Compartilhe esse conteúdo:

Você sabe o que é uma Capela de Fluxo Laminar?

O fluxo laminar é um equipamento utilizado em laboratório com a finalidade de proteger os usuários de vários agentes contaminantes prejudiciais a saúde.

A capela de fluxo laminar e a cabine de segurança biológica foram projetadas para proteger usuários e amostras durante os procedimentos laboratoriais.

Qual a diferença entre uma Capela de Fluxo Laminar e uma Cabine de Segurança Biológica?

Porém existem diferenças que fazem desse equipamento de laboratório específico para cada função.
Um fluxo laminar horizontal realiza 100% da renovação do ar e oferece proteção as amostras. Já o fluxo laminar vertical realiza 100% de recirculação do ar protegendo amostra e operador.
capela de segurança biológica é utilizada para promover a proteção máxima dos operadores e do meio externo renovando 100% do ar.

Requisitos para a compra de uma Capela de Fluxo Laminar

As capelas de fluxo laminar são projetadas para proteger amostras e peças contra contaminação por partículas. O ar flui em uma direção uniforme com uma velocidade constante dentro da bancada fechada com pouco ou nenhum fluxo de ar cruzado.

A fluxo laminar esta disponível em configurações de fluxo de ar horizontal ou vertical. Um exaustor de fluxo horizontal moverá o ar da parte traseira da unidade através dos filtros HEPA e para a frente da superfície de trabalho. Um exaustor de fluxo vertical moverá o ar da parte superior da unidade através dos filtros e descerá até a superfície de trabalho.

Coisas a considerar antes de comprar um exaustor de fluxo são a direção em que o ar deve fluir, segurança do operador, requisitos de espaço livre, superfície de trabalho necessária.

Instalações para uma Fluxo Laminar

  • Requer espaço pequeno  no chão
  • Pode ser instalada em uma bancada padrão
  • Menos contaminação cruzada de itens colocados na superfície de trabalho
  • Não requer trabalhos anteriores em alvenária

               Por que uma Capela de Fluxo Laminar é Importante no Laboratório

Os pesquisadores que testam os efeitos de vários compostos sobre a matéria biológica se beneficiarão muito com os capelas de fluxo laminar. A capacidade do capela de purificar o ar ajuda a garantir que o estudo dos efeitos de qualquer composto em culturas de células vivas seja realmente controlado.

Capelas  de fluxo laminar vertical e horizontal atendem a diferentes necessidades

Os laboratórios podem usar capelas  de fluxo laminar horizontal ou   fluxo laminar vertical. Um capela de fluxo laminar horizontal sugará o ar da parte traseira da unidade e o expelirá para a frente. Um exaustor de fluxo laminar vertical aspira o ar da parte superior da unidade e o libera em direção à parte inferior. 

Baixe nosso e-book clique AQUI

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.