Compartilhe esse conteúdo:

O que são Bombas Peristálticas?

Uma bomba peristáltica é uma bomba de deslocamento positivo que transfere uma grande variedade de fluidos. Esta bomba não tem válvulas, vedações e gaxetas e é uma bomba barata de manter. Uma bomba peristáltica possui mangueiras ou tubos flexíveis, proporcionando um caminho de fluxo aberto que oferece alta resistência à abrasão e permite o fluxo fácil de sólidos e meios viscosos.

Qual a função de uma Bomba Peristáltica?

A bomba peristáltica tem a função de transferência de líquidos, o líquido bombeado nunca entra em contato com nenhuma parte móvel  da bomba peristáltica porque está totalmente contido dentro da mangueira ou tubo reforçado.

Além disso, como o líquido bombeado está totalmente contido na mangueira ou no tubo, isso torna a bomba peristáltica uma solução de bombeamento higiênica com chance zero de contaminação. Isso também reduz o tempo de manutenção, pois a mangueira ou tubo é a única peça de desgaste.

O ato ou ação de perguntar, interrogar algo com o objetivo de obter novas informações a respeito de um produto, está presente no dia-dia daquele que deseja aprender e otimizar seus experimentos. Por isso, hoje queremos compartilhar algumas das perguntas mais frequentes sobre bombas peristálticas. Talvez você esclareça sua dúvida também.

O que, de fato, compõe um Sistema de Bomba Peristáltica Masterflex?

Um sistema de bomba peristáltica Masterflex é composto por três partes, sendo elas: o drive, a cabeça (ou também denominada “cabeçote”) e a mangueira (também denominada “tubulação”).

Quais tipos de amostras podem ser bombeadas?

E por que a Bomba Peristáltica Masterflex oferece grande variedade de modelos de bombas peristálticas, cabeças e mangueiras (formulações e tamanhos) em seu portfólio?

A palavra-chave é versatilidade – um grande diferencial ao adquirir um modelo das Bomba Peristáltica Masterflex. Cada cliente apresenta uma necessidade frente a sua respectiva aplicação – consequentemente nada melhor do que diversas opções que possam customizar um novo modelo ou até mesmo atualizar um já existente.

Cada amostra a ser bombeada apresentará um perfil de comportamento em respeito à compatibilidade química para com a formulação da mangueira, e a equipe SPLABOR está apta em orientar qual é a melhor indicada para o processo. Você também pode ter a Tabela de Compatibilidade das Mangueiras Masterflex em sua base de dados – realize o download clicando aqui.

  • E se a amostra na qual pretende-se bombear não estiver presente na tabela de compatibilidade disponibilizada pelo fabricante?

A Masterflex oferece gratuitamente um kit de teste de mangueiras para o usuário realizar os testes e assim proceder com suas análises. O kit é composto por pequenos fragmentos de mangueiras – aproximadamente 7 cm de comprimento – de cada formulação. Solicite já o seu para a equipe SPLABOR.

Há possibilidade da bomba peristáltica possuir mais de um canal?

Sim. Há modelos de cabeças que permitem o acoplamento de mais de uma mangueira. Outra possibilidade é empilhar as cabeças  da bomba peristáltica Masterflex em um mesmo drive, aumentando essa capacidade – tudo isso respeitando os limites de cada modelo e RPM do motor.

Há possibilidade de calibração em Bombas Peristálticas Masterflex?

Os modelos digitais de bombas peristálticas Masterflex permitem esse procedimento de calibração para garantir os resultados dos testes. Não há complicação e em caso de dúvidas, a SPLABOR compartilha vídeos de orientação para ajudá-lo.

Conclusão sobre o uso de Bomba Peristáltica

As bombas peristálticas também têm uma ação de bombeamento suave, ideal para polímeros sensíveis ao cisalhamento e culturas de células frágeis. Por fim, a única parte da bomba peristáltica Masterflex em contato com o fluido bombeado é o interior do tubo ou mangueira, facilitando a esterilização e limpeza das superfícies internas da bomba. Vantagens do usos de uma bomba peristáltica:

  • Design sem vedação
  • Baixos custos de manutenção
  • Funcionamento a seco e autoescorvante
  • Ação de bombeamento suave
  • Elevação de sucção alta
  • Resistente à abrasão
  • Manuseio de sólidos
  • Reversível
  • Antideslizamento
  • Dosagem precisa

Bons experimentos!

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.