmo tempo, o projeto deve fornecer flexibilidade futura e crescimento consistente com as necessidades previstas daqueles que usam suas instalações.

Embora não seja possível cobrir adequadamente neste artigo todas as possibilidades de planejamento e projeto de laboratórios, espera-se que um pouco do processo básico de projeto de laboratório possa ser transmitido ao leitor, com incentivo para a leitura posterior.

Como ser bem sucedido na Montagem de um Laboratório?

Laboratórios em todo o mundo fornecem os ambientes de alta tecnologia de que os pesquisadores precisam para descobrir terapias médicas inovadoras, fazer avanços agrícolas e desenvolver abordagens inovadoras para os maiores desafios do mundo.

Os laboratórios bem sucedidos são o resultado de extenso planejamento, colaboração e coordenação entre a equipe de projeto e todas as partes interessadas impactadas. Mesmo o menor detalhe, executado incorretamente, pode ter um impacto prejudicial sobre o funcionamento e a segurança do laboratório – portanto, obter esses espaços certos para os cientistas que trabalham neles é fundamental.

  10 principais equipamentos para um laboratório  iniciante em  química:

  • Agitador Magnético com Aquecimento : o agitador magnético possui a função de agitar substâncias líquidas no laboratório, existe a opção de agitador magnético com aquecimento e agitador magnético sem aquecimento. O agitador magnético utiliza a barra magnética para auxiliar a agitação.

  • Balança Analítica de Laboratório: A balança analítica ou balança de precisão possui a função de realizar a pesagem de massas, quando se necessita de uma precisão de 0,0001g a balança indicada é a balança analítica

  • Banho Maria de Laboratório: o banho maria de laboratório possui a função de aquecer substâncias que não podem ir diretamente ao fogo e a uma temperatura controlada, existe a opção de banho maria analógico e banho maria digital.

  • Capela de Exaustão: a capela de exaustão de gases possui a função de retirar os gases do laboratório provenientes das análises, muitas reações osorrem com a manipulação de gases, para evitar que esses gases se dissipem pelo laboratório, prejudicando a saúde dos operador a capela de exaustão de gases é o equipamento para laboratório indicado.

  • Centrífuga de Laboratório:  a centrífuga laboratorial possui a função de centrifugar  e sedimentar as partículas, as centrífugas de laboratório são muito usadas em diversos segmentos, tanto em laboratórios químicos quanto em biotecnologia e análises clínicas.

  • Destilador de Água: o destilador de água realiza a destilação da água para a retirada dos minerais, a purificação da água ocorre no processo de evaporação, existem algumas diferenças entre destilador de água e deionizador de água, são processos distintos.

  • Estufa de Laboratório: a estufa de laboratório é um equipamento que precisa ser bem avaliado, existem diversas opções de estufa de laboratório, pode ser uma estufa de esterilização e secagem, pode ser uma estufa de cultura bacteriológica, pode ser uma estufa à vácuo, enfim a escolha da estufa de laboratório precisa ser discutida na hora da aquisição.

  • Micropipeta: a micropipeta surgiu com a função de facilitar e tornar a pipetagem mais precisas e seguras, a micropipeta pode ser monocanal, multicanal. Existem hoje na área laboratorial diversos tipos de micropipeta e pipetador que facilitam a rotina, juntamente com a micropipeta precisa ser adquirido a ponteira para a pipetagem.

  • Phmetro: o phmetro ou medidor de ph, ou phmetro digital possui a função de medir o pH de uma solução, já abordamos diversas vezes em nosso blog o tema funcionamento do phmetro, o phmetro digital necessita de um eletrodo de pH, chamamos o eletrodo de o coração do phmetro, leia mais em nossos outros post como funciona o phmetro.

Como Planejar a Montagem de um Laboratório?

Como planejador do laboratório, examine cuidadosamente a lista de equipamentos que você recebe de seu cliente.

Parte da função de planejamento de laboratório deve envolver orientar o cliente para obter as informações de que você precisa, principalmente porque seu contato principal pode ser alguém que não está familiarizado com cada nuance de equipamento de laboratório ou suas necessidades de dados. Obter uma lista com informações detalhadas é fundamental para o layout do laboratório, abordando questões como:

  • Planejamento espacial do laboratório;
  • Determinação de que tipo de trabalho de caso em que colocar o equipamento;
  • Compreender os requisitos de energia;
  • Planejamento para serviços de encanamento ;

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

Dúvidas entre em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])