Compartilhe esse conteúdo:

O que são balanças de Precisão?

Uma balança de precisão, às vezes chamada de balança semi- analítica, é uma balança de laboratório projetada para fornecer resultados  precisos de uma pesagem. Balanças de precisão normalmente medem com precisão de 0,001-1 g e tendem a ter uma capacidade maior do que balanças analíticas, porém uma precisão menor.

Qual a principal característica de uma Balança Analítica?

A balança analítica de laboratório é um  equipamento muito sensível e pode medir a massa até apenas 0,00001 grama.

Um analista pode exigir esse tipo de especificidade com a substância que está pesando, portanto, a precisão é importante. Um procedimento de calibração garante ao analista que a balança está funcionando corretamente, mas a calibração é tão boa quanto a técnica de calibração do analista.

Algumas dicas para obter o máximo desempenho da balança de precisão

  1. Verifique a data de validade do selo Inmetro da balança de precisão, se houver. Se a calibração da balança estiver desatualizada e exigir uma calibração mais completa;
  2. Centralize a bolha no nível de bolha da balança analítica. A balança de precisão terá pés ajustáveis ​​que você pode girar individualmente para levantar ou abaixar um lado. O dispositivo tem que ser uniforme para ser preciso. uma outra questão é sempre utilizar uma mesa anti vibração para balanças.
  3. Abra a porta da balança de precisão , se houver. Limpe qualquer poeira ou partículas na balança que possam interferir no processo de medição. Use um pano seco ou uma escova macia para isso.

Por que calibrar balanças de precisão?

Diz-se que cada local no mundo está posicionado de forma diferente em relação ao “Norte” magnético, tornando a aceleração da gravidade diferente de local para local.

Esses fatores afetam o desempenho das balanças analíticas , assim como outros fatores, como temperatura ambiente e umidade no local de instalação, pressão barométrica, altitude, etc.

Fabricantes e fornecedores não podem fornecer certificado de calibração para balanças analíticas e balanças semi analíticas na compra, uma vez que esta certificação só pode ser concedida no local de instalação.

Uma vez que as balanças são calibradas com o objetivo de fornecer medições altamente precisas, o procedimento deve ser realizado no local onde a balança de precisão  será instalada.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])